MARGS estreia Programa Público “Mediação Crítica”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia o lançamento do Programa Público de longa duração “Mediação Crítica”

A estreia ocorrerá na próxima quarta-feira (19.04.2023), às 14h, no Auditório do MARGS (2º andar do Museu), com uma atividade que propõe um exercício de apreciação coletiva e crítica a partir da obra “Ty ty — Memórias de um beija-flor” (2021), do artista Denilson Baniwa (1984). 

A ação será desenvolvida por Cristina Barros, curadora-assistente e coordenadora de Programa Público do MARGS, e Eslly Ramão, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (limite de 60 lugares, por ordem de chegada). 

O trabalho de Baniwa — um vídeo  com cerca de 4 minutos de duração — integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”.

A atividade terá como ponto de partida uma das características do mencionado trabalho em vídeo de Baniwa: a sobreposição dos elementos visuais e sonoros. Tendo isso em vista, Cristina Barros e Eslly Ramão irão propor um desmembramento dessas partes, que serão apreciadas separadamente: primeiro, a obra em sua totalidade; na sequência, seus aspectos sonoros; depois, seus aspectos visuais, atentando para os significados dos símbolos indígenas presentes; por último, a leitura da narrativa. 

Em cada bloco, os participantes farão atividades de escrita e desenho que envolvem exercícios de atenção. O final do evento consistirá numa prática coletiva que terá como objetivo assinalar as reflexões críticas presentes na obra de Baniwa.  

A ação também é parte da programação que o MARGS está propondo no âmbito da 3ª edição do projeto “Repensando 19 de Abril”, uma proposição da Sedac para suas instituições repensarem essa data. 

 

 

Ministrantes

Cristina Barros 

Pesquisadora, educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Bacharela em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021). Entre 2018 e 2020, foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Curadoria do MARGS. Integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas duas últimas edições, em 2020 e em 2022. E, paralelamente, coordenou equipes educativas em exposições de curta duração apresentadas no Farol Santander Porto Alegre entre 2020 e 2021. É uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte). Foi uma das curadoras e idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos (2018-2021). É curadora-assistente do MARGS desde 2022, coordenando também o Programa Público e o Núcleo de Comunicação e Design do Museu. 

 

Eslly Ramão 

Estudante de Teatro pela UFRGS, integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

SERVIÇO

Estreia do Programa Público “Mediação Crítica”

A partir da obra “Ty ty — Memórias de um beija-flor”, de Denilson Baniwa

Quando: quarta-feira, 19.04.2023, às 14h 

Onde: Auditório do MARGS (2º andar do Museu). Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150 

 

Apoio e Realização