Palestras, visitas mediadas e ações educativas desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público e pela Associação dos Amigos

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac,  anuncia uma programação especial para o mês de junho de 2023.

Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as atividades são gratuitas e foram pensadas para atender aos mais diversos públicos, envolvendo palestras, visitas mediadas e ações educativas

As atividades integram os Programas Públicos de 2 exposições atualmente em exibição no Museu: “Liciê Hunsche – Fios de memória” e “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”. Também contemplam ações já em andamento, como é o caso do Programa Público “Mediação Crítica”. Uma novidade na programação de junho é o Programa Público de longa duração “Crianças no MARGS”, concebido para proporcionar atividades específicas para crianças, acompanhadas de seus responsáveis

Além das atividades desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, haverá também mais uma edição do já tradicional evento “Conversas no Museu”, projeto desenvolvido pela Associação dos Amigos do MARGS (AAMARGS).

Algumas das atividades necessitam de inscrição prévia. 

Confira a programação, detalhes e mais informações no quadro a seguir e mais abaixo.

PROGRAMAÇÃO 

Data, horário, local Atividade Programas Públicos Indicação etária Inscrições
03.06, às 15h


Recepção no 1º andar expositivo do MARGS

Visita mediada

na exposição “Acervo em movimento —Aquisições 2019 – 2022”

por Loriana Iung

Programa Público da exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019 – 2022” Todos os públicos Inscrição prévia no formulário
06.06, às 16h


Recepção no 1º andar expositivo do MARGS

“Mediação crítica” 

a partir da obra “Duro”, de Renata Sampaio 

por Carolina Ferreira

Programas Públicos

“Mediação crítica”

e da exposição “Acervo em novimento — Aquisições 2019 – 2022”

Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia  
20.06, às 14h30

Auditório do MARGS

Palestra “Entre o acervo e o estúdio”,

com Marilice Corona  

Projeto “Conversas no Museu”, da AAMARGS  Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia 
24.06, às 15h

Recepção no
1º andar expositivo do MARGS

Mediação e oficina “Pintura dançante” 

Com Eslly Ramão e Tatiana Funghetti, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS

Programa Público “Crianças no MARGS” Crianças
de 4 a 12 anos
Inscrição prévia no formulário
27.06, às 14h30Recepção no 2º andar expositivo   Visita mediada

na exposição
“Liciê Hunsche – Fios de memória”

com a curadora Carolina Grippa 

Programa Público da exposição 
“Liciê Hunsche – Fios de memória”
Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia 

 

Visita mediada à exposição “Acervo em Movimento”

No dia 03.06.2023, sábado, às 15h, será realizada uma visita mediada na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019 – 2022”, como parte do Programa Público da mostra atualmente em exibição no MARGS. Com recepção no 1º andar expositivo do MARGS, Loriana Iung, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, será responsável por conduzir a visita.

“Acervo em movimento” é um programa expositivo concebido em 2019 para trazer a público o acervo do MARGS, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras em exibição, mediante substituições frequentes. Assim, obras entram e saem da exposição com o objetivo de manter uma renovação constante do conjunto em exibição.

A fase atual, “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, contempla um recorte de mais de 100 obras, de mais de 60 artistas, que integram o conjunto que ingressou no Acervo Artístico do MARGS ao longo dos últimos 4 anos, durante a gestão 2019-2022. Nesse período, mais de 400 obras foram adquiridas pelo Museu, englobando técnicas, suportes e tipologias diversificadas da produção em artes visuais, desde o século 19 até a atualidade, de artistas brasileiros e estrangeiros.   

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário.

Loriana Iung 

Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

“Mediação crítica” a partir de obra de Renata Sampaio 

No dia 06.06, às 16h, haverá a 3ª edição do Programa Público “Mediação crítica”. Desta vez, a atividade abordará o trabalho “Duro” (2016), da artista Renata Sampaio (Rio de Janeiro/RJ, 1988). A videoperformance integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, no 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli). 

Conduzida por Caroline Ferreira, integrante do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, a ação educativa iniciará no 1º andar expositivo. Após abordar a trajetória da artista e o contexto de inserção da obra na exposição “Presença Negra no MARGS” (saiba mais clicando aqui), da qual foi curadora-assistente, Caroline refletirá sobre os aspectos críticos da obra a partir de dois vieses, um teórico e um pessoal: o primeiro trará uma discussão do capítulo “Políticas do cabelo”, presente no livro “Memórias da plantação: Episódios de racismo cotidiano”, de Grada Kilomba; o segundo envolverá a narrativa de sua experiência pessoal em optar por ter o cabelo natural desde 2014. Na sequência, a mediadora irá desenvolver um exercício prático, que partirá dessas reflexões.

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia. 

Caroline Leite Ferreira

É natural de Porto Alegre e estudante da Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul — UERGS. Atua no MARGS como pesquisadora no projeto de Digitalização do Acervo Documental. Anteriormente, atuou como mediadora no Núcleo Educativo e de Programa Público. Em 2022, foi curadora-assistente da exposição “Presença Negra no MARGS”.

 

 “Conversas no Museu” com a artista Marilice Corona   

No dia 20.06, às 14h30, no  Auditório do MARGS, a Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) apresenta, pelo tradicional evento “Conversas no Museu”, a palestra “Entre o acervo e o estúdio”, com Marilice Corona (1964). No evento, a artista abordará seu mais recente projeto artístico: a mostra “Entre o acervo e o estúdio”, da qual foi curadora, e que ocorreu no MARGS, em 2018, e no Museu Nacional de Belas Artes, em 2019.

A artista investiga questões sobre autorreferencialidade e metapinturas. Em vista disso, na ocasião das exposições, foram selecionadas obras dos acervos artísticos de ambas instituições cujo tema fosse o ateliê e o cenário de produção artística. Os trabalhos foram reunidos com pinturas da autoria da artista, de modo a estabelecer um diálogo com suas pesquisas.

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia. 

Marilice Corona 

É artista plástica. Possui graduação em Artes Plásticas Bacharelado Pintura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), graduação em Artes Plásticas Bacharelado Desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e mestrado em Poética Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002). É Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV do Instituto de Artes da UFRGS (2009), tendo realizado seu estágio doutoral em l´Université Paris I – Panthéon Sorbonne. É professora de Pintura do Departamento de Artes Visuais e Professora do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS. Atua, principalmente, nos seguintes temas: pintura, desenho, representação e imagem.

 

“Crianças no MARGS” estreia com “Pintura dançante”

No mês de junho, ocorrerá a primeira edição do novo Programa Público do Museu, intitulado “Crianças no MARGS” (saiba mais clicando aqui). A estreia do projeto será com a atividade “Pintura dançante”, que partirá de uma pintura do artista Gerson Reichert (1967 – 2012), atualmente em exibição na exposição “Acervo em Movimento — Aquisições 2019 – 2022”. 

Conduzida por Tatiana Funghetti e Eslly Ramão, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, ação educativa terá dois momentos. O primeiro envolverá uma conversa sobre a obra, abordando as possibilidades da pintura e estimulando as crianças a pensarem nas cores, sobreposições, traços e em como o artista utilizou o suporte. 

Na sequência, na área externa do Museu, haverá uma atividade de pintura com música que se dará, primeiramente, com um aquecimento em que as crianças serão instigadas a interpretar comandos — como traços longos e compridos, traços curtos e rápidos, traços quebrados, traços pulados, traços malucos, traços duros, traços moles, traços soltos, traços presos, traços atrapalhados — para fazer “pinceladas no ar”; depois, elas serão convidadas a transpor esses movimentos ensaiados para uma tela, produzindo pinturas.

A atividade é gratuita e destinada a crianças de 4 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. . As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário.  

Tatiana Funghetti 

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS.  

Eslly Ramão 

Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. 

 

Visita mediada com curadora da mostra de Liciê Hunsche

No dia 27.06, terça-feira, às 14h30, a curadora da exposição “Liciê Hunsche – Fios de memória”, Caroline Bouvie Grippa, fará uma visita mediada à mostra, na qual abordará a proposta e pesquisa curatorial, que é também um desdobramento do estudo realizado para sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS.

A mostra “Liciê Hunsche – Fios de memória” traz a público um resgate da trajetória da Liciê Hunsche (1924 – 2017), apresentando um conjunto de obras realizadas entre os anos 1970 e 1990, mediante uma reunião de peças da coleção da família e do Acervo Artístico do MARGS, juntamente à seleção de uma ampla documentação sobre a sua vida e atuação. Trata-se da primeira mostra retrospectiva sobre esta importante artista da tapeçaria gaúcha.

Liciê teve destacada atuação no campo da tapeçaria e da arte têxtil, participando de diversas exposições relacionadas no Brasil e também no exterior. Entre os anos 1970 e 1980, atuou ativamente em um momento de renovação dessa linguagem, ao lado de artistas como Jacques Douchez, Norberto Nicola, Zoravia Bettiol, Yeddo Titze e Berenice Gorini. No cenário gaúcho da arte têxtil, Liciê foi especialmente importante não só por sua produção, como por sua atuação na difusão da prática.   

Carolina Bouvie Grippa

Carolina Bouvie Grippa é mestra em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS), bacharela em História da Arte (UFRGS) e em Moda (Universidade Feevale). Desde 2017, desenvolve pesquisa sobre tapeçaria brasileira e riograndense. É criadora do perfil no Instagram “Tapeçaria na Arte”, no qual divulga artistas, obras têxteis e publicações sobre o tema. Como curadora, realizou as curadorias das exposições “Trama: Arte têxtil do Rio Grande do Sul” na Fundação Iberê (2022), “Yeddo Titze: Meu jardim imaginário” em conjunto com Paulo Gomes no MARGS (2021), “A memória que se tece: o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea” na Pinacoteca Barão de São Ângelo (2019). Também trabalha com produção cultural, realizando o trabalho de coordenadora de produção na 13° Bienal do Mercosul, gestora do projeto “Decifrando rendas: técnicas, processos e história”. Contemplado pelo Edital Sedac n° 09/2020 e, atualmente, é produtora executiva no projeto “Subsolo: uma residência artística no Museu do Carvão” contemplado pelo Edital Sedac n° 13/2021.

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Ministério da Cultura/ Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização