Que 2021 nos traga força e esperança, com a arte e a cultura ainda mais presentes em nossas vidas com sua força renovadora e transformadora

2021

Chegando ao final deste 2020, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS agradece a todos/as que estiveram conosco neste ano tão desafiador.

Foram muitas as privações, dificuldades e revezes impostos pela pandemia, mas também os aprendizados e reinvenções.

Diante do impedimento da experiência física e presencial com a arte devido ao fechamento do Museu em março, intensificamos nossa atuação nos meios digitais, renovando as interfaces de relação com os públicos.

Também atualizamos nosso site, disponibilizando todo o acervo do MARGS para consulta online — são mais de 5 mil obras.

Na gestão museológica e acervística, realizamos um extenso processo de organização interna e uma reforma administrativa (equipes e processos de trabalho).

E após 7 meses fechados — e amparados por uma pesquisa com o público e um rigoroso protocolo sanitário —, reabrimos em 22.10 com as 5 exposições que haviam sido interrompidas. Encerramos essa programação em 01.12, fechando o Museu temporariamente em razão da necessária responsabilidade de estarmos em condições adequadas e seguras para receber a reforma, que segue até setembro.

Nesse meio tempo, a previsão é que o Museu tenha uma reabertura parcial e gradual a partir de março.

O MARGS está passando por 3 melhorias de preservação e segurança:

1) Substituição do sistema de climatização (fundamental para o controle de temperatura e umidade e, portanto, para a conservação das obras de arte em exibição e nas reservas técnicas, onde fica o acervo).

2) Restauração arquitetônica da parte superior do histórico prédio (terraço, claraboia e os quatro torreões).

3) Adequação ao Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI), que visa prevenir e evitar riscos de incêndio e permitir o abandono seguro do prédio em caso de emergência.

Essas melhorias revitalizarão o MARGS, perpetuando-o e projetando-o ao futuro.

Com isso, o nosso 2021 já começou.

Desejamos que a passagem do ano renove nossa energia para enfrentarmos os próximos tempos que se avizinham.

E que 2021 nos traga força e esperança, com a arte e a cultura ainda mais presentes em nossas vidas com sua força renovadora e transformadora.