Palestras, visitas mediadas e ações educativas desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público e pela Associação dos Amigos

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac,  anuncia a programação especial para o mês de julho. Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as atividades são gratuitas e foram pensadas para atender aos mais diversos públicos, envolvendo palestras, oficinas, visitas mediadas, atividades educativas e ações de acessibilidade. Algumas necessitam de inscrição prévia. 

As atividades integram os Programas Públicos das exposições atualmente em exibição no Museu:

“Todos Iguais, todos diferentes?” e “Orixás”, de Pierre Fatumbi Verger (clique aqui)

—  “Acervo em movimento” (clique aqui)

“Camila Proto — TERRALÍNGUA” (clique aqui)

“Liciê Hunsche — Fios de memória” (clique aqui)

Também contemplam Programas Públicos de longa duração já em andamento, como “Mediação Crítica”, “Oficinas de Criação”, “Crianças no MARGS” e “Mediação em Libras”

Além das atividades desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, haverá também mais uma edição do já tradicional evento “Conversas no Museu”, projeto desenvolvido pela Associação dos Amigos do MARGS (AAMARGS). 

Destacam-se ainda a parceria entre os educativos do MARGS e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) para a realização de uma ação educativa, além da participação do MARGS com duas atividades na iniciativa “Férias no Museu”, programação idealizada pela Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC-POA) — o projeto envolve 19 museus e instituições culturais de diferentes regiões de Porto Alegre e visa oferecer programações culturais para as crianças e adolescentes que estarão em período de férias escolares. 

Confira abaixo a programação, detalhes e mais informações.

 

PROGRAMAÇÃO 

Data, horário, local Atividade Programas públicos   Indicação de público Inscrições
06.07, às 16h


Recepção no 2º andar expositivo do MARGS

Entre museus: percurso de mediação

por Carolina Grippa e educativos MACRS e MARGS

Programa Público da exposição “Liciê Hunsche – Fios de memória” Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia  
07.07, às 14h

(REAGENDADO PARA 14.04, às 14h)


Recepção no 2º andar expositivo do MARGS

“Mediação em Libras” 

por Vânia Rosa da Silva

Programas Públicos

“Mediação em Libras”

e da exposição Acervo em movimento

Atividade voltada aos públicos surdo e com deficiência auditiva  Inscrições pelo formulário (clique aqui)
07.07, às 17h

(REAGENDADO PARA 14.04, às 14h)


Recepção no 2º andar expositivo do MARGS

“Mediação crítica” 

4ª edição, a partir da obra “Epidermic scapes”, de Vera Chaves Barcellos

por Natália Lehmen de Moraes  

Programa Público “Mediação Crítica”

e da exposição Acervo em movimento

Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia 
08.07, às 10h30

Recepção no
1º andar expositivo do MARGS

Oficinas de criação 

2ª edição

Fitotipia no jardim de Verger 

por Carmem Salazar

 

Programa Público “Oficinas de criação”

e da exposição “Todos iguais, todos diferentes?”

Todos os públicos Inscrição prévia no formulário (clique aqui)
11.07, às 16h

Auditório do MARGS

Conversas com artistas  

com a artista Camila Proto e o curador 

Diego Hasse

sobre a exposição “TERRALÍNGUA”

Programa Público “Camila Proto – TERRALÍNGUA” Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia
15.07, às 11h

Vila Conceição – Zona Sul, Porto Alegre

*Informações mais detalhadas sobre o local serão enviadas por e-mail, para as pessoas inscritas na atividade

Visita mediada ao antigo ateliê de Liciê Hunsche

por Carolina Grippa e Leila Taborda

Programa Público da exposição 
“Liciê Hunsche – Fios de memória”
Todos os públicos Inscrição prévia no formulário (clique aqui)
19.07, às 15h

2º andar expositivo

Jogo de tabuleiro

MARGS Portátil

 

por Tatiana Funghetti

Integra a programação “Férias no Museu” da REMIC-POA

Programa Público da Exposição Acervo em movimento

Todos os públicos Inscrições prévias  na plataforma Sympla (clique aqui)
22.07, às 15h

Foyer do MARGS

Pintura com bolhas

por Tatiana Funghetti  e Loriana Iung

Integra a programação “Férias no Museu” da REMIC-POA

Programa Público  
“Crianças no MARGS”

Crianças de 

4 a 12 anos

Inscrições prévias  na plataforma Sympla (clique aqui)
25.07, às 14h30

Auditório do MARGS

Memória decorativa: considerações sobre a atuação de Fernando Schlatter no Rio Grande do Sul (1870–1949)

por Alexsander Britto

“Conversas no Museu” 

da Associação dos Amigos do MARGS (AAMARGS)

Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia 

 

Entre museus: percurso de mediação

No dia 06.07.2023, quinta-feira, às 16h, numa parceria entre os educativos do MACRS e do MARGS, ocorrerá a atividade “Entre Museus: percurso de mediação”, conduzida por Carolina Grippa e os núcleos educativos do MACRS e do MARGS. 

O percurso de mediação iniciará na exposição “Liciê Hunsche — Fios de memória”, atualmente em exibição no MARGS, e terá continuidade na atual versão de “Acervo em Foco” do MACRS, que apresenta, na Casa de Cultura Mario Quintana, a obra “Tetas que deram de mamar ao mundo” (2019), de Lidia Lisbôa (1971).

Curadora da mostra em exibição no MARGS, Carolina Grippa pesquisa arte têxtil e tapeçaria no Rio Grande do Sul. Assim, a mediação, que será conduzida por ela, visará conectar as obras de Lidia Lisbôa e de Liciê Hunsche (1924 – 2017) que, apesar de participarem de contextos de produção distintos, compartilham da prática têxtil e tensionam os modos de fazer de tapeçaria, bordado e costura. 

A atividade terá recepção no 2º andar expositivo do MARGS. É gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia. 

Carolina Grippa

Carolina Bouvie Grippa é mestra em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS), bacharela em História da Arte (UFRGS) e em Moda (Universidade Feevale). Desde 2017, desenvolve pesquisa sobre tapeçaria brasileira e riograndense. É criadora do perfil no Instagram “Tapeçaria na Arte”, no qual divulga artistas, obras têxteis e publicações sobre o tema. Como curadora, realizou as curadorias das exposições “Trama: Arte têxtil do Rio Grande do Sul” na Fundação Iberê (2022), “Yeddo Titze: Meu jardim imaginário” em conjunto com Paulo Gomes no MARGS (2021), “A memória que se tece: o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea” na Pinacoteca Barão de São Ângelo (2019). Também trabalha com produção cultural, realizando o trabalho de coordenadora de produção na 13° Bienal do Mercosul, gestora do projeto “Decifrando rendas: técnicas, processos e história”. Contemplado pelo Edital Sedac n° 09/2020 e, atualmente, é produtora executiva no projeto “Subsolo: uma residência artística no Museu do Carvão” contemplado pelo Edital Sedac n° 13/2021.

 

Mediação em Libras

No dia 07.07.2023, sexta-feira, às 14h (REAGENDADO PARA 14.04, às 14h), ocorrerá mais uma edição do projeto “Mediação em Libras”, que integra o Programa Público da exposição Acervo em movimento. Com o objetivo de atender aos públicos surdos e com deficiência auditiva do Museu, Vânia Rosa da Silva, pedagoga e intérprete de Libras, fará ao longo do ano mediações em libras, abordando a história do Museu e a atual configuração da exposição.

A atual versão de “Acervo em movimento” estabelece diálogos com outras mostras, atualmente em exibição no MARGS: “Todos iguais, todos diferentes?” e “Orixás”, de Pierre Fatumbi Verger; e “Liciê Hunsche — Fios de Memória”. Assim, enfoca a fotografia — mais precisamente, o princípio fotográfico na produção artística — e a arte têxtil — mais especificamente, a tapeçaria. 

A atividade terá recepção no 2º andar expositivo do MARGS. É gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas. Inscrição prévia no formulário (clique aqui)

Vânia Rosa da Silva 

Pedagoga, Intérprete de Língua de Sinais – Libras, Certificada em Pró-Libras – MEC. Atua como intérprete em eventos, seminários, congressos, audiências judiciais, em atendimento a empresas e ministra cursos em Libras. Especialista na Educação e apoio das Pessoas Surdas e Múltiplas Deficiências, Especialista em Educação Inclusiva e Especialista em Educação Especial, com experiência em diferentes empresas nacionais e multinacionais.

 

“Mediação crítica” a partir de obra de Vera Chaves Barcellos 

No dia 07.07, sexta-feira, às 17h (REAGENDADO PARA 14.04, às 14h), haverá a 4ª edição do Programa Público “Mediação crítica”. Desta vez, a atividade abordará o trabalho “Epidermic scapes” (2016), da artista Vera Chaves Barcellos (Porto Alegre/RS, 1938). A obra integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento, no 2º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli). 

Conduzida por Natália Lehmen de Moraes, integrante do Núcleo de Comunicação e Design do MARGS, na ação educativa serão abordados aspectos críticos da obra da artista; na sequência, será desenvolvido um exercício prático, que partirá dessas reflexões.

Com recepção no 2º andar expositivo, a atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia. 

Natália Lehmen de Moraes

Mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFRGS (PPGAV/UFRGS). Bacharela em História da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Servidora do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), co-coordenando o Núcleo de Comunicação e Design da instituição. Desde 2019, faz parte do projeto de extensão “Gisela Waetge: Catalogue Raisonné”.

 

Fitotipia no jardim de Verger

Oficinas de criação (2ª ed.)

No dia 08.07, sábado, às 10h30, ocorrerá a 2ª edição do Programa Público “Oficinas de criação”. O projeto desenvolve oficinas e ações educativas de caráter prático, com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição.  

Nesta edição, Carmen Salazar conduzirá a atividade “Fotografia alternativa no jardim de Verger”, uma oficina de fototipia, técnica fotográfica alternativa, na qual a revelação da imagem  se dá a partir da ação do sol sobre pigmentos fotossensíveis de vegetais (folhas, flores, frutos, sementes), degradando-os. 

A ação dialoga com a exposição “Todos iguais, todos diferentes?”, de Pierre Fatumbi Verger, atualmente em exibição no MARGS. O fotógrafo e pesquisador francês, radicado em Salvador, foi iniciado como Babalaô e, assim, aprendeu a medicina Iorubá, fazendo receitas com as plantas que cultivava em seu jardim. Ele coletou centenas de receitas e encantações ao longo da vida, publicando-as no livro “Ewé: o uso das plantas na sociedade Iorubá”, em 1995. A oficina de fototipia, portanto, mescla dois interesses de Verger: a técnica fotográfica e o cultivo de plantas.  

Com recepção no 1º andar expositivo do MARGS, a atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas. Inscrições prévias no formulário (clique aqui)

Carmen Salazar 

Artista visual e licencianda em Artes Visuais na UFRGS desenvolve produção poética em fotografia, dedicando-se, atualmente, à fotografia experimental com os processos fotográficos alternativos Antotipia e Fitotipia, nos quais a revelação da imagem se dá a partir da ação do sol sobre pigmentos fotossensíveis de vegetais. Já participou de diversas mostras coletivas, como “Fotográfica” (UCS, Caxias do Sul/RS, 2019) e “Quando a casa estremece” (UFPel, Pelotas/RS, 2023). Recebeu premiações em três edições do Prêmio Ibema Gravura (Curitiba/PR) e, em 2021, foi contemplada com o Prêmio Trajetórias Culturais Mestra Griô Sirley Amaro realizado pelo Instituto Trocando Idéia e pela SEDAC/RS (Lei Aldir Blanc). Possui obras nos acervos públicos do Prêmio Ibema Gravura (Curitiba/PR) e na Pinacoteca Aldo Locatelli (PMPA, Porto Alegre/RS).

 

Conversas com artistas

No dia 11.07, terça-feira, às 16h, ocorrerá mais uma edição do “Conversas com artistas”. Desta vez, como parte do Programa Público da exposição “Camila Proto — TERRALÍNGUA”, atualmente em exibição no MARGS, a artista Camila Proto (Porto Alegre/RS, 1996) e o curador Diego Hasse abordarão os processos artísticos e curatoriais que resultaram na mostra.

A atividade ocorrerá no Auditório do MARGS. É gratuita, destinada a todos os públicos e sem necessidade de inscrição prévia.

Camila Proto  

Artista e pesquisadora. Trabalha nas fronteiras da ficção, da palavra e do som, propondo possíveis traduções e escutas do mundo. É doutoranda em Artes Visuais pela UFRJ, e foi indicada ao XIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2020, Porto Alegre), na categoria “Artista em Início de Carreira”. Dentre sua participação em exposições, destacam-se: o Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa (2019 e 2020, Porto Alegre), o 10º festival Novas Frequências (2020, Rio de Janeiro), a Exposição Internacional “ComCiência” (2019, Belo Horizonte), o I Circuito Latino-americano de Arte Contemporânea (2021, Porto Alegre), e a exposição Abre-Alas 18, na Galeria A Gentil Carioca (2022, Rio de Janeiro).

Diego Hasse 

Curador, pesquisador e crítico de arte. Graduado em História da Arte (UFRGS), doutorando e mestre em História, Teoria e Crítica da Arte (PPGAV/UFRGS). É membro do Grupo de Pesquisa CNPq “Arte em trânsito: viagens, derivas, deslocamentos”. Seus interesses de pesquisa dialogam com as dimensões críticas da relação entre arte, natureza e paisagem. Integrou o Comitê Curatorial da Galeria Ecarta (2020-2021). Realizou várias curadorias, entre as quais destaca-se “Salta d’água: dimensões críticas da paisagem” (2017), na Pinacoteca Barão de Santo Ângelo (Porto Alegre). A referida mostra recebeu o destaque em Exposição Coletiva do XI Prêmio Açorianos (2018) e foi finalista nas categorias Jovem Curador, Memória e Curadoria. 

 

Visita mediada ao ateliê de Liciê Hunsche

No dia 15.07, sábado, às 11h, a curadora da exposição “Liciê Hunsche – Fios de memória (clique aqui)”, Carolina Bouvie Grippa, juntamente com Leila Taborda, tecelã que trabalhou com a artista Liciê Hunsche (1924 – 2017), farão uma visita mediada no ateliê da artista. O espaço, concebido por Zanini Caldas, está situado na Vila Conceição, Zona Sul de Porto Alegre. A visita apresentará o interior do ateliê, discutindo a vida e obra da artista a partir dos objetos, documentos e obras ali preservados. Além disso, Leila demonstrará a técnica do tear de pedal. A atividade terminará no jardim de Liciê, onde serão contemplados o orquidário, a casa em que a artista viveu e a vista para o Guaíba.

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas. Inscrições prévias no formulário (clique aqui).  O ponto de encontro será no próprio Ateliê. O endereço e orientações de como chegar ao local serão enviados por e-mail para as pessoas inscritas.  

Carolina Bouvie Grippa

Carolina Bouvie Grippa é mestra em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS), bacharela em História da Arte (UFRGS) e em Moda (Universidade Feevale). Desde 2017, desenvolve pesquisa sobre tapeçaria brasileira e riograndense. É criadora do perfil no Instagram “Tapeçaria na Arte”, no qual divulga artistas, obras têxteis e publicações sobre o tema. Como curadora, realizou as curadorias das exposições “Trama: Arte têxtil do Rio Grande do Sul” na Fundação Iberê (2022), “Yeddo Titze: Meu jardim imaginário” em conjunto com Paulo Gomes no MARGS (2021), “A memória que se tece: o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea” na Pinacoteca Barão de São Ângelo (2019). Também trabalha com produção cultural, realizando o trabalho de coordenadora de produção na 13° Bienal do Mercosul, gestora do projeto “Decifrando rendas: técnicas, processos e história”. Contemplado pelo Edital Sedac n° 09/2020 e, atualmente, é produtora executiva no projeto “Subsolo: uma residência artística no Museu do Carvão” contemplado pelo Edital Sedac n° 13/2021.

Leila Taborda

Tecelã, trabalhou como assistente de Liciê Hunsche durante 20 anos. Juntas fizeram tapetes, mantas e peças de vestuário, recebendo prêmios na Expointer.

 

Partida do jogo MARGS Portátil 

“Férias no Museu” (REMIC-POA) 

No dia 19.07, quarta-feira às 15h, Tatiana Funghetti, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, conduzirá a partida do Jogo MARGS PORTÁTIL, como parte do programa público da exposição “Acervo em Movimento”, atualmente em exibição no MARGS.

MARGS PORTÁTIL é um jogo que tem por objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e baseadas em obras do Acervo Artístico do MARGS. O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. O objetivo do desenvolvimento do jogo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu.

A ação educativa faz parte da programação “Férias no Museu”, organizada pela Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC-POA). O projeto envolve 19 museus e instituições culturais de diferentes regiões de Porto Alegre, visando oferecer programações culturais para as crianças e adolescentes que estão em período de férias escolares.

Com recepção no 2º andar expositivo da MARGS, a atividade é gratuita e voltada a crianças de até 12 anos, acompanhadas por familiares ou responsáveis. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas previamente na plataforma Sympla (clique aqui).

Tatiana Funghetti 

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

Pintura com bolhas

Férias no Museu (REMIC-POA) e Crianças no MARGS (2º ed.)

No dia 22.07, sábado, às 15h, Loriana Iung e Tatiana Funghetti conduzirão a 2ª edição do Programa Público “Crianças no MARGS”, destinado a crianças de 4 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. Na atividade lúdica proposta na edição deste mês, as crianças serão convidadas a fazer bolhas de sabão coloridas com anilina. Essas bolhas serão capturadas e impressas sobre papel.

Neste mês, a atividade também fará parte da programação “Férias no Museu”, organizada pela Rede Educativa de Museus e Instituições Culturais de Porto Alegre (REMIC-POA). O projeto envolve 19 museus e instituições culturais de diferentes regiões de Porto Alegre, visando oferecer programações culturais para as crianças e adolescentes que estão em período de férias escolares.

Com recepção no Foyer do MARGS, a atividade é gratuita e destinada a crianças de 4 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. As inscrições devem ser realizadas previamente na plataforma Sympla (clique aqui).

Tatiana Funghetti 

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS.  

Loriana Iung

Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

 “Conversas no Museu” com Alexsander Britto

No dia 25.07, terça-feira, às 14h30, a Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) apresenta, pelo tradicional evento “Conversas no Museu”, a palestra “Memória decorativa: considerações sobre a atuação de Fernando Schlatter no Rio Grande do Sul (1870-1949)”, com Alexsander Britto.

No evento, o pesquisador tratará da trajetória artística do pintor alemão Fernando Schlatter, tal como se deu no Rio Grande do Sul. A palestra discutirá a imigração europeia no Brasil dos séculos XIX e XX, a atuação de Schlatter e seu apagamento na historiografia da arte. Alexander partirá de documentos coletados ao longo de sua pesquisa nos acervos da Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul e da Biblioteca Nacional.

A atividade ocorrerá no Auditório do MARGS. É gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia.

Alexsander Britto 

É Historiador da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS e Mestre em Artes Visuais (ênfase: História, Teoria e Crítica de Arte) pelo Programa da Pós-Graduação Artes Visuais da mesma instituição. Iniciou o estudo sobre Artes Decorativas ainda na graduação, sob orientação da prof.ª Dr.ª Katia Pozzer (IA/UFRGS) com foco na Antiguidade Oriental. O interesse pelo tema do decorativo no contexto brasileiro resultou na dissertação “O Imigrante Perfeito: a atuação de Fernando Schlatter no Rio Grande do Sul (1870-1949)”. Atualmente, seu interesse de investigação é a crítica modernista ao decorativo produzida no Brasil entre os séculos XIX e XX.

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio direto:

Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização