Programa Público

AGENDA ABRIL 2024

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac e com patrocínio do Banrisul, anuncia programação especial para o mês de abril de 2024.

Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as atividades são gratuitas e pensadas para atender aos mais diversos públicos, envolvendo ações de acessibilidade, oficinas de experimentação artística, mediações e sessões de documentário.

As atividades contemplam programas públicos de longa duração em andamento, como “Oficinas de criação” e “Crianças no MARGS”, com destaque para a retomada do projeto “Mediação em Libras”, programa público permanente da exposição “Acervo em Movimento”, que, em 2024, acontecerá mensalmente de abril a agosto, integrando também a Semana da Pessoa com Deficiência.

O grande destaque são as diversas atividades que integram o amplo Programa Público da exposição “Carlos Vergara – Poética da exuberância. Numa parceria inédita entre o MARGS e a Fundação Iberê Camargo, a mostra é apresentada simultaneamente nas duas instituições, em duas partes que se complementam. As ações educativas reiteram essa parceria, a exemplo das “Mediações em travessia”, que reunirão os Educativos de ambas instituições em dois em percursos, um iniciando no MARGS (21.04) e outro na Fundação Iberê (27.04), nos quais o trajeto será realizado de Catamarã.

Além disso, uma nova edição de “Crianças no MARGS” marca o início do programa público da nova exposição comemorativa  “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, que estreou no dia 23.03.2024.

 

Confira abaixo a programação, detalhes e mais informações. Em caso de dúvidas, entre em contato: educativo@margs.rs.gov.br / programapublico.margs@gmail.com

 

 MEDIAÇÃO EM LIBRAS

 

Atividade

 

Data, horário, local Programa público, parcerias Indicação de público Inscrições
Mediação em Libras

por Vânia da Rosa

04.04.2024

(quinta-feira)

10h

 

Praça da Alfândega

Programa público “Mediação em Libras” e da exposição “Acervo em Movimento”. Livre Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)

 

No dia 04.04, às 10h, será realizada mais uma edição de Mediação em Libras. A atividade acontecerá na exposição “Acervo em Movimento”, no 2º andar do MARGS. Há necessidade de inscrições prévias via formulário (clique aqui).

O projeto Mediação em Libras iniciou em 2023, integrando o Programa público da exposição “Acervo em movimento”, que é um programa expositivo concebido em 2019 com o objetivo de trazer a público o acervo do Museu, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras expostas. Além das exposições, as visitas mediadas em Libras também abordam a história do MARGS e o prédio histórico onde o Museu funciona.

Em 2024, as visitas acontecerão de abril a agosto, nos dias 1º de março, 04 de abril, 03 de maio, 07 de junho e 05 de julho. Em agosto, haverá duas edições, uma no dia 02 de agosto e outra durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência.

A partir de maio deste ano, as mediações em Libras acontecerão na ampla exposição comemorativa  “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, concebida para a ocasião do aniversário do Museu.  A mostra abrangerá todas as salas expositivas do MARGS e apresentará uma amostragem panorâmica, reunindo obras marcantes e emblemáticas, justapostas a obras menos conhecidas e pouco ou há muito tempo não exibidas.

 

CARLOS VERGARA — POÉTICA DA EXUBERÂNCIA

 

Atividade

 

Data, horário, local Programa público, parcerias Indicação de público Inscrições
Exibição do curta-metragem “Sudário – Carlos Vergara e São Miguel das Missões”

 

 

 

 

 

 

05.04.2024

(sexta-feira)

16h

 

Auditório do MARGS

Programa público
da exposição Carlos Vergara – Poética da exuberância
Livre Não necessita inscrição prévia. São 60 lugares, por ordem de chegada.
12.04.2024

(sexta-feira)

16h

 

Auditório do MARGS

Oficina de monotipia 

por Núcleo educativo e de Programa Público

 

 

 

 

13.04.2024

(sábado)

15h

 

Praça da Alfândega

Programa público “Oficinas de criação” e da exposição Carlos Vergara – Poética da exuberância

 

 

Público adulto Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)
Mediação em travessia

por Núcleos Educativos da Fundação Iberê e MARGS

21.04.2024

– Início na Fundação Iberê, às 14h;
– Passeio de Catamarã;
– Mediação no MARGS.

Programa público “Conversas no Museu”, e  da exposição Carlos Vergara – Poética da exuberância

 

Parceria Catsul

Livre Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)
27.04.2024

– Início no MARGS, às 14h;
– Passeio de Catamarã;
– Mediação na Fundação Iberê.

 

Curta-metragem
“Sudário — Carlos Vergara e São Miguel das Missões”

Nos dias 05.04 e 12.04, sextas-feiras, às 16h, será realizada a exibição do curta-metragem “Sudário — Carlos Vergara e São Miguel das Missões”. O filme, com direção de Gustavo Rosa de Moura, tem duração de 11’45”. A atividade acontecerá no Auditório do MARGS, seguida de mediação na exposição Carlos Vergara – Poética da exuberância”, no 2º andar do Museu. Não há necessidade de inscrições prévias. São 60 lugares, por ordem de chegada.

A exposição “Carlos Vergara – Poética da exuberância”, com curadoria de Luiz Camillo Osorio, é pensada como uma ampla e histórica individual sobre a produção e trajetória de Carlos Vergara, porém dividida em duas partes, apresentadas simultaneamente, uma na Fundação Iberê e outra no Museu. No MARGS, a exposição ocupa duas salas expositivas do 2º andar MARGS, com enfoque curatorial sobre os trabalhos que destacam os processos experimentais desenvolvidos por Carlos Vergara (Santa Maria/RS, 1941) envolvendo monotipia e pintura.

Um dos segmentos apresentados são as obras em grande formato integrantes da série “São Miguel”, desenvolvidas durante as viagens de Vergara às ruínas da redução de São Miguel das Missões, em seu interesse artístico por investigar a experiência jesuítica no Rio Grande do Sul. O curta-metragem apresenta a relação da poética de Vergara com as ruínas da redução de São Miguel das Missões, documentando o processo de realização, durante a viagem, de alguns dos trabalhos atualmente em exibição no MARGS que se utilizaram das superfícies das ruínas como matriz para a criação de monotipias e pinturas em lenços e lonas.

 

Oficina de monotipia

No dia 13.04.2024, sábado, às 15h, acontecerá uma Oficina de Monotipia. A atividade gratuita acontecerá na Praça da Alfândega, em frente ao MARGS. Há necessidade de inscrição prévia, via formulário (clique aqui).

O Programa público “Oficinas de criação” desenvolve mensalmente oficinas e ações educativas de caráter prático, com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição.

A monotipia é utilizada nas obras de Vergara, a exemplo das séries “São Miguel” e “Boca de forno”, atualmente em exibição no 2º andar do MARGS. Será feita uma introdução a essa técnica a partir de exercícios de impressão que irão explorar as formas e texturas presentes na Praça da Alfândega, utilizando de lenços de bolso e pigmentos naturais.

 

Mediação em travessia
Fundação Iberê → MARGS / MARGS → Fundação Iberê

No dia 21.04.2024, domingo, e no dia 27.04, ambos casos com início às 14h, serão realizadas atividades de mediação na exposição Carlos Vergara – Poética da exuberância” em suas duas partes, apresentadas simultaneamente pela Fundação Iberê e o MARGS. Numa parceria com a CatSul, a mediação do dia 21.04 iniciará  na Fundação Iberê, seguida de viagem de catamarã, e terminará no MARGS, com mediação da exposição no Museu. A mediação do dia 27.04 fará o trajeto inverso, iniciando no MARGS. As vagas são limitadas, havendo necessidade de inscrição prévia, via formulário (clique aqui).

A exposição “Carlos Vergara – Poética da exuberância”, com curadoria de Luiz Camillo Osorio, é apresentada simultaneamente pelo MARGS e pela Fundação Iberê. A parceria, que se dá por ocasião dos 70 anos do MARGS, consiste em um modelo de colaboração até então inédito entre as instituições, resultando em um projeto de formato inovador. A exposição foi pensada como uma ampla e histórica individual sobre a produção e a trajetória de Carlos Vergara (Santa Maria/RS, 1941), porém dividida em duas partes, apresentadas uma na Fundação Iberê e outra no Museu.

As duas mediações em travessia reiteram essa parceria, a partir do envolvimento dos Educativos de ambas instituições. O formato escolhido de mediação também visa dialogar com a prática de viajante de Carlos Vergara, traduzidas em muitas das obras apresentadas na atual exposição.

 

MARGS 70 — PERCURSOS DE UM ACERVO

Atividade

 

Data, horário, local Programa público, parcerias Indicação de público Inscrições
Pinturas com bolhas 20.04.2024

(sábado)

15h

 

Praça da Alfândega

Programa público  “Crianças no MARGS” e da exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo”

 

Crianças acompanhadas de seus responsáveis Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)

 

Pinturas com bolhas (2ª edição) 

No dia 20.04, sábado, às 15h, ocorre mais uma edição do Programa Público “Crianças no MARGS”, que ocorre mensalmente e é destinado a crianças acompanhadas de seus responsáveis. A atividade acontecerá na Praça da Alfândega, em frente ao MARGS. Há necessidade de inscrição prévia através de formulário (clique aqui).

Desta vez, a atividade marca o início do programa público da exposição de “MARGS 70 – Percursos de um acervo”. Conduzida pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, a ação educativa iniciará com uma visita mediada com as crianças pela exposição, momento no qual as crianças serão convidadas a observar obras que apresentam mistura de cores. Em seguida, na Praça da Alfândega, as crianças, usando camisas brancas como uma espécie de tela, irão produzir pinturas com bolhas a partir do movimento de seus corpos. A ação pedagógica envolve, dentre outras coisas, a observância da imprevisibilidade das formas e cores que surgirão.

Apoio e Realização