Reforma do MARGS prossegue e pintura do prédio é iniciada

A reforma arquitetônica do MARGS prossegue, agora visível na fachada frontal do Museu.

Os andaimes acima da porta de entrada foram instalados para a restauração do chamado Torreão 1. Trata-se de uma das quatro torres que integram o prédio em sua parte superior — os outros 3 Torreões já foram reformados.

Parte do resultado pode ser observada com a restauração dos elementos do edifício como estatuárias, ornatos, compoteiras, capitéis e balaústres. 

Outra melhoria visível é o início dos trabalhos de pintura do prédio, que envolve a totalidade da fachada frontal para a Praça da Alfândega.

A restauração arquitetônica do MARGS envolve toda a parte superior do prédio: além dos 4 Torreões, a clarabóia e o terraço do histórico prédio.

Na operação do MARGS, o Núcleo de Conservação e Restauro funciona nos Torreões 1 e 2, com laboratórios para manutenção e reparo de obras de arte do acervo.

O Torreão 4 abriga parte do acervo do Museu, tendo sido adaptado para reserva técnica.

Com a reforma, o Torreão 3 passa pela mesma adaptação, de modo que garanta a ampliação dos espaços de reserva técnica e, assim, assegure as condições de expansão do acervo.

A reforma do MARGS também envolve a substituição do sistema de climatização, fundamental para o controle de temperatura e umidade que garante a conservação das obras de arte.

A restauração arquitetônica da parte superior do prédio e a troca do sistema de climatização são financiadas pelo repasse de R$ 4.779.896,62 do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os trabalhos são coordenados pelo IPHAN, em parceria com o IPHAE e a Secretaria de Obras e Habitação do Estado.

Iniciada em dezembro de 2020, a reforma seguirá ainda nos próximos meses. A execução é da empresa Arquium Construções e Restauro, com projeto da Perene Cultural.

Já a pintura do Museu, realizada pela empresa Nikolas Aguiar da Rosa Eireli, é financiada pelo investimento de R$ 202.573,69 do Governo do Estado pelo Programa Avançar na Cultura.

Principal museu de arte do Estado e um dos mais importantes do país, o MARGS é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul.

Leia mais sobre a reforma do MARGS clicando aqui

Apoio e Realização