MARGS apresenta 2 sessões comentadas de documentário sobre o artista Wilson Cavalcanti

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, e o Banrisul anunciam 2 sessões do documentário “Cava” (2023), seguida de conversa com o artista Wilson Cavalcanti

As sessões fazem parte do Programa Público da exposição “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”, atualmente em exibição no MARGS, e ocorrerão nos dias 15.12.2023 e 16.12.2023, às 16h30, no Auditório do MARGS. A entrada é franca, com 60 lugares (por ordem de chegada).  

Com direção de Hopi Chapman (Flow Films) e Karine Emerich (ph7 Filmes), o curta-metragem apresenta a trajetória do artista Wilson Cavalcanti, conhecido como Cava, e sua ampla produção em gravura, pintura e desenho. O filme parte de depoimentos do próprio artista e de nomes como Anico Herskovits, Felipe Caldas, Gustavo Nakle, Julio Zanotta, Michelle Cavalcanti, Paulinho Chimendes e Vera Chaves Barcellos.  

O documentário “Cava” integra o projeto “A obra e a contribuição de Wilson Cavalcanti para a arte do Rio Grande do Sul”, de produção e gestão do projeto e Katiana Ribeiro, com apoio institucional da Fundação Vera Chaves Barcellos (FVCB) e do Instituto Estadual de Cinema (Iecine). A obra cinematográfica foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10.

A seguir, confira mais informações.

 

FICHA TÉCNICA 

“CAVA”

(documentário, 2023, 21’)

Direção 

 Hopi Chapman e Karine Emerich

Roteiro

Karine Emerich

Argumento

Karine Emerich e Hopi Chapman

Ideia original

Vera Chaves Barcellos

Direção de fotografia 

Hopi Chapman

Produção executiva

Katiana Ribeiro

Som direto

Renato Almeida 

Montagem

Hopi Chapman

Composição da trilha sonora

Michelle Cavalcanti

Musicista

Michelle Cavalcanti

Músicas

Respirar, Tempo de Sonhar e Do Andar

Desenho de som

Carina Levitan

Tratamento de imagem

Felipe Manoel

Animação

Maria Emerich

Pedro Rocha

Produção

Katiana Ribeiro

Filmagem adicional (1998)

Lordsir Peninha

Acervos de imagens e fotos

Acervo pessoal de Wilson Cavalcanti

Acervo de Julio Zanotta

Acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos

Fotos

Zeca Fellippi

Dorval Saller

Banco de Dados Zero Hora

Apoio

Fundação Vera Chaves Barcellos

Instituto Estadual de Cinema do Rio Grande do Sul – Iecine

Esta obra cinematográfica foi realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura – Pró-cultura RS FAC, Lei nº 13.490/10

Realização

KR Cultura

Flow Filmes

pH7 Filmes

 

OS DIRETORES

Hopi Chapman

Cineasta e documentarista holandês que mora em Porto Alegre, RS. Possui Mestrado em Cinema e TV pela Universidade de Amsterdam, e traz para a produtora Flow Filmes em sua bagagem, desde 1995, experiências como produtor, fotógrafo e montador. Há 20 anos dirige vídeos institucionais, comerciais e documentários na Holanda, Alemanha, Espanha, Uruguai e no Brasil. 

Karine Emerich 

Cineasta e documentarista. Graduada em Comunicação Social, Bacharel em Jornalismo e Pós-Graduada em Educação Popular na Universidade do Vale dos Sinos – Unisinos. Possui Especialização em cinema no Curso de Formação em Cinema e Vídeo pela Escola Internacional de Cinema e Televisão – Cuba. Desde 1987, atua como roteirista, diretora e produtora executiva de comerciais, audiovisuais, programas de TV e documentários. Possui a produtora pH7 Filmes.

 

A EXPOSIÇÃO

Em exibição até 18.02.2024, ocupando 2 salas no 2º andar expositivo do MARGS, a exposição “Os jardins que me habitam” é a primeira a trazer uma compreensão mais abrangente e histórica sobre a produção artística de Wilson Cavalcanti (Pelotas/RS, 1950), o Cava. 

Contemplando os mais de 50 anos de trajetória do artista, sendo também a sua primeira individual apresentada pelo MARGS, a mostra apresenta uma abordagem que revisa e aprofunda o entendimento público da sua diversificada e extensa produção, desenvolvida em desenho, gravura, pintura e objeto

Além de trazer a parte mais reconhecida e consagrada de seu trabalho, sobretudo o viés figurativo e expressionista em gravura e pintura; redimensiona a sua obra ao trazer a público produções menos conhecidas, a exemplo de seus desenhos-pinturas, suas pinturas-objetos, os procedimentos construtivos e os flertes com a abstração, assinalando a importância em sua poética pessoal e a relevante contribuição no contexto das transformações do meio de arte e das convenções do fazer artístico vivenciadas por sua geração na história da arte sul-rio-grandense. 

Assim, a mostra revela um artista inquieto, polivalente, em constante produção e que pauta a sua prática artística em grande parte pelo emprego dos procedimentos experimentais e mesmo conceituais que desenvolve. 

São apresentadas mais de 100 obras, realizadas desde os anos 1970, incluindo parte de seus trabalhos que integram o Acervo Artístico do MARGS, onde está representado com mais de 30 obras. 

Embora esteja presente na coleção e atuante em atividades e exposições do Museu nos últimos 50 anos, Wilson Cavalcanti ainda não havia tido na instituição uma mostra monográfica, de caráter panorâmico, histórico e retrospectivo, como esta dedicada à extensão e diversidade de sua produção e trajetória.

Assim, “Wilson Cavalcanti — Os jardins que me habitam” é apresentada como parte de 2 programas expositivos em operação no MARGS e que são interligados: “Histórias ausentes”, voltado a resgates e reconsiderações históricas, e “História do MARGS como história das exposições”, que aborda as intersecções entre a história institucional do Museu e as trajetórias de artistas.

Organizada e realizada pelo MARGS, a exposição tem curadoria de Felipe Caldas, curador convidado, e Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, com produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do Museu.

Leia mais sobre a exposição (clique aqui)

 

O ARTISTA

Wilson Cavalcanti (Pelotas/RS, 1950)

Notoriamente conhecido por Cava, é artista e professor, com atuação também como educador social. Desde o final dos anos 1960, desenvolve uma produção diversificada em desenho, gravura, pintura e objeto, em grande parte marcada pela abordagem figurativa de viés expressionista. Na produção de gravura em litografia (pedra) e em metal, predominam temas e questões de cunho social e político. Já nas xilogravuras (madeira), a ênfase se relaciona ao erudito e ao imaginário popular.

Em sua pintura, emprega procedimentos experimentais, no qual se vale de materiais não artísticos e objetos, incluindo reaproveitamento de elementos naturais, industriais e resíduos/descarte. Sua trajetória é intimamente ligada ao Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Começa já na formação inicial, que se dá entre 1968 e 1977, estudando desenho, gravura em metal, xilogravura e litografia e convivendo com importantes mestres, como Paulo Peres e Danúbio Gonçalves. E prossegue em 1996, quando se torna professor do Atelier Livre, onde dá aulas até 2020.

Na comunidade artística de Porto Alegre, sua atuação é marcada pela defesa dos artistas, por meio da atuação em iniciativas que envolvem agrupamentos e ações coletivas. Notório questionador e contestador, tem sua personalidade e trajetória marcadas pela independência e pelo pensamento próprio, mantendo-se autêntico e coerente à sua própria forma de produzir e estar no mundo.

 

SERVIÇO

2 sessões comentadas do documentário “Cava”, com presença do artista

Dias 15 e 16.12.2023, às 16h30, no Auditório do MARGS (2º andar do Museu), gratuito, 60 lugares por ordem de chegada

O MARGS fica localizado na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico — Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023-2024, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio:

Banrisul

Apoio:

Arteplantas

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

 Café do MARGS

iSend

Renner

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização