Atividades em janeiro no MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia programação especial para o mês de janeiro de 2024. 

Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as atividades são gratuitas e foram pensadas para atender aos mais diversos públicos, envolvendo diversas oficinas e mais uma edição do Programa “Conversas com Artistas”. 

As ações se relacionam às exposições “Christina Balbão – Além do silêncio” e “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”, atualmente em exibição no Museu. Também contemplam os Programas Públicos de longa duração e já em andamento “Oficinas de criação” e “Crianças no MARGS”. 

Confira abaixo a programação, detalhes e mais informações.

 

PROGRAMAÇÃO 

Atividade 

 

Data, horário, local 

Programa Público, parcerias

Indicação de público

Inscrições

Desenho com Modelo VIvo 

por Luísa Sirangelo e Dantara Ordovás  

 

13.01.2024

15h

1º andar expositivo

 (Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA)

Todas as faixas etárias

Inscrições através de formulário (clique aqui)

Pintura com têmpera ovo 

por Luísa Sirangelo e Dantara Ordovás  (Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA)

 

27.01.2024

15h

1º andar expositivo

(Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA)

Todas as faixas etárias

Inscrições através de formulário (clique aqui)

Oficina de Marionetes

por Maíra Coelho

20.01.12.2024

(Sábado)

14h

Sala Aldo Locatelli (1º andar do MARGS)

Programa Público  
“Crianças no MARGS”

e  da exposição “Christina Balbão – Além do silêncio”

Crianças de 

7 a 11 anos

Inscrições pelo formulário (clique aqui)

Conversas com Artistas 

por Wilson Cavalcanti, Felipe Caldas e Francisco Dalcol

 

13.01.2024 

(Sábado)

10h30

Auditório do MARGS

Programa Público da exposição “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”

Todas as faixas etárias

Não necessita inscrição prévia. 60 lugares, por ordem de chegada. 

Oficina de Gravura 

por Wilson Cavalcanti

20.01.2024

Sábado

14h

Torreão 2 (Terraço do MARGS)

Programa Público “Oficinas de criação” e da exposição “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”

A partir dos 16 anos

 Inscrições pelo formulário (clique aqui)

Oficina de Monotipia

por Wilson Cavalcanti

27.01.2024 

(sábado)

14h

Torreão 2 (Terraço do MARGS)

Programa Público “Oficinas de criação” e da exposição “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam”

A partir dos 16 anos

 Inscrições pelo formulário (clique aqui)

 

Oficinas de criação: 

têmpera ovo e desenho com modelo vivo

No dia 13.01.2024, sábado, às 15h, acontecerá mais uma edição da Oficina Desenho com Modelo Vivo. Já no dia 27.01, sábado, às 15h, acontecerá a Oficina de Têmpera Ovo. As atividades gratuitas terão lugar no Sala Aldo Locatelli, no 1º andar do MARGS. Há necessidade de inscrição prévia, via formulário (clique aqui).

O Programa Público “Oficinas de criação” desenvolve mensalmente oficinas e ações educativas de caráter prático, com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição. 

De novembro de 2023 a março de 2024, as atividades tomarão como base as práticas e as técnicas empregadas pela artista Christina Balbão e que podem ser visualizadas nas suas obras, atualmente expostas na mostra “Christina Balbão – Além do Silêncio”. As atividades serão ministradas por Luísa Guazzelli Sirangelo e Dantara Ordovás, e envolvem uma parceria do MARGS com o Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA. 

As próximas atividades de Desenho com Modelo vivo acontecerão nos dias 10.02 e 09.03.2024. Já as próximas edições da Oficina de Têmpera ovo acontecerão nos dias 24.02 e 16.03.2024.

Dantara Ordovás

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – PPGEdu/UFRGS na Linha de Pesquisa Arte, Linguagem e Currículo, onde participa do grupo de pesquisa P O V O A R: arte, educação, filosofia e outros afetos. É Pós-graduada com Especialização Lato Sensu de Ensino de Arte no Instituto Souza e Graduada com Láurea Acadêmica no curso de Licenciatura em Artes Visuais na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Atua no programa de extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA do Instituto de Artes da UFRGS.

Luísa Guazzelli Sirangelo 

Nasceu em 1999, em Porto Alegre. Trabalha principalmente com o desenho, a pintura e a fotografia. Concluiu sua graduação em licenciatura em artes visuais pela UFRGS, em junho de 2022, e atualmente é mestranda da linha de pesquisa “Arte, Linguagem e Currículo” na Faculdade de Educação da UFRGS. Sua poética tem como foco a representação da figura humana e a ilustração. Na educação, possui experiências com oficinas infantis, monitorias, tutorias individuais e mediações de exposições.

Oficina de marionetes para crianças 

No dia 20.01, sábado, às 14h, ocorre mais uma edição do Programa Público “Crianças no MARGS”, que ocorre mensalmente e é destinado a crianças de 7 a 12 anos, acompanhadas de seus responsáveis. A atividade acontecerá na Sala Aldo Locatelli, 1º andar do MARGS. Há necessidade de inscrição prévia através de formulário (clique aqui).

De novembro de 2023 a fevereiro de 2024, as atividades de “Crianças no MARGS” farão parte da programação da exposição “Christina balbão – Além do silêncio”, envolvendo técnicas e práticas relacionadas à produção de Balbão enquanto artista, além de atividades que contemplam sua prática pedagógica.  Nesta edição, as crianças serão convidadas a produzir marionetes, técnica artística com a qual Balbão passou a experimentar na sua aposentadoria. A ministrante será a bonequeira Maíra Coelho. A próxima edição de “Crianças no MARGS” acontecerá no dia 17.02.2024, com contação de histórias em libras.  

Maíra Coelho 

É multiartista e apaixonada por bonecos e objetos, desenvolve o seu trabalho como marionetista, figurinista e cenógrafa. Também trabalha como diretora e diretora de arte para teatro, cinema e TV e com isso já tem uma trajetória de 30 anos de experiência nesta área.  É ganhadora de prêmios no âmbito estadual, nacional e internacional em projetos que atuou. Seu trabalho versa pela mescla de linguagens entre o teatro, o cinema, as artes visuais e a animação de bonecos e objetos, sendo orientadora e colaboradora de grupos de pesquisa em desenvolvimento. Começou sua formação em Comunicação Social na PUC-RS e hoje é Bacharela em História da Arte pela UFRGS.

  Conversas com artistas

No dia 13.01.2024, sábado, às 10h30, no Auditório do MARGS, acontecerá mais uma edição do tradicional evento “Conversas com Artistas”. A atividade gratuita terá lugar no Auditório do MARGS. Não necessita de inscrição prévia. São 60 lugares, por ordem de chegada. 

Desta vez, como parte do programa público da exposição “Wilson Cavalcanti – os jardins que me habitam” acontecerá uma conversa com o artista Wilson Cavalcanti, e os curadores Felipe Caldas e Francisco Dalcol. 

Ocupando 2 salas no 2º andar expositivo do MARGS, a exposição “Os jardins que me habitam” é a primeira a trazer uma compreensão mais abrangente e histórica sobre a produção artística de Wilson Cavalcanti, o Cava.  Contemplando os mais de 50 anos de trajetória do artista, sendo também a sua primeira individual apresentada pelo MARGS, a mostra apresenta uma abordagem que revisa e aprofunda o entendimento público da sua diversificada e extensa produção, desenvolvida em desenho, gravura, pintura e objeto. São apresentadas mais de 100 obras, realizadas desde os anos 1970, incluindo parte de seus trabalhos que integram o Acervo Artístico do MARGS, onde está representado com mais de 30 obras. 

Felipe Caldas

Artista e professor. Doutor em História, Teoria e Crítica da Arte pelo (PPGAV-UFRGS). Professor adjunto dos cursos de Artes Visuais (Licenciatura e bacharelado) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e docente colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV-UFRGS). 

Francisco Dalcol

Crítico e historiador da arte, curador, pesquisador, professor, jornalista e editor. Autor de produção intelectual em artes visuais, com experiência institucional nas áreas museológica, acadêmica, editorial e curatorial. Mestre (UFSM) e Doutor (UFRGS) em Artes Visuais — História, Teoria e Crítica, com estágio de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa (UNL). Na pesquisa acadêmica, dedica-se à investigação teórica e histórica em crítica e história da arte, estudos expositivos e curatoriais e história das exposições. Sua produção curatorial envolve projetos com artistas históricos e contemporâneos junto a acervos privados e públicos, desenvolvendo exposições individuais e coletivas em museus, instituições e galerias, assim como a editoração de catálogos, livros e publicações de arte.Professor-colaborador do curso de pós-graduação Práticas Curatoriais, do Instituto de Artes da UFRGS.Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA) e Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP). Desde 2019, é diretor-curador do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Oficina de Gravura e de Monotipia 

com Wilson Cavalcanti   

Em janeiro, no Torreão 2, terraço do MARGS, acontecerão duas oficinas ministradas pelo artista Wilson Cavalcanti. No dia 20.01.2024, sábado, às 14h, acontecerá uma oficina de Gravura. Já no dia 27.01.2024, sábado, às 14h, acontecerá uma oficina de Monotipia. 

As experimentações artísticas integram o Programa Público de longa duração “Oficinas de Criação” e a programação da exposição “Wilson Cavalcanti – Os jardins que me habitam” . Wilson Cavalcanti fará introduções às duas técnicas, empregadas por ele em sua produção de gravura, marcada por temáticas que abrangem desde questões sociais e políticas até temáticas relacionadas ao imaginário popular.

Na oficina de Gravura, os participantes aprenderão a gravar desenhos em matrizes de linóleo e, na sequência, serão realizadas impressões com as prensas do acervo do MARGS. Na oficina de Monotipia, a técnica intermediária entre gravura e pintura será abordada de forma experimental, a partir do uso de materiais não convencionais como clips, agulha, prego, grampo de cabelo, palito de picolé, caixa de fósforo, embalagem de café de alumínio, caixa de leite limpa, embalagem de acrílico, etc.

Wilson Cavalcanti

Notoriamente conhecido por Cava, é artista e professor, com atuação também como educador social. Desde o final dos anos 1960, desenvolve uma produção diversificada em desenho, gravura, pintura e objeto, em grande parte marcada pela abordagem figurativa de viés expressionista. Na produção de gravura em litografia (pedra) e em metal, predominam temas e questões de cunho social e político. Já nas xilogravuras (madeira), a ênfase se relaciona ao erudito e ao imaginário popular.  Em sua pintura, emprega procedimentos experimentais, no qual se vale de materiais não artísticos e objetos, incluindo reaproveitamento de elementos naturais, industriais e resíduos/descarte. Sua trajetória é intimamente ligada ao Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre. Começa já na formação inicial, que se dá entre 1968 e 1977, estudando desenho, gravura em metal, xilogravura e litografia e convivendo com importantes mestres, como Paulo Peres e Danúbio Gonçalves. E prossegue em 1996, quando se torna professor do Atelier Livre, onde dá aulas até 2020. Na comunidade artística de Porto Alegre, sua atuação é marcada pela defesa dos artistas, por meio da atuação em iniciativas que envolvem agrupamentos e ações coletivas. Notório questionador e contestador, tem sua personalidade e trajetória marcadas pela independência e pelo pensamento próprio, mantendo-se autêntico e coerente à sua própria forma de produzir e estar no mundo.

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio direto:

Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização