Programação especial nos sábados de maio

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac,  anuncia uma programação especial que será realizada nos sábados do mês de maio.

Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as ações educativas foram pensadas para os mais diversos públicos, algumas delas direcionadas a grupos específicos, como crianças e professores. 

As atividades integram os Programas Públicos de 2 exposições atualmente em exibição no Museu, “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976-2022” e “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”; além de ações já em andamento, como é o caso do Programa Público “Mediação Crítica”. Também envolvem parcerias do MARGS com outras instituições da Sedac, como o  Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e a Secretaria de Educação do RS (Seduc).

Confira abaixo a programação e mais detalhes:

Data, horário, local Atividade Programas Públicos e parcerias Indicação etária Inscrições
06.05, às 16h


Recepção na exposição “PULSE” (2º andar expositivo do MARGS)

Oficina de fanzine

 

por Loriana Iung

Programa Público da exposição “PULSE” Todos os públicos Inscrição prévia no formulário
13.05, às 10h


Auditório do MARGS

Palestra “Temáticas Indígenas na Arte Educação”

por Raquel Kubeo

Parceria IEAVi e MARGS dentro da programação “Repensando 19 de Abril” promovida pela Sedac Voltada sobretudo a professores Sem necessidade de inscrição prévia  
13.05, às 14h

1º andar expositivo do MARGS  

Mediação Crítica a partir da obra “O desenhista atrapalhado”, do artista Estêvão da Fontoura

por Tatiana Funghetti e
Eslly Ramão 

Programas Públicos Mediação Crítica e da exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022” Voltado sobretudo a crianças até 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis Inscrição prévia no formulário
20.05, às 17h30

Auditório do MARGS

Palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”

por Aline Vargas

Programação do MARGS durante a 21ª Semana Nacional de Museus, promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) Todos os públicos Sem necessidade de inscrição prévia 
27.05, às 15h

1º andar expositivo do MARGS  

Jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL

por Gabriella Mattia

Parceria Sedac/Seduc e

Programa Público da exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019–2022”

A partir de 8 anos Sem necessidade de inscrição prévia 

 

Oficina de fanzine 

No dia 06.05.2023, às 16h, será realizada uma Oficina de fanzine como parte do Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976-2022, atualmente em exibição no MARGS. 

Loriana Iung, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, iniciará a oficina com uma visita mediada à exposição, no 2º andar expositivo do MARGS (Galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido). A mediação dará ênfase aos fanzines presentes na mostra e produzidos pelo artista Rogério Nazari. A seguir, será desenvolvido um momento prático, no miniauditório do Museu, no qual se oferecerá uma introdução às técnicas de colagem, recorte e impressão.  

A oficina é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário.

Loriana Iung 

Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

Temáticas Indígenas na Arte Educação

No dia 13.05.2023, às 10h, no Auditório do MARGS, Raquel Kubeo apresentará a palestra “Temáticas Indígenas na Arte Educação”. A atividade constitui uma parceria entre o Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e o MARGS. 

A palestra formativa, voltada sobretudo a professores, apresentará abordagens das temáticas indígenas em escolas. Após a formação, haverá uma visita mediada à exposição “Entre Rios: Sul Terra Indígena”, com curadoria de Oendu Kerexu Reté e em exibição no Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), na Casa de Cultura Mario Quintana.  

A atividade integra as ações educativas da exposição e também é parte integrante da programação “Repensando o 19 de abril”, uma proposição da Sedac para suas instituições refletirem sobre as contradições dessa data, a situação atual dos povos originários, a resistência destes povos e sua contribuição para a história do país e para a preservação do meio ambiente. 

O evento é gratuito, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada) 

Raquel Kubeo

Raquel Kubeo é indígena do povo Kubeo, no Amazonas. É doutoranda em Educação pela UFRGS, consultora, roteirista e artista. Trabalhou, em sua dissertação de mestrado, a produção da obra “Kubai o encantado: literatura infantil indígena em foco” (2021).

 

Mediação Crítica a partir da obra “O desenhista atrapalhado” 

No dia 13.05, às 14h, o Programa Público “Mediação Crítica” abordará o trabalho “O desenhista atrapalhado” (2021), do artista Estêvão da Fontoura. O objetivo é propor a realização de exercícios de análise e prática baseados em questionamentos, a partir da obra, sobre o desenho e o desenhar. O trabalho de Estevão integra o Acervo Artístico do MARGS e atualmente está em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, no 1º andar expositivo do MARGS (Pinacotecas, Salas Negras e Sala Aldo Locatelli).

A obra consiste numa tentativa de desenhar imagens em movimento. A ação educativa iniciará no espaço expositivo do 1º andar, partindo de questões levantadas pela obra sobre a maneira como desenhamos, as maneiras como vemos as imagens para desenhá-las, a relação do desenho com o movimento e o corpo, para gerar uma apreciação coletiva da obra. Na sequência, haverá uma atividade prática na parte externa do Museu, que consistirá num exercício de desenho coletivo e em movimento, no qual se testará as possibilidades discutidas antes.

A oficina é gratuita e destinada, sobretudo, a crianças de até 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. As vagas são limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia no formulário

Tatiana Funghetti 

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS.  

Eslly Ramão 

Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

Palestra sobre a estratégia “extramuros” do MARGS na década de 1970 

No dia 20.05.2023, às 17h30, Aline Vargas apresentará, no Auditório do MARGS, a palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”. A comunicação parte de sua dissertação de mestrado “Entre públicos: um estudo sobre as ações educativo-culturais extramuros do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1975-1979)”, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS.

Aline abordará um momento da história institucional do MARGS, na década de 70, no qual a instituição, já definitivamente instalada no histórico prédio da Praça da Alfândega, promoveu ações educativas em escolas, indústrias, hospitais, centros de reabilitação e de detenção. O objetivo era promover o contato direto das obras de arte e dos artistas com o cotidiano dos públicos.

A mediação da atividade será realizada por Pedro Osorio, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.  

A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada) e  integra a programação do MARGS para a Semana dos Museus, proposição do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Aline Vargas

Museóloga. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Atualmente, é Aluna Especial no PPGEDU/UFRGS. Entre a pesquisa e a ação, transita entre diferentes esferas do cotidiano museal e patrimonial, com interesse especial voltado à arte, expografia e expologia, ações educativo-culturais, comunicação e conservação preventiva de acervos. 

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

Jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL

No dia 27.05.2023, às 15h, Gabriela Mattia, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, realizará, no 1º andar expositivo do museu, na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”, uma ação com jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL, desenvolvido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, numa parceria da Sedac com a Secretaria de Educação do RS (Seduc, e distribuído para a comunidade escolar do Rio Grande do Sul.

MARGS PORTÁTIL é um jogo que tem por objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e baseada em obras do Acervo Artístico do MARGS. O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. Seu objetivo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu. 

Gabriela Mattia

Formada em Turismo e estudante de Museologia (UFRGS). Pesquisa e atua com educação museal, comunicação em museus e acessibilidade ao conhecimento científico. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS e extensionista no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (UFRGS). Já trabalhou no Museu de Porto Alegre, no MAC-RS e como supervisora na 13ª Bienal do Mercosul.

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização