Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado

O MARGS — Museu de Arte do Rio Grande do Sul, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, apresenta de 22.01 a 01.05.2022 a exposição “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”

Com curadoria de Paulo Herkenhoff, um dos mais importantes curadores brasileiros e de renome internacional, a exposição apresenta uma amostra desta coleção particular que tem se consolidado nos últimos anos como uma das mais importantes e representativas do colecionismo de arte no Sul do Brasil.

São apresentadas mais de 250 obras, de mais de 100 artistas, cobrindo um arco histórico de 1903 a 2021. Esse conjunto, que é um recorte da coleção, é exibido segundo núcleos temáticos e relações conceituais concebidos pela curadoria para a organização da mostra.

Entre os artistas presentes (veja mais abaixo a lista completa), figuram nomes como Adriana Varejão, Angelo Venosa, Arjan Martins, Berna Reale, Carlos Pasquetti, Carlos Vergara, Cildo Meireles, Claudia Andujar, Élle de Bernardini, Erika Verzutti, Glauco Rodrigues, Hudinilson Jr., Jaime Lauriano, José Resende, Karin Lambrecht, Leandro Machado, Leda Catunda, Lenora de Barros, Lia Menna Barreto, Lucia Koch, Luiz Zerbini, Mara Alvares, Maria Lídia Magliani, Marina Camargo, Mário Röhnelt, Mauro Fuke, Milton Kurtz, Nelson Felix, Nelson Leirner, Paulo Pasta, Regina Silveira, Rodrigo Braga, Romy Pocztaruk, Rosana Paulino, Rosângela Rennó, Saint Clair Cemin, Sandra Cinto, Túlio Pinto, Tunga, Vera Chaves Barcellos, Walmor Corrêa e Waltercio Caldas.

>> ACESSE O TOUR VIRTUAL: https://tour.birdie.com.br/EnfKBJiq6oq

Sediada em Antônio Prado, cidade da região da serra gaúcha tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional — IPHAN, a Coleção Sartori resulta do empreendimento pessoal do empresário e colecionador Paulo Sartori como um apreciador de arte que, a partir de 2014, passa a formar uma coleção particular que hoje se destaca pela representatividade da arte brasileira, sobretudo contemporânea, com destaque para a presença da arte sul-rio-grandense dos séculos 20 e 21.

Nas palavras do curador Paulo Herkenhoff, a Coleção Sartori “abarca um olhar amplo sobre a produção brasileira contemporânea de Norte a Sul, em algumas de suas vertentes mais significativas”.

Curador da exposição, responsável pelo livro sobre a coleção e pelo catálogo virtual sobre a exposição que estão sendo produzidos, Herkenhoff foi o primeiro Diretor Cultural do Museu de Arte do Rio, o MAR, bem como Diretor-Geral do Museu de Belas Artes do Rio de Janeiro (2003-2006) e Curador-Chefe do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, o MAM-Rio (1985-1999). Foi também curador da 24ª Bienal de São Paulo (1998) e curador-adjunto no Departamento de Pintura e Escultura do Museu de Arte Moderna de Nova York, o MoMA (1999-2002). E ainda consultor da Coleção Cisneros (Caracas, Venezuela) e da 9ª documenta de Kassel, na Alemanha (1991). 

Sobre a Coleção Sartori, Paulo Herkenhoff acrescenta:

“Muitas coleções começam de um jeito e se encaminham para outro ao longo do processo de observar a arte. Foi assim com um colecionador do quilate de Gilberto Chateaubriand. A coleção Sartori se inicia com um olhar sobre artistas do Rio Grande do Sul do pós-guerra, para depois abrir seu compasso em busca de outras latitudes estéticas na arte do presente. São esses movimentos de descoberta e viradas que fazem do colecionismo privado um modo de reconhecer o Brasil simbólico, um sensor das inquietações da própria arte. Essa inquietação também é do próprio colecionador, cujo esforço em reunir arte tempera a cena cultural.”

Ainda nas palavras do curador:

“Colecionar é um ato da vida. Por isso é incessante, sem trégua. Segundo Freud, parar de colecionar é uma forma de vislumbrar a morte. Paulo Sartori reuniu conjuntos de obras que permitem discutir e levantar uma agenda sobre as formas de violência na Amazônia, as relações entre identidade e subjetividade, a arte conceitual, uma pintura indisciplinada, o estatuto do objeto, arte e física, entre outros. Portanto, o olhar do colecionador estabelece modos de discutir a arte em resposta aos desafios da atualidade. O colecionador interpreta e projeta significados sobre o ambiente estético. Seu imaginário é uma forma de curadoria que segue afinidades eletivas, certas rotas intelectuais e prazeres do olhar. A curadoria buscará a arte reunida em Antônio Prado e simultaneamente considerar a visão crítica do colecionador.”

O casal de colecionadores Nádia Ravanello Pasa e Paulo Sartori conta que:

“A construção da nossa coleção inicia de forma acanhada, mas, desde a primeira obra, carregada de muita emoção. Lembranças de um adolescente apaixonado por arte, que ficaram adormecidas por anos, voltam com muita potência e são o motor de um processo sem volta. O prazer da busca, a expansão dos horizontes, a exploração do passado e o olhar para o futuro são questões muito caras e que nos possibilitaram aglutinar um conjunto de obras conciso e com múltiplos olhares sobre a produção artística nacional, especialmente a gaúcha, dos anos 1980 até os dias atuais. Sonho utópico. Assim é como definiria a possibilidade de uma exposição como esta, há poucos anos. Porém, os ventos mudam e, depois de muito trabalho, é com muito orgulho e alegria que nossa coleção invade os salões do MARGS, maior museu público do Estado do Rio Grande do Sul. Primeira vez que essa coleção privada vai a público. Há algum tempo já sentíamos isso, mas só agora é que temos a certeza de que o ato de colecionar é muito mais prazeroso se compartilhado. Sejam bem-vindos à Coleção Sartori!”

Nas palavras do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol:

“O colecionismo privado é historicamente uma parte fundamental do sistema da arte. Participa desde a cadeia que envolve a produção, até a rede de constituição dos valores artísticos e as esferas de inserção e legitimação dos artistas e suas realizações, operando ainda no âmbito da constituição e preservação da memória. Portanto, a apresentação pública de coleções particulares encontra um sentido coletivo não apenas ao se proporcionar sua visibilidade e apreciação para a sociedade, mas também ao assinalar a importância da prática do colecionismo em si para o campo das artes visuais e da cultura. É com essa compreensão que o MARGS apresenta a exposição “Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”, com curadoria de Paulo Herkenhoff, que desde já figura como um momento emblemático e mesmo um marco na história das exposições do Museu, notadamente junto a mostras do passado que também trouxeram a público coleções particulares. A Coleção Sartori, de Antônio Prado, tem se consolidado em anos recentes como uma das mais significativas do colecionismo de arte no Sul do Brasil. Para a Sedac e o MARGS, é uma honra oportunizar a apreciação pública de um recorte tão expressivo da coleção, que se destaca pela tremenda representatividade da arte brasileira contemporânea, com especial olhar sobre a produção artística relacionada ao Rio Grande do Sul. Assim, temos o privilégio de proporcionar essa experiência ao público, que agora tomará conhecimento de tão relevante coleção.” 

Nas palavras da Secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araujo:

“Trata-se de uma fabulosa coleção de arte brasileira e gaúcha, que muito nos orgulha por ter sido criada e estar sediada no Rio Grande do Sul, nessa cidade tão especial que é Antônio Prado. Esta exposição traz agora a coleção a público, permitindo reconhecermos sua importância e proporcionando um rico momento de contato com nossa sociedade. Ao mesmo tempo, vem ao encontro de nosso empenho na Sedac em dar atenção e conferir protagonismo a todas as regiões do Estado.” 

“Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado” tem financiamento por meio do Pró-cultura RS LIC (Lei de Incentivo à Cultura), com patrocínio de Essenza Design Indústria de Móveis Ltda., Viprado Indústria e Comércio de Vidros Ltda. e Hidromineradora São Roque Ltda (Água Mineral Bamboo), empresas sediadas em Antônio Prado, e apoio das galerias Nara Roesler e Zipper Galeria e da seguradora Solaris Corretora de Seguros. A produção do projeto e da exposição é de Nonô Joris Arte Produtora.

A exposição e todas as atividades relacionadas têm entrada gratuita, além de uma programação educativa direcionada à recepção tanto de visitas espontâneas quanto agendamento de escolas. Essa programação será divulgada e desenvolvida ao longo de todo o período expositivo.

 

LISTA DE ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO — COLEÇÃO SARTORI

Adriana Duque

Adriana Varejão

André Penteado

André Severo

André Venzon

Angelo Venosa

Arjan Martins

Artur Lescher

Berna Reale

Bruno Kurru

Camila Soato

Camille Kachani

Carlos Asp

Carlos Pasquetti

Carlito Carvalhosa

Carlos Scliar

Carlos Vergara

Cildo Meireles

Claudia Andujar

Daniel Escobar

Detanico Lain

Dias & Riedweg

Dora Longo Bahia

Eduardo Berliner

Eduardo Haesbaert

Elian Almeida

Elida Tessler

Élle de Bernardini

Erika Verzutti

Felipe Cama

Felipe Cohen

Felipe Seixas

Fernando Lindote

Fernando Velázquez

Flávia Junqueira

Francisco Stockinger 

Frantz

Glauco Rodrigues

Graciela Sacco

Guilherme Peters

Grupo Ars (Fernanda Gassen, Juliano Lopes, Michel Zózimo)

Henrique Fuhro

Helô Sanvoy

Henrique Oliveira

Hudinilson Jr.

Iberê Camargo

Igor Vidor

Iran do Espírito Santo

Isabel Ramil

Ismael Monticelli

Ivan Grilo

Iván Navarro

Jaime Lauriano

Jarbas Lopes

João Bez Batti

João Castilho

José Resende

Karin Lambrecht

Leandro Machado

Leda Catunda

Lenora de Barros

Leonardo Finotti

Leopoldo Plentz

Lia Chaia

Lia Menna Barreto 

Lucia Koch

Lucia Laguna

Luciana Magno e Lourival Cuquinha

Luiz Zerbini

Mara Alvares

Maria Lynch

Marcelo Moscheta

Marcelo Tinoco

Marcius Galan

Maria Lídia Magliani

Maria Lúcia Cattani

Maria Tomaselli

Marina Camargo

Mario Ramiro

Mário Röhnelt

Maspã Huni Kuin

Mauro Fuke

Michel Zózimo

Milton Kurtz

Moisés Patrício

Monica Piloni

Nadín Ospina 

Nelson Felix

Nelson Leirner

Nino Cais

Pajé Dua  Busẽ

Patrício Farias

Paul Setúbal

Paula Junchem

Paulo Monteiro

Paulo Pasta

Pedro EMCB

Pedro Weingärtner

PV Dias

Rafael Pagatini

Randolpho Lamonier

Regina Silveira

Ricardo Rendón

Rodrigo Cunha

Rodrigo Braga

Romy Pocztaruk

Rosana Paulino

Rosângela Rennó

Saint Clair Cemin

Sandra Cinto

Tadeu Jungle

Thiago Rocha Pitta

Tonico Lemos Auad

Túlio Pinto

Tunga

Valeska Soares

Vera Chaves Barcellos

Virginia de Medeiros

Walmor Corrêa

Waltercio Caldas

Xadalu Tupã Jekupé

Zoravia Bettiol

 

OUTROS ACERVOS

Libindo Ferraz (MARGS, Secretaria de Estado da Cultura do RS)

Oscar Boeira (Pinacoteca Aldo Locatelli, Prefeitura de Porto Alegre)

 

SERVIÇO

Exposição Coleção Sartori — A arte contemporânea habita Antônio Prado”

Curadoria Paulo Herkenhoff

Quando: inauguração sábado, 22.01.2022, às 10h. Em exibição até 01.05.2022

Onde: Pinacotecas, Salas Negras, Sala Aldo Locatelli e Foyer do MARGS (1º andar)

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h30), sempre com entrada gratuita, sem necessidade de agendamento. O MARGS também oferece ao público visitas mediadas individuais e para grupos de até 6 pessoas, de quinta-feira a sábado, em 2 faixas de horários (10h30 às 12h e 14h às 15h), mediante agendamento prévio no Sympla (www.sympla.com.br/produtor/museumargs). Não deixe de apreciar a Cafeteria e também o Bistrô, e conferir a Livraria e Loja do MARGS.

REGRAS DE ACESSO E VISITAÇÃO:

> Controle de público (grupos até 6 pessoas)

> Uso de máscara

> Respeito à distância de 2m

Lembramos que o uso correto da máscara é obrigatório durante toda a visitação.

 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio

BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Sulgás

Vero Banrisul

Apoio

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização