Programação especial em comemoração ao aniversário de 69 anos do MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia uma programação especial comemorativa de seu aniversário. No dia 27.07.2023, o Museu completará 69 anos de atuação.

Para festejar, o MARGS apresentará, entre os dias 26 e 29.07, uma programação que envolve atividades como performance, palestra e uma partida do jogo MARGS PORTÁTIL, relacionadas às exposições atualmente em exibição no Museu: “Acervo em movimento” (clique aqui), “Camila Proto — TERRALÍNGUA” (clique aqui) e “Liciê Hunsche — Fios de memória” (clique aqui)

Além disso, serão oferecidas visitas técnicas com o objetivo de apresentar a rotina museológica e as práticas administrativas e organizativas da instituição, além de tratar da história do MARGS e de seus Acervos Artístico e Documental. Um momento especial será a inauguração das maquetes táteis do prédio do Museu, projeto de acessibilidade desenvolvido em uma parceria entre MARGS e o curso de Arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). A cerimônia ocorrerá no Foyer do MARGS, local onde as maquetes permanecerão de modo permanente, e contará com representantes de ambas instituições e da Sedac.

O MARGS

A data de 27 de julho de 1954 faz alusão ao decreto estadual que oficializou a fundação do Museu de Arte do Rio Grande do Sul.

O MARGS é uma instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, voltada à história da arte e à memória artística, assim como à produção contemporânea em artes visuais.

É o principal museu de arte do Estado do Rio Grande do Sul e um dos mais importantes do país, desenvolvendo projetos curatoriais, educativos e editoriais de relevância e importante contribuição para os públicos e o campo artístico e intelectual.

Sua principal finalidade é colecionar, documentar, preservar, estudar e divulgar os seus Acervos Artístico e Documental, além de gerar produção de conhecimento, difusão de conteúdos e experiências inclusivas e enriquecedoras.

O Museu apresenta exposições temporárias e de longa duração, entre individuais e coletivas, tanto baseadas no seu acervo como de procedência e coleções externas.

OS ACERVOS DO MUSEU

O Acervo Artístico do MARGS reúne mais de 5.700 obras de arte desde a primeira metade do século XIX até os dias atuais, abrangendo diferentes linguagens das artes visuais, como pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, arte têxtil, objeto, fotografia, instalação, performance, arte digital, vídeo, filme e design, entre outras.

O conjunto é composto por arte brasileira, com ênfase na produção de artistas do Rio Grande do Sul, e também por obras de artistas estrangeiros, das quais conta com nomes significativos da arte mundial. 

Além disso, o MARGS possui um Acervo Documental que é referência para a documentação e a pesquisa sobre a história do Museu e a trajetória de artistas, agentes e instituições do campo artístico sul-rio-grandense.

Ambos os acervos estão digitalizados e disponíveis para consulta em meio online no site do Museu:

> Acervo Artístico: https://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/

> Acervo Documental: https://acervo.margs.rs.gov.br/

O PRÉDIO SEDE

Criado em 1954 sem acervo inicial ou sede própria, o MARGS foi instalado em 1957 no foyer do Theatro São Pedro. No início da década de 1970, com o fechamento do teatro para reforma, o Museu foi transferido para o Edifício Paraguay, na Avenida Salgado Filho.

Desde 1978, o MARGS funciona no atual prédio da Praça da Alfândega, no Centro Histórico de Porto Alegre, construído na década de 1910 e que originalmente abrigou a Delegacia Fiscal do Ministério da Fazenda.

O prédio de tipologia neoclássica foi construído na década de 1910, segundo projeto do arquiteto Theo Wiederspahn. A obra foi realizada pelo engenheiro Rudolph Arhons. Os ornamentos foram encomendados à oficina de escultura de João Vicente Friederichs, destacando-se como ornamentistas Victorio Livi e Franz Radermacker. E as esculturas ficaram a cargo do escultor Alfred Adloff.

Reconhecido como de interesse público por seu valor histórico-arquitetônico, o prédio é tombado em nível estadual desde 1983 e em nível federal desde 2002.

>>> Saiba mais sobre a história do Museu clicando aqui

 

PROGRAMAÇÃO DE ANIVERSÁRIO DOS 69 ANOS DO MARGS

 

Data, horário, local Atividade Programas Públicos e Parcerias Indicação de público Inscrições
26.07, às 16h


Salas Negras 

Audição coletiva da peça sonora “Cavidades”

por Camila Proto

Programa Público da exposição “Camila Proto – TERRALÍNGUA” Todos os públicos Atividade gratuita, com vagas limitadas.

Inscrição prévia no formulário (clique aqui)  

27.07, às 16h


Foyer do MARGS

Lançamento das Maquetes  Táteis do MARGS

por Carla Batista, Francisco Dalcol e Pedro Osório 

Parceria UNISC e MARGS Todos os públicos Atividade gratuita. sem necessidade de inscrição prévia  
28.07, às 15h


Recepção no Foyer do MARGS

Visita técnica

por Pedro Osório e 

Raul Holtz

Todos os públicos Atividade gratuita, com vagas limitadas.

Inscrição prévia no formulário (clique aqui)

29.07, às 10h30


Recepção no Foyer do MARGS

Visita técnica

por Pedro Osório e 

Raul Holtz

Todos os públicos Atividade gratuita, com vagas limitadas.

Inscrição prévia no formulário (clique aqui)

29.07, às 15h2º andar expositivo Jogo de tabuleiro

MARGS Portátil

 

por Eslly Ramão

Programa Público da Exposição Acervo em movimento Todos os públicos Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia  
29.07, às 11h

Auditório do MARGS

Da pesquisa à exposição: processo de curadoria da mostra “Liciê Hunsche — Fios de memória”

por Carolina Grippa

Programa Público da Exposição  “Liciê Hunsche — Fios de memória” (clique aqui) Todos os públicos Atividade gratuita, sem necessidade de inscrição prévia  

 

Audição coletiva da peça sonora “Cavidades”

No dia 26.07.2023, quarta-feira, às 16h, ocorrerá uma audição coletiva da peça sonora “Cavidades”,  como parte do Programa Público da Exposição “Camila Proto — Terralíngua”.

A peça sonora “Cavidades”, de 2023, propõe uma instrução de monitoramento, na qual somos convidados a imaginar um microfone descendo pela garganta e captando os sons que ressoam dentro do nosso corpo, nas cavidades torácica, abdominal, pélvica, dorsal e cerebral.  

A partir dessa obra, a artista Camila Proto convida os públicos do museu a uma audição coletiva da peça. O momento de imersão e relaxamento será seguido de um compartilhamento coletivo da experiência.  Na ocasião, ela também irá abordar a concepção e proposta artística.  

A atividade ocorrerá nas Salas Negras, no 1º andar expositivo do MARGS. É gratuita e destinada a todas as faixas etárias. As vagas são limitadas, há necessidade de inscrição prévia pelo formulário (clique aqui).  

Camila Proto  

Artista e pesquisadora. Trabalha nas fronteiras da ficção, da palavra e do som, propondo possíveis traduções e escutas do mundo. É doutoranda em Artes Visuais pela UFRJ, e foi indicada ao XIII Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2020, Porto Alegre), na categoria “Artista em Início de Carreira”. Dentre sua participação em exposições, destacam-se: o Prêmio de Arte Contemporânea da Aliança Francesa (2019 e 2020, Porto Alegre), o 10º festival Novas Frequências (2020, Rio de Janeiro), a Exposição Internacional “ComCiência” (2019, Belo Horizonte), o I Circuito Latino-americano de Arte Contemporânea (2021, Porto Alegre), e a exposição Abre-Alas 18, na Galeria A Gentil Carioca (2022, Rio de Janeiro).

 

Lançamento das maquetes táteis 

No dia 27.07.2023, quinta-feira, às 16h, ocorrerá a cerimônia de inauguração das maquetes táteis do MARGS, projeto de acessibilidade desenvolvido em uma parceria entre MARGS e o curso de Arquitetura da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), entre os anos 2021 a 2023.  A cerimônia ocorrerá no Foyer do MARGS, local onde a maquete será fixada de modo permanente, e contará com representantes de ambas instituições.

As maquetes táteis, que apresentam a planta do prédio onde se situa o MARGS, inserem-se no esforço do MARGS, desenvolvido nos últimos anos, de pensar a acessibilidade de seus espaços e acervos, a exemplo do programa Público “Mediação em Libras”. Além disso, com vistas a ser disposta de forma fixa, ao lado de texto sobre histórico, estrutura e preservação do prédio no qual se situa o Museu, a atividade também se insere no propósito de tornar o Foyer do MARGS um espaço de acolhimento para os seus mais diversos públicos.   

A atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia. 

 

Visitas técnicas

Nos dias 28.07, às 15h, e 29.07, às 10h30, ocorrerão visitas técnicas, conduzidas por Pedro Osório e Raul Holtz, respectivamente do Núcleo Educativo e de Programa Público e o Núcleo de Acervos e Pesquisa.

As visitas técnicas apresentam a rotina museológica e as práticas administrativas e organizativas da instituição, abordando, por exemplo, o funcionamento em núcleos de trabalho e as maneiras como são gerenciados os espaços de acervo e restauro. Elas também tratam da história e surgimento do MARGS e seu acervo, além das características arquitetônicas e histórico do prédio onde o museu está atualmente situado. Destinam-se sobretudo a grupos interessados no funcionamento do Museu de uma perspectiva interna e técnica, como é o caso, por exemplo, de turmas da área da museologia, artes visuais, história da arte e arquitetura.

Com recepção no Foyer do MARGS, a atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Com vagas limitadas, há necessidade de inscrição prévia pelo formulário (clique aqui).

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

Raul Holtz 

Arquivista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em história, patrimônio e identidades pela Faculdade Unyleya. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente coordena o Projeto de Digitalização do Acervo Documental da instituição, é membro do comitê de Acervo do MARGS e coordena o Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu desde 2012.

 

Partida do jogo MARGS Portátil 

Nos dias 29.07, sábado, às 15h, Eslly Ramão, do Núcleo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, conduzirá a partida do Jogo MARGS PORTÁTIL, como parte do programa público da exposição “Acervo em Movimento”, atualmente em exibição no MARGS.

Desenvolvido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, numa parceria com o Núcleo de Criação de Objetos de Aprendizagem para as Artes Visuais (NOA), e distribuído para a comunidade escolar do Rio Grande do Sul, MARGS PORTÁTIL é um jogo de tabuleiro que tem como objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e obras do Acervo Artístico do MARGS.

O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. O objetivo do desenvolvimento do jogo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu.

Com recepção no 2º andar expositivo da MARGS, a atividade é gratuita e destinada a todas as faixas etárias. Não há necessidade de inscrição prévia.

Eslly Ramão 

Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. 

 

Da pesquisa à exposição: processo de curadoria da
mostra “Liciê Hunsche — Fios de memória”

No dia 29.07.2023, sábado, às 11h, a curadora da exposição “Liciê Hunsche — Fios de memória”, Carolina Grippa, abordará o processo de pesquisa que resultou na exposição. A palestra trará o surgimento do seu interesse pela tapeçaria e, mais especificamente, sobre a obra de Liciê Hunsche. Também mostrará registros, documentos e obras da família da artista, apresentando com mais detalhes a construção da exposição, suas escolhas e o desenvolvimento da proposta curatorial.

Com recepção no Auditório do MARGS, a atividade é gratuita e voltada a todos os públicos.  Não há necessidade de inscrição prévia.

Carolina Grippa

Carolina Bouvie Grippa é mestra em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS), bacharela em História da Arte (UFRGS) e em Moda (Universidade Feevale). Desde 2017, desenvolve pesquisa sobre tapeçaria brasileira e riograndense. É criadora do perfil no Instagram “Tapeçaria na Arte”, no qual divulga artistas, obras têxteis e publicações sobre o tema. Como curadora, realizou as curadorias das exposições “Trama: Arte têxtil do Rio Grande do Sul” na Fundação Iberê (2022), “Yeddo Titze: Meu jardim imaginário” em conjunto com Paulo Gomes no MARGS (2021), “A memória que se tece: o Centro Gaúcho da Tapeçaria Contemporânea” na Pinacoteca Barão de São Ângelo (2019). Também trabalha com produção cultural, realizando o trabalho de coordenadora de produção na 13° Bienal do Mercosul, gestora do projeto “Decifrando rendas: técnicas, processos e história”. Contemplado pelo Edital Sedac n° 09/2020 e, atualmente, é produtora executiva no projeto “Subsolo: uma residência artística no Museu do Carvão” contemplado pelo Edital Sedac n° 13/2021.

 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio direto:

Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização