MARGS no Dia Estadual do Patrimônio Cultural

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia as atividades que realizará como parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural 2023, cuja quinta edição será celebrada em 17.08 e que conta com ações ao longo do mês em todo o Rio Grande do Sul.

Juntamente às 5 exposições atualmente em exibição, o Museu terá uma programação especial de atividades, voltadas a públicos diversos, que serão realizadas ao longo do sábado, 19.08 (confira abaixo), todas gratuitamente.

O MARGS funciona com visitação de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita.

 

Crianças no MARGS: Caça ao Tesouro

Durante a manhã do sábado (19.08), iniciando às 10h30, o Programa Público “Crianças no MARGS” promove uma Caça ao Tesouro envolvendo o espaço da Praça da Alfândega, o MARGS e o Memorial do RS. Através de pistas, o grupo terá contato com informações sobre arte e patrimônio de uma forma divertida e instigante, culminando com o encontro do “tesouro”, composto por imagens de obras do acervo artístico do MARGS. Para participar, é necessário inscrição prévia pelo formulário. As vagas são limitadas, e as crianças devem estar com seus acompanhantes/responsáveis. A atividade será conduzida por integrantes do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS:

Loriana Iung

Graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Tatiana Funghetti

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

A praça, o museu e o acervo: visita técnica ao MARGS

Também no sábado (19.08), às 10h30, o MARGS receberá o público para conhecer os bastidores do Museu. As/os visitantes poderão conhecer um pouco mais sobre a história de Porto Alegre, na figura da Praça da Alfândega e dos edifícios da Delegacia Fiscal e dos Correios e Telégrafos, hoje MARGS e Memorial do RS, respectivamente. Em seguida, o público será conduzido por parte da história do Museu, das atividades diárias e do valioso acervo artístico guardado nas reservas técnicas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia pelo formulário. As vagas são limitadas. A atividade será conduzida por integrantes da equipe do MARGS e da Associação de Amigos – AAMARGS.

Arnoldo Doberstein

Pesquisador da estatuária pública no RS. Autor dos livros “Estatuária e Ideologia” e “Estatuários, Catolicismo e Gauchismo”. Estudioso da história de Porto Alegre e, neste tema, colaborador da revista Parêntesis.

Carla Batista

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduada em História pela mesma Universidade. Analista de Projetos e de Políticas Públicas do Estado, na Secretaria de Estado da Cultura, desenvolvendo suas funções junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Raul Holtz

Servidor público lotado no MARGS desde 2010. Arquivista formado pela UFRGS em 2003. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente é o coordenador do Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

 

Beirada – edição vernissage @ MARGS

Já na parte da tarde do sábado (19.08), a partir das 15h30, o MARGS recebe a segunda edição do Beirada, um acontecimento experimental de proposições simultâneas, no qual o público é convidado a se tornar protagonista em proposições de arte criadas por diversos artistas. Nesta edição, o Beirada emula um vernissage, ou seja, uma abertura de exposição de arte. Nela, os ritos formais de um museu e as maneiras de se portar em um evento do tipo serão repensadas e reapresentadas ao público, que é convocado a vivenciar o espaço do museu de uma maneira aberta e lúdica. A atividade é aberta e a participação é espontânea, sem necessidade de inscrição prévia, e será conduzida por integrantes da equipe do MARGS e do Beirada:

Cristina Barros

Pesquisadora, mediadora/educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. É Curadora-assistente do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, onde também desenvolve atividades como Coordenadora de Programa Público. Mestranda em História, Teoria e Crítica da Arte pelo PPGAV/UFRGS e Bacharela em História da Arte pela mesma instituição.

Erick

Erick Bonder atua como poeta multimidiático. Esteve presente na Mostra Virtual da I Jornada Internacional de Poesia Visual. Tem poemas em publicações como a Revista Bufo, da qual hoje é co-editor, e o fanzine independente SIMPLESMENTE. Participou da turma de 2021 do Curso Poesia Expandida, no Centro de Referência Haroldo de Campos em Poesia e Literatura, da Casa das Rosas. Escreve sobre música na Revista NOIZE. Está aprendendo, não leve a mal.

Eslly Ramão

Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Gabi

Gabi Faryas (Porto Alegre, 1999) é artista e educador multimídia. Graduado em Teatro na UFRGS trabalha com criação, educação e produção em artes cênicas e visuais. Já participou de exposições nacionais e internacionais, realizou publicações individuais e coletivas e atuou como educador/mediador em variadas instituições de Porto Alegre. É co-fundador da rede Espiralar Encruza, rede de artistas que se destina a criar no teatro, performance e audiovisual. Interessa a ele investigar os modos de agir de seu próprio corpo e de nosso corpo coletivo, tensionando os limites físicos e subjetivos de nossa construção identitária e territorial por meio de ações em educação, escrita, performance e foto/vídeoperformance.

Gabriela Mattia

É estudante de Museologia (UFRGS) e formada em Turismo (PUCRS). Pesquisa e atua com educação museal, comunicação em museus e acessibilidade ao conhecimento científico. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS e já trabalhou no no Museu de Arte Contemporânea-RS, no Museu de Porto Alegre,  e como supervisora na 13ª Bienal do Mercosul (Memorial do RS).

Loriana Iung

Graduanda do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Marcela

Marcela Futuro (Porto Alegre, 1997) é uma artista sem mídia definida. A partir de imperativos coleta registros, movimentos, histórias, opiniões, reações, etc. Realizou trabalhos como Unwanted/Não Fui Procurada (2022), Cacareco (2022), Vendo Tudo (2020), Primeiras Impressões (2019) e Poda (2019).

nazú

nazú ramos (Sapucaia do Sul, 1999) é artista visual, vive e trabalha em Porto Alegre. Em sua produção artística dedica-se à linguagem do vídeo, da fotografia, da performance e da palavra. Usando de operações como falar, gravar, ouvir e repetir, exercita o compartilhamento de memórias e histórias, alargando percepções e repertórios narrativos. Participa do coletivo de arte de ação Semilleros desde 2019 e participou da exposição coletiva VIARUA (2023) no Museu da UFRGS.

Tiago

Tiago Gasperin (Farroupilha, 1997) é um artista visual que vive e trabalha em Porto Alegre. Usa do nonsense como gerador de rupturas nos espaços operando caminhadas, intervenções e ocupações urbanas, encontros, ações, zines, instruções, objetos, diagramas e videoartes. Por diversas vezes, toma parte ou propões criações coletivas, deixando que outras percepções e lógicas permeiem o trabalho, num jogo de acasos sobrepostos.

 

Exposições em exibição no MARGS

Pierre Fatumbi Verger — “Todos iguais, todos diferentes?” e “Orixás”

As 2 exposições trazem a público a obra do importante fotógrafo Pierre Verger. “Todos iguais, todos diferentes?” apresenta retratos feitos por Verger a partir de seus encontros nas viagens que realizou pelo mundo durante mais de 40 anos. Já “Orixás” traz uma seleção de fotografias que compõem o livro homônimo de Verger sobre as influências culturais e religiosas recíprocas entre África e América. Curadoria de Alex Baradel.

1º andar, até 08.10.2023

Saiba mais:

https://www.margs.rs.gov.br/midia/pierre-fatumbi-verger-todos-iguais-todos-diferentes-e-orixas/

 

“Hélio Fervenza — Conjunto vazio”

“Hélio Fervenza — Conjunto vazio” apresenta um panorama dos 40 anos de produção do artista, pesquisador e professor, que completa 60 anos em 2023. Assim, são reunidos trabalhos que abrangem desde o início dos anos 1990 até o presente, incluindo inéditos. Curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do Museu.

2º andar, até 15.11.2023

Saiba mais:

https://www.margs.rs.gov.br/midia/helio-fervenza-conjunto-vazio/

 

“Acervo em movimento”

A nova versão do programa expositivo dedicado à exibição pública do acervo do MARGS estabelece diálogos com as demais mostras do Museu. Assim, enfoca a fotografia — mais precisamente, o princípio fotográfico na produção artística — e a arte têxtil — mais especificamente, a tapeçaria. São apresentadas mais de 50 obras do acervo, de mais de 40 artistas brasileiros e estrangeiros, em tapeçaria, objetos têxteis, batik, fotografia, vídeo, performance, fotoperformance, serigrafia, pintura e processos híbridos e multimeios.

2º andar – exposição de longa duração com rotatividade de obras

Saiba mais:

https://www.margs.rs.gov.br/midia/acervo-em-movimento-junho-de-2023/

 

“Camila Proto — TERRALÍNGUA”

A exposição individual apresenta um panorama da produção de Camila Proto em anos recentes, destacando obras inéditas ou que ganham nova versão. A pesquisa da artista se caracteriza pela articulação entre elementos visuais e sonoros. A mostra integra o programa expositivo “Poéticas do agora”. Curadoria de Diego Hasse.

1º andar, até 08.10.2023

Saiba mais:

https://www.margs.rs.gov.br/midia/camila-proto-terralingua/

 

 

Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Reforçar a importância da diversidade cultural, da participação cidadã e do direito ao acesso às referências culturais do nosso Estado é o objetivo da 5ª edição do Dia Estadual do Patrimônio Cultural, que traz como temática a Cultura e Cidadania.

A data é celebrada oficialmente no dia 17 de agosto, e as atividades se concentrarão nos dias 19 e 20 de agosto, tendo adesão em mais de 100 municípios.

O Dia Estadual do Patrimônio Cultural é promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae), e reúne diversos municípios e instituições na realização de atividades voltadas ao patrimônio do Rio Grande do Sul.

 

 

SERVIÇO

MARGS na programação do 5º Dia Estadual do Patrimônio Cultural

Crianças no MARGS: Caça ao Tesouro

Quando: sábado (19.08), às 10h30

Onde: MARGS (Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre)

Inscrição prévia: https://forms.gle/hUFrN7YPUqmDpcEm9

 

A praça, o museu e o acervo: visita técnica ao MARGS

Quando: sábado (19.08), às 10h30

Onde: MARGS (Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre)

Inscrição prévia: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSchLRmHCsFIRDT2BOfUWyDcTu-zIsTeJeBLTvi6-EnnMrPmKg/viewform

 

 

Beirada – edição vernissage @ MARGS

Quando: sábado (19.08), às 15h30

Onde: Foyer do Museu, 1º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/nº – Centro Histórico, Porto Alegre)

 

Exposições

> Pierre Fatumbi Verger — “Todos iguais, todos diferentes?” e “Orixás”

> Hélio Fervenza — Conjunto vazio

> Acervo em movimento

> Camila Proto — TERRALÍNGUA

Quando: terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), gratuito

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio direto:

Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

eu envio

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização