Reabrimos ao público dia 22.10.2020 com protocolos e medidas de segurança sanitária. Visitação de terça a domingo, das 10h às 17h (último acesso 16h30min). Confira o Guia de Regras para Acesso e Visitação do MARGS

REABERTURA MARGS

Depois de 7 meses fechado em enfrentamento à pandemia da Covid-19, o MARGS reabre nesta quinta-feira, 22.10.2020.

Não víamos a hora de novamente receber os visitantes, que poderão voltar ao Museu com cautela e seguindo os protocolos de higiene e segurança.

Para estar em condições de voltar a receber o público, o Museu adotou uma série de medidas sanitárias e de regras para acesso e visitação, com o objetivo de criar um ambiente seguro e que ofereça uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira.

A preparação do MARGS incluiu sinalização informativa sobre regras de visitação, instalação de dispensadores de álcool desinfetante e a implementação de um protocolo de sanitização dos espaços de circulação coletiva e de superfícies de uso comum (banheiros, corrimões, elevador).

Entre as regras, estão limitação do número de visitantes, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e respeito à distância de 2m.

Caso você ainda não se sinta confortável em adotar as regras do Museu, recomendamos aguardar uma próxima fase de flexibilização.

Clique e confira:

Guia de Regras para Acesso e Visitação do MARGS

 

Neste primeiro momento, o MARGS reabre somente para visitação das exposições. O período segue de terça-feira a domingo, mas em horário reduzido, das 10h às 17h (último acesso 16h30), sempre com entrada gratuita.

O MARGS retorna com 4 exposições temporárias e novidades na mostra de longa duração do acervo do Museu. O público poderá conferir as individuais “Túlio Pinto — Momentum”, “Bruno Borne — Ponto vernal” e “Mariza Carpes — Digo de onde venho”, além da coletiva “Gostem ou não — Artistas mulheres no acervo do MARGS”. Já “Acervo em movimento” retorna renovada, com substituição total das obras em exibição.

Nossa reabertura se ampara no Decreto nº 55.523 do Governo do Estado do RS, que estabelece para museus tetos de ocupação para Bandeira Laranja (25% de público e 50% de trabalhadores) e Amarela (50% de público e 50% de trabalhadores). E também no Decreto nº 20.742 da Prefeitura de Porto Alegre, que regra o funcionamento com equipes e público reduzidos.

O retorno do MARGS está sendo tratado com cuidado e responsabilidade, assegurando a saúde dos funcionários, públicos e colaboradores. Como instituição pública, estamos empenhados em reduzir as possibilidades de contágio, colaborando para oferecer condições de segurança sanitária à sociedade.

A etapa de planejamento e organização do Plano de Retorno e Reabertura do MARGS contou com uma pesquisa de opinião de público nas redes sociais do Museu, que foi fundamental para ouvirmos as expectativas dos visitantes quanto à reabertura do Museu para visitação. As respostas nos ajudaram a construir um ambiente seguro e que ofereça a todos/as uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira, com a maior tranquilidade que seja possível.

Dos dados que resultaram da nossa consulta, tivemos uma favorável aprovação para a reabertura. Na pergunta “Você pretende visitar o MARGS quando reabrir?”, cerca de 70% marcaram que sim. E na pergunta “Os protocolos sanitários e regras de visitação o/a fariam se sentir seguro/a para visitar o MARGS no retorno?”, cerca de 65% marcaram que sim.

As respostas nos ajudaram ainda a entender os dias, horários e como os/as visitantes costumavam ir ao MARGS — e de que forma fariam com a reabertura. No conjunto, os dados levantados serviram de base para as definições e na tomada de decisões sobre o funcionamento do Museu.

 

 

Para uma boa e segura visita ao MARGS

Para deixarmos o MARGS em condições de voltar a receber o público em segurança, o Plano de Retorno e Reabertura conta com a implementação de um cuidadoso protocolo de segurança sanitária. Confira a seguir nossas medidas e recomendações:

ANTES DE IR AO MUSEU

Antes de visitar o MARGS, fique atento à sua saúde. Os sintomas do Covid-19 variam de pessoa a pessoa, mas os mais comuns são: dor de cabeça, coriza, tosse seca, dor de garganta, perda de olfato e paladar, febre, calafrios, dores no corpo e diarreia.

Caso apresente esses sintomas, solicitamos que não visite o Museu e procure atendimento médico imediatamente.

PARA ACESSAR E VISITAR

Para a nossa reabertura ao público, adotamos uma série de regras e medidas sanitárias para acesso e visitação:

  • Limitação do número de visitantes (se nossa capacidade reduzida já estiver completa quando você chegar ao Museu, aguarde no lado de fora a sua vez de entrar)
  • Uso obrigatório e correto de máscara (cobrindo boca e nariz durante todo o tempo da visita)
  • Medição de temperatura corporal à entrada (quem estiver com mais de 37,5°C não poderá entrar no Museu, e será orientado a procurar assistência médica-hospitalar)
  • Restrição de entrada a grupos com mais de 5 pessoas
  • Respeito à distância física de 2m (se estiver acompanhado, respeite a distância em relação aos demais visitantes)
  • Guarda-volumes fechado (para segurança de todos, evite trazer mochilas ou malas)
  • Higienização das mãos com álcool desinfetante (temos dispensadores de álcool desinfetante instalados ao longo do percurso de visitação)
  • Substituição de materiais impressos e fôlderes das exposições por QR codes (use seu celular para acessar)
  • Desativação e/ou remoção de obras de arte e sistemas tecnológicos interativos que envolvam toque (estamos evitando fones, audioguias, audiodescrição, telas de toque e objetos de manipulação)
  • Sinalização informativa sobre regras de acesso e visitação (por favor, cumpra nossas orientações e solicitações)
  • Dê preferência ao uso de escadas, deixando o elevador para visitantes preferenciais (cadeirantes, mobilidade reduzida, maiores de 65 anos e gestantes)
  • Reforço das equipes de limpeza para sanitização frequente nos espaços de circulação e em superfícies de uso comum (banheiros, torneiras, corrimões e elevador)

O decorrer da implementação dos protocolos de retorno e reabertura a público conta com monitoramento e avaliações constantes e permanentes para adequações que se façam necessárias.

Nosso objetivo é criarmos um ambiente seguro e que ofereça a todos/as uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira, com a maior tranquilidade que seja possível.

Nossa equipe está trabalhando para garantir que você tenha uma visita segura. Por isso, pedimos aos visitantes que respeitem as regras de visitação, que sejam gentis com os trabalhadores e que, acima de tudo, respeitem toda a coletividade adotando com carinho e cuidado as medidas de segurança.

A saúde de todos nós depende das atitudes de todos nós. Portanto, faça sua parte e colabore com as regras para que conjuntamente possamos garantir um ambiente seguro para todos/as nós.

Caso você ainda não se sinta confortável em adotar as regras do Museu, recomendamos aguardar uma próxima fase de flexibilização ou acompanhar a programação do MARGS nos perfis do Instagram e Facebook. Quanto você sentir que pode nos visitar, estaremos prontos para recebê-lo/a.

 

Sobre as atividades do MARGS

VISITAÇÃO E EXPOSIÇÕES

Neste primeiro momento, o MARGS reabre ao público apenas para visitação das exposições. O período de visitação segue de terça-feira a domingo, mas inicialmente em horário reduzido, das 11h às 17h, sempre com entrada gratuita.

O MARGS retorna com 4 exposições temporárias e novidades na mostra de longa duração “Acervo em movimento”.

O público poderá conferir as exposições individuais “Túlio Pinto — Momentum”, “Bruno Borne — Ponto vernal” e “Mariza Carpes — Digo de onde venho”, além da coletiva “Gostem ou não — Artistas mulheres no acervo do MARGS”.

“Acervo em movimento” retorna totalmente renovada, com substituição integral das obras em exibição.

EVENTOS PRESENCIAIS

Cursos, palestras, aberturas de exposições e demais eventos presenciais seguem suspensos, e sua retomada será avaliada posteriormente.

BISTRÔ, CAFÉ E LOJA

O Bistrô do MARGS e a Loja do MARGS estarão abertos ao público com a reabertura do Museu. Já o Café do MARGS deverá retornar posteriormente, em data ainda a ser definida.

VISITAS MEDIADAS  E TÉCNICAS

Seguem inicialmente suspensas as visitas mediadas e técnicas feitas mediante agendamento prévio. O retorno será avaliado com o transcorrer do Plano de Retorno e Reabertura.

ATENDIMENTOS A PESQUISADORES/AS

Para a segurança de funcionários/as e pesquisadores/as, o atendimento presencial segue inicialmente suspenso, e sua retomada será avaliada posteriormente, dando-se de forma gradativa. No momento, o atendimento está sendo realizado por meio digital.

As solicitações de pesquisa e de uso de imagem referentes ao Acervo Artístico devem ser formalizadas pelo solicitante e encaminhadas ao Núcleo de Acervos e Pesquisa pelo email acervo@margs.rs.gov.br para avaliação pelo Museu.

Já as solicitações de pesquisa referentes ao Acervo Documental devem ser formalizadas pelo solicitante e encaminhadas para o email documentacao@margs.rs.gov.br ou pesquisa@margs.rs.gov.br para avaliação pelo Museu.

EMPRÉSTIMOS DE OBRAS E DOCUMENTOS

Para a segurança de todos/as envolvidos/as nos procedimentos de empréstimo, a movimentação de obras e de documentos nos Acervo Artístico e Documental, assim como de courier e demais profissionais, serão evitadas temporariamente, estando suspensos os empréstimos.

ÁREA ADMINISTRATIVA

O retorno ao trabalho presencial está sendo feito de maneira gradual e responsável, com o objetivo de retomar a confiança dos funcionários, visitantes e público. Estamos funcionando em regime de rodízio, revezamento e flexibilização de escalas e da carga horária presencial, com atenção especial à pessoas de grupos de risco e para quem cuida de crianças pequenas. Assim, boa parte do nosso atendimento continua se dando por nossos canais digitais.

 

Apoio e Realização