Núcleo de Curadoria

O Núcleo de Curadoria do MARGS é responsável pelo planejamento, organização e coordenação das etapas que envolvem as exposições apresentadas no Museu, sejam de projetos do seu acervo sejam de outras instituições, coleções, artistas e curadores. Também coordena as vistorias e a manutenção dos espaços expositivos.

Além de assessorar a Direção nos projetos curatoriais do Museu, também atende a artistas, curadores, montadores, iluminadores e demais profissionais no acompanhamento do processo de realização das exposições.

O trabalho envolve contato com profissionais especializados quanto a recebimento de obras, expografia, iluminação, montagem e desmontagem, bem como a supervisão permanente das galerias durante as exposições, de modo a garantir a segurança e o bom estado de conservação das obras e dos espaços expositivos.

Equipe:

Francisco Dalcol – Coordenador do Núcleo de Curadoria. Diretor-curador do MARGS. Doutor em Teoria, Crítica e História da Arte

José Eckert – Servidor. Graduado (UNISC) e mestre em História (Unisinos) e graduando em História da Arte (UFRGS)

Sandra Vinhales – Servidora

Contato:

(51) 3227-2012

curadoria@margs.rs.gov.br

ESPAÇOS EXPOSITIVOS DO MARGS

 

1º PISO:

– Pinacotecas

– Sala Aldo Locatelli

– Salas Negras

2º PISO:

– Galeria Iberê Camargo

– Sala Oscar Boeira

– Galeria João Fahrion

– Sala Angelo Guido

– Sala Pedro Weingärtner

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) é uma instituição museológica pública, do Estado do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações e produção contemporânea em artes visuais.

Conforme a definição de sua natureza, objetivo e funções estabelecidos nos termos de seu Plano Museológico, o MARGS tem como principal finalidade colecionar, catalogar, documentar, guardar, conservar, restaurar, pesquisar e exibir os seus acervos artístico e documental.

A Política de Exposições do MARGS (clique aqui) baseia-se em sua missão, objetivos e missão institucional, definindo e estabelecendo os critérios, parâmetros e prioridades para a curadoria do programa artístico-expositivo, sendo de atribuição e responsabilidade da Direção do Museu, em amparo e respaldo do Comitê de Curadoria.

O programa artístico-expositivo é composto por:

> Exposições de realização própria pelo Museu, tendo como objeto as obras pertencentes ao seu acervo e de outros;

> Projetos externos que a instituição venha a receber e apresentar em seus espaços expositivos.

Desse modo, o MARGS concebe e produz suas próprias exposições, além de receber e apresentar exposições propostas por iniciativa de terceiros ou que integrem programas institucionais específicos (ver item 3.2 Categorias de exposições da Política de Exposições, clique aqui).

No MARGS, a curadoria é entendida como um processo de trabalho coletivo que compreende o ciclo completo de procedimentos técnicos, científicos e intelectuais relacionados à aquisição, interpretação, conservação e divulgação dos Acervos Artístico e Documental da instituição, bem como de concepção e desenvolvimentos de exposições. O processo curatorial integra as responsabilidades de pesquisa e divulgação do Museu e se materializa numa cadeia de trabalho colaborativa entre funcionários e colaboradores. O MARGS conta com equipe própria de especialistas nas áreas de documentação, catalogação, conservação, restauro e educação em arte, além de profissionais responsáveis pelas atividades-meio de produção de exposições e eventos como expografia, designer gráfico e divulgação.

Duas instâncias amparam a implementação, a condução e a qualificação das políticas institucionais de exibição e de acervo do MARGS. Integrados por especialistas com notável reconhecimento em suas áreas de atuação e competência, designados pela direção, o Comitê de Curadoria e o Comitê de Acervos têm como atribuição propor parâmetros qualitativos de avaliação e acompanhamento, como modo de colaborar para a busca da excelência nas ações e operação do museu. 

 

Eixos do programa artístico-expositivo

São cinco (05) os eixos da Política de Exposições do MARGS:

a) Projetos que confiram visibilidade e legibilidade aos Acervos Artístico e Documental do Museu;

b) Exposições individuais ou coletivas de artistas com produção consistente e sólida trajetória no campo das artes, entre históricos e atuantes;

c) Exposições individuais ou coletivas de artistas emergentes cuja produção tem se mostrado promissora no panorama artístico contemporâneo;

d) Projetos que contemplem o resgate e a memória de artistas, atuações, trajetórias, produções, linguagens e narrativas;

e) Projetos que destaquem pesquisas recentes em poéticas visuais que invistam na pesquisa e experimentação de linguagem, bem como na transdisciplinaridade dos meios, operações e procedimentos.

Atual programa expositivo

A gestão 2019-2022 adotou uma linha de atuação institucional para o programa artístico e curatorial que conferiu protagonismo a projetos expositivos de concepção e execução própria pelo MARGS, os quais são propostos, concebidos e desenvolvidos pelo diretor-curador e suas equipes, colaboradores, profissionais envolvidos e instituições parceiras; entre mostras individuais e coletivas, com obras tanto de seus acervos artístico e documental como de outras coleções e procedências.

A direção artística desenvolve um programa expositivo com uma linha de ação institucional fundamentada e orientada por eixos definidos como prioritários. Assim, foram implementados quatro (04) programas expositivos, cada qual como uma finalidade e orientação específicas. São eles:

a) “Acervo em movimento”

Programa de caráter permanente da atual gestão dedicado à exibição pública do acervo do MARGS. Trata-se de uma exposição de longa duração que opera com um modelo expositivo de rotatividade de obras da coleção do MARGS em exibição, mediante substituições periódicas. O projeto integra uma política institucional de exibição dedicada a explorar estratégias de abordagem do acervo do Museu por meio de exercícios curatoriais voltados à experimentação de estratégias expositivas em contexto museológico.

b) “História do MARGS como História das Exposições”

Programa que trabalha a memória da instituição abordando a história do museu, as obras e constituição de seu acervo e a trajetória e produção de artistas que nele expuseram, resultando em projetos curatoriais que revisitam, resgatam e reexaminam episódios, eventos e exposições emblemáticas do passado do MARGS, de modo a compreender sua inserção e recepção públicas.

c) “Histórias ausentes”

Programa voltado a projetos de resgate, memória e revisão histórica que procura conferir visibilidade e legibilidade a manifestações e narrativas artísticas, destacando trajetórias, atuações e produções artísticas, em especial àquelas não plenamente visibilizadas no sistema da arte e/ou pelos discursos dominantes da historiografia.

d) “Poéticas do agora”

Programa que destaca artistas com produção atual cujas pesquisas recentes em poéticas visuais têm se mostrado promissoras e relevantes no campo artístico contemporâneo, tendo por objetivo valorizar produções em poéticas visuais artísticas que investem na pesquisa e experimentação de linguagem, bem como na transdisciplinaridade dos meios, operações e procedimentos.

 

Leia mais sobre as Políticas Institucionais de Exposições e de Acervos | Comitê de Curadoria e Comitê de Acervo

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