MARGS visitação Carnaval

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), informa que terá horários diferenciados de funcionamento e visitação às exposições durante o feriado de Carnaval.

 

Funcionamento e visitação

Sábado, 26.02; e domingo, 27.02.2022: o Museu mantém seu horário de funcionamento normal das 10h às 19h (último acesso 18h30).

Segunda, 28.02; e terça, 01.03.2022: o Museu estará fechado.

Quarta-feira, 02.03.2022: Museu funciona, excepcionalmente, das 13h às 19h (último acesso 18h30).

 

REGRAS DE VISITAÇÃO

> Controle de público

> Uso obrigatório de máscara

> Respeito à distância de 2m

 

Exposições em exibição

1º ANDAR

> “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”

A exposição traz a público uma amostra desta coleção particular que tem se consolidado em anos recentes como das mais significativas do colecionismo de arte no Sul do Brasil. Sediada na cidade de Antônio Prado (RS), a Coleção Sartori se destaca pela representatividade da arte brasileira, sobretudo contemporânea, com destaque para a presença da arte sul-rio-grandense.

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, são apresentadas mais de 250 obras, de mais de 100 artistas, cobrindo um arco histórico de 1903 a 2021. Esse conjunto, um recorte da coleção, é exibido segundo núcleos temáticos. A ampla e extensa exposição ocupa todas as salas e galerias do primeiro andar do Museu.

2º ANDAR

> Dione Veiga Vieira — TERREAL

A mostra apresenta uma panorama dos últimos 20 anos das quatro décadas de produção da artista gaúcha. Esse período se inicia no momento de rompimento com a pintura na virada dos anos 2000, em uma transição que leva sua produção à experimentação com objetos tridimensionais e propostas instalativas e de investigação da imagem.

Com curadoria de Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Fernanda Medeiros, curadora-assistente, são apresentadas mais de 40 obras, nas quais a artista incorpora meios e linguagens diversos, como escultura, instalação, fotografia, vídeo, texto, fotoperformance e mesmo apropriação de objetos e materiais.

> Acervo em movimento

Em sua nova configuração, a exposição de longa duração com rotatividade de obras do Acervo do MARGS homenageia os 250 anos de Porto Alegre celebrados em março, apresentando um recorte que destaca trabalhos que trazem alusão, referência ou indicialidade à cidade.

São apresentados cerca de 60 obras, de mais de 40 artistas, compondo um conjunto diverso em pintura, gravura, escultura, desenho, fotografia, vídeo e performance, em um arco histórico de 1918 a 2016.

 

Na imagem:

Heitor dos Prazeres (Rio de Janeiro/RJ, 1898 – 1966)
Frevo, s.d.
Óleo sobre tela colada em Eucatex, 36.5 x 45 cm
Acervo MARGS, aquisição por compra, 1968

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Sulgás

Vero Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização