“Presença Negra no MARGS” apresenta curso “Pensamento negro, estética e movimento social”, coordenado por José Rivair Macedo

Presença Negra no MARGS apresenta curso “Pensamento negro, estética e movimento social”, coordenado por José Rivair Macedo

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), apresenta o curso “Pensamento negro, estética e movimento social”,  que integra o Programa Público “Presença Negra no MARGS”

Com coordenação do professor e pesquisador José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB), os encontros começam na quarta-feira 14.07.2021, e se estendem até 24.11.2021. Ao todo, serão 50 horas de programação, divididas entre aulas e leituras adicionais.

As inscrições, que são gratuitas e limitadas, começam sexta-feira 02.07.21 e devem ser feitas por meio de formulário (www.encurtador.com.br/dtU13). Os encontros serão realizados em uma sala virtual e os links de acesso para cada encontro serão disponibilizados por e-mail.

O curso é uma promoção de três instituições públicas: Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) da Secretaria de Estado da Cultura do RS (SEDAC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

Organizado em quatro blocos – Criação literária e condição negra; Artes afro-diaspóricas, estética dos terreiros e teatro negro; Raça, nação e cultura negra; Pensamento e movimento de mulheres negras –, o curso será realizado em encontros virtuais semanais às quartas-feiras, das 15h às 17h, e contará com a presença de diversos/as convidados/as para debater os temas propostos. 

O curso tem o objetivo de ampliar o conceito de cânone no pensamento brasileiro. Por meio de significativo conjunto de obras (escritas, visuais, dramáticas, sonoras) de diferentes tipos (acadêmicas, artísticas, políticas) e estilos (poéticas, romanescas, ensaísticas, plásticas, audiovisuais), pretende-se destacar as variadas formas de interlocução delas com a emergência, desenvolvimento e consolidação do pensamento negro brasileiro que deu fundamento à ação política dos movimentos sociais nos séculos XIX-XX. 

 

Cronograma:

14.07.21: Introdução, com José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)

21.07.21: Linhas de rumo do pensamento negro brasileiro, com José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)

28.07.21: A poesia libertária de Luís Gama (Convidado: Duan Kissonde)

04.08.21: Maria Firmina dos Reis e a autoria negra feminina no Brasil escravista (Convidadas: Fernanda Oliveira e Lara Cornélio)

11.08.21: Literatura negra periférica: Carolina Maria de Jesus (Convidada: Vitória Sant’Anna Silva) 

18.08.21: Poesia e consciência negra: Oliveira Silveira e Solano Trindade (Convidada: Lilian Rocha) 

25.08.21: Etnografia, tradições africanas e religiosidade negra: Edison Carneiro (Convidada: Nina Fola)

01.09.21: Teatro negro e racismo: Abdias Nascimento (Convidado: Jessé Oliveira) 

08.09.21: Cinema negro e audiovisual: Zózimo Bulbul (Convidado: Orson Soares)

15.09.21: Estética dos terreiros e as artes plásticas: Emanoel Araujo (Convidado: Igor Simões)

22.09.21: Perspectiva negra e formação colonial brasileira: Manuel Querino (Convidado: Marcus Vinicius Rosa) 

29.09.21: Situando o branco brasileiro nas relações raciais: Guerreiro Ramos (Convidado: Wellington Navarro)

06.10.21: Organizações negras e política: Joel Rufino dos Santos (Convidado: José Antônio dos Santos)

13.10.21: Tradição nagô e cultura afro-brasileira: Muniz Sodré (Convidada: Nina Fola) 

20.10.21: As raízes negras do samba: Nei Lopes (Convidado: Roberto dos Santos) 

27.10.21: Hip-hop e cultura negra periférica: Racionais MC’s (Convidado: Janove)

03.11.21: Ativismo acadêmico e mobilização social: Beatriz Nascimento (Convidada: Alessandra dos Santos da Silva)

10.11.21: Teorizando o pensamento de mulheres negras: Lélia Gonzales (Convidada: Maria Conceição Lopes Fontoura)

17.11.21: Mulheres negras e educação: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Convidada: Rita Camisolão) 

24.11.21: Organizações de Mulheres Negras contemporâneas: Sueli Carneiro (Convidada: Daiana Santos)

 

ORGANIZADOR

 

José Rivair Macedo 

É licenciado em História pela Universidade de Mogi das Cruzes (1985) e doutor em História Social pela FFLCH-USP (1993); realizou estudos de pós-doutorado na Universidade Nova de Lisboa (2001) e na Universidade de Lisboa (2011); atua com pesquisador do CNPQ desde 1995; é professor do Departamento de História da UFRGS desde 1994, ocupando atualmente  o cargo de Professor Titular;  também é docente do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em História da mesma Universidade; é sócio da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros; coordena a Rede Multidisciplinar de Estudos Africanos do ILEA-UFRGS e é integrante do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos da UFRGS. Como pesquisador, é autor, entre outros, dos seguintes livros: Riso, cultura e sociedade na Idade Média (UNESP, 2000); Os viajantes medievais da Rota da Seda (EDUFRGS, 2011); História da África (Editora Contexto, 2013), O pensamento africano no século XX (Outras Expressões, 2016) e, em parceria com Nei Lopes, Dicionário de História da África (Editora Autêntica, 2017).

 

CONVIDADOS

 

Alessandra Santos

Mulher negra, Integrante do Coletivo Atinuké – Grupo de estudos sobre o pensamento de mulheres negras; mestranda em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pesquisa sobre a trajetória da Historiadora Maria Beatriz do Nascimento. Atualmente é Coordenadora do Eixo Socioafirmativo do Centro da Juventude da Lomba do Pinheiro.

 

Daiana Santos

É mulher negra em movimento! Educadora Social e Sanitarista formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, lésbica e moradora da periferia de Porto Alegre. Militante e ativista de luta na rua, iniciou muito jovem no movimento negro e LGBTQIA+. É idealizadora e coordenadora do Fundo das Mulheres POA, projeto social que atende mulheres chefes de família em situação de vulnerabilidade. É a primeira vereadora LGBTQIA+ assumida eleita em Porto Alegre

 

Duan Kissonde

Duan Kissonde (1993) é poeta, estudante de história na UFRGS e pesquisador das territorialidades negras na cidade de Porto Alegre. Como poeta participou das antologias; Pretessência (2016), Antologia Literária Jovem Afro (2017), Cadernos Negros 41 (2018), Revista Ovo da Ema (2018), Coletânea Ancestralidades (2019) e do Dossiê: Poesia Hoje Negra (2021) realização do p_o_e_s_i_a_.or_g com curadoria do poeta Ricardo Aleixo. Água de Meninos é seu primeiro livro solo, publicado pela Editora Taverna em 2020. Kissonde realiza incursões por diversos campos da arte, já tendo atuado em parceria com artistas como Charlene Bicalho, Cláudia Paim (in memoriam), Elida Tessler, Felipe Merker Castellani e Santiago Pooter. Também já escreveu sobre performance no Sul 21 e na revista Contemporary And América Latina (C&América Latina)

 

Fernanda Oliveira 

Professora do Curso de História da UFRGS; Coordenadora Nacional do GT Emancipações e Pós-Abolição da Associação Nacional de História; Integrante do Coletivo Atinuké – Sobre o pensamento de mulheres negras e da Rede de Historiadores Negros e Historiadoras Negras. 

 

Igor Simões

Doutor em Artes Visuais- História, Teoria e crítica da Arte- (PPGAV-UFRGS). Professor Adjunto de História, Teoria e Crítica da Arte e Metodologia e Prática do ensino da Arte (UERGS)  Foi curador educativo da Bienal 12 (Bienal do Mercosul); Membro do comitê de curadoria da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas-ANPAP, Membro do Nucleo Educativo UERGS-MARGS. Membro do comitê de acervo do Museu de Arte do RS-MARGS. Trabalha com as articulações entre exposição, montagem fílmica, histórias da arte e racialização na arte brasileira e visibilidade de sujeitos negros nas artes visuais. Autor da Tese Montagem Fílmica e exposição: Vozes Negras no Cubo Branco da Arte Brasileira. Membro do Flume-Grupo de Pesquisa em Educação e Artes Visuais.

 

Jessé Oliveira

Gestor cultural, professor universitário, iluminador e pesquisador em artes cênicas. Fundador e diretor do Caixa-Preta, grupo pioneiro no desenvolvimento do teatro negro contemporâneo gaúcho. Realizou a direção de mais de 40 espetáculos de teatro, dança e música, apresentados em todo o Brasil e América Latina. Dirigiu o espetáculo “Das Pferd des Heiligen” na Alemanha. Recebeu, em 2007, o Prêmio Florêncio de Melhor Espetáculo, pela Associação de Críticos do Uruguai, por “Hamlet Sincrético”. Tem livros e artigos publicados nos campos do teatro de rua, teatro negro e produção cultural. É Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFRGS e atualmente é Coordenador de Artes Cênicas de Porto Alegre. Foi diretor da Casa de Cultura Mario Quintana, do IEACEN – Instituto Estadual de Artes Cênicas e do Teatro de Arena.

 

José Antônio dos Santos

Doutor em História das Sociedades Ibéricas e Americanas na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), Mestre em História Social na Universidade Federal Fluminense (2001), Licenciado e Bacharel em História na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Diretor do Departamento de Educação e Desenvolvimento Social – DEDS/PROREXT/UFRGS. Professor e pesquisador da história e cultura negra no Brasil Republicano e diáspora africana nas Américas. Tem trabalhado, principalmente, com a Educação das Relações Étnico-Raciais no ensino-extensão-pesquisa de história, cultura afro-brasileira e africana, imprensa negra e políticas de ações afirmativas. Atuando na formação continuada de professores, na orientação de estudantes e na execução das políticas da extensão universitária brasileira. Colaborou no desenvolvimento de materiais didático-pedagógicos para implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08 no Ensino Básico, no Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO Política de Promoção da igualdade Racial na Escola (2019); Uma viagem pela África com Ibn Battuta no século XIV, contemplado pelo Programa UNIAFRO/2008; RS Negro: Educando para a diversidade (2010), e na organização dos livros RS Negro: cartografias sobre a produção do conhecimento (edições 2008 e 2010) e Arte Negra na Escola (2020). É autor dos livros: “Liga da Canela Preta: a história do negro no futebol”. Porto Alegre: Diadorim, 2018; “Raiou A Alvorada: intelectuais negros e imprensa”. Editora UFPEL, 2003. É editor da Revista de Extensão da UFRGS e membro dos Conselhos Editoriais da Revista Semana da África na UFRGS e DEDS Em Revista. Faz parte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Africanos – NEAB/UFRGS, onde orienta projetos de iniciação científica, e do GT 26-A, que atua na assessoria ao Tribunal de Contas do Estado – RS para auditorias quanto à implementação da legislação antirracista nas Secretarias Municipais de Educação. 

 

Lilian Rose Marques da Rocha 

Farmacêutica e Analista Clínica (UFRGS), Especialista em Homeopatia (ABH), Musicista (Liceu Palestrina), Escritora, Facilitadora Didata de Biodanza (IBF), com formação em Educação Biocêntrica (CDH/UB). É autora dos livros A Vida Pulsa- Poesias e Reflexões, Editora Alternativa, 2013, de Negra Soul, Editora Alternativa, 2016 e Menina de Tranças, Editora Taverna, 2018. Coautora do livro Leli da Silva- Memórias: Importância da História Oral, Alternativa, 2018; Coorganizadora da Antologia Sopa­po Poético- Pretessência, Editora Libretos, 2016. Membro da Coordenação do Sarau Sopapo Poético, Acadêmica da Academia de Letras do Brasil- Seccional RS, Cadeira 49, Patronesse Carolina Maria de Jesus, Diretora de Organizações Sociais da ALB-RS, Conselheira da Associação Negra de Cultura (ANdC), Membro da Sociedade Partenon Literário e da International Writers and Artists Association (IWA), Acadêmica da Academia Internacional União Cultural, Cadeira nº 49, Patronesse Maria Firmina dos Reis, Membro da Comissão Sobre a Verdade da Escravidão do Rio Grande do Sul- OAB- RS, Membro do Mulherio das Letras, do Coletivo Poemas à Flor da Pele e do Coletivo Arte Negra, Acadêmica da Academia Internacional de Literatura Brasileira, cadeira nº 335. Membro do Catálogo Intelectuais Negras Visíveis (UFRJ) e do Portal LiterAfro (UFMG). Membro da Associação de Jornalistas do Brasil- Coordenadoria do Rio Grande do Sul. Participante de inúmeras antologias poéticas brasileiras e portuguesas. Seus poe­mas são publicados em vários sites, blogs, revistas e redes sociais. 

 

Maria Conceição Lopes Fontoura

Possui graduação em Letras – Português e Latim pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1974). Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). É especialista e atuante nas áreas dos Direitos Humanos envolvendo temas tais como: Educação; Educação das Relações Étnico-raciais e Feminismo Negro. Atualmente desempenha o cargo de Coordenadora Adjunta de MARIA MULHER ORGANIZAÇÃO DE MULHERES NEGRAS.

 

Marcus Vinicius de Freitas Rosa

É professor do Departamento de História da UFRGS, do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH/IFCH) e do Mestrado Profissionalizante em História (ProfHistória/UFRGS). Coordena o projeto de pesquisa O privilégio da cor: administração pública, racialização e identidades brancas no Brasil escravista (1808-1850). É autor do livro Além da Invisibilidade: história social do racismo em Porto Alegre durante o pós-abolição (2019) e foi um dos autores do livro Pessoas Comuns, Histórias Incríveis: a construção da liberdade na sociedade sul-rio-grandense (2017).

 

Nina Fola

Egbon da Comunidade Terreira Ilê Asé Iyemonjá Omi Olodô. Socióloga, Mestra e Doutoranda em Sociologia – PPGS-UFRGS – bolsista cotista da CAPES. Membra colaboradora do GeAfro – Grupos de Estudos Afro-brasileiros e do LUTA – Laboratório Urgente de Teorias Armadas – NEAB-UFRGS. Editora-executiva da Revista Discente Contraponto – PPGS/UFRGS. Colaboradora da OSCIP e Ponto de Cultura Espaço Escola Africanamente – Coordenadora da Biblioteca Comunitária Afrodiaspórica Pedro Cunha. Produtora cultural, cantora e percussionista da Banda AfroEntes. Fundadora do Coletivo e Grupo de Estudos do Pensamento de Mulheres Negras Atinúké.

 

Orson Soares

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Pós-graduado em História e Cultura Afro-brasileira pela Universidade Cândido Mendes/RJ, graduação em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/RS. Atuou na rede municipal da cidade de Ivoti, como professor de História. Trabalhou como sócio-educador com menores no Círculo Operário Leopoldense. Professor de história em diversos espaços educativos. Atua junto aos movimentos sociais, entidades do movimento negro realizando formação de professores e prestando assessoria sobre a Lei 10.639/03. É um dos fundadores do Coletivo Fanon para promoção dos estudos afro-asiáticos, como também, combate ao racismo na educação. É pesquisador sobre cultura afro-brasileira, cinema e história, relações étnico-racial, ações afirmativas, diversidade cultural, direitos humanos e educação popular. É ativista cultural, presta serviço de curadoria e curador do acervo Grande Othelo no Rio Grande do Sul. É palestrante nestas áreas e seu engajamento pode ser visto na sua coletânea de entrevistas: https://www.youtube.com/channel/UCt7JwpDra8wgqdiv-OPlzSQ . Atua junto ao projeto Uniafro/RS como formador de professores para aplicação da Lei 10639/03 e 11645/08.

 

Rita Camisolão 

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, especialista em Projetos Sociais e Culturais e Mestre em Educação pela mesma Universidade. Militante do Movimento Negro com atuação junto ao IACOREQ-RS – Instituto de Assessoria às Comunidades Remanescentes de Quilombos. Servidora da UFRGS, com exercício no Departamento de Educação e Desenvolvimento Social da Pró-Reitoria de Extensão.

 

Roberto dos Santos

Licenciado e bacharel em História, especialista em Sociologia, Mestre e Doutor em Educação com ênfase nos Estudos Culturais. Atuou como Professor Ensino Fundamental na Secretaria de Educação da Prefeitura de Porto Alegre; Professor na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul e como professor em Tempo Integral da Universidade Luterana do Brasil, lotado no Departamento de História. Desenvolveu atividades letivas na PUC/RS, UNISINOS e UNILASALLE. Esteve como Professor do Curso de Especialização em História, Patrimônio Cultural e Identidades e do Curso de Especialização em História e Cultura Afro-brasileira da Universidade Luterana do Brasil. Também integrou o curso de especialização em Cultura Negra da CESUCA. Desenvolveu atividades como Coordenador dos Cursos de Licenciatura e Bacharelado em História. Colaborador do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas da Universidade Luterana do Brasil. Integrante da rede de Historiadorxs Negrxs e do Instituto de Pesquisa da Cultura Negra (IPCN).

 

Vitória Sant’Anna Silva

Idealizadora e mediadora de leitura da Biblioteca Comunitária Ágatha Félix. Pedagoga e mestranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, onde ingressou através das Ações Afirmativas. Recebeu o prêmio EDA ELSA WERNER que tem por objetivo premiar a Pessoa Colaboradora da Biblioteconomia no Rio Grande do Sul promovido pelo Conselho Regional de Biblioteconomia no ano de 2020. 

 

Warley “Janove” Pires

Janove, morador do bairro Umbu em Alvorada – RS, atualmente é bacharel em história pela UFRGS – onde integra o PET Ciências Humanas – é documentarista, poeta e slammaster, dos coletivos Slam 48 e Slam Chamego, um dos idealizadores do ELIPA o Encontro Literário das Periferias e do Conexões Literárias.

 

Wellington Navarro

Doutorando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS (PPGS), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS (PPGEDU), licenciado em Ciências Sociais pela mesma instituição. Editor-executivo da Revista Contraponto (PPGS/UFRGS) e Secretário Político do Coletivo Negro Minervino de Oliveira (CNMO-RS). Tem desenvolvido estudos nas áreas de Sociologia dos Intelectuais, Pensamento Social Brasileiro e Sociologia da Literatura.

 

SERVIÇO

 

Curso “Pensamento negro, estética e movimento social”

Quando: 14.07.2021 a 24.11.2021

Onde: Plataforma virtual com acesso restrito aos inscritos

Inscrições: www.encurtador.com.br/dtU13

 

 

Programa Público “Presença Negra no MARGS”

O Programa Público “Presença Negra no MARGS”, lançado no dia 10.06.2021, consiste em um amplo e extenso programa institucional propondo o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade de artistas negros e negras no Acervo Artístico do Museu e também no sistema da arte (confira mais abaixo a programação geral).

A iniciativa, que vem sendo pensada e estruturada ao longo do último ano, será desenvolvida entre 2021 e 2022, trazendo a público conferências, palestras, encontros, cursos, debates, conteúdos e diversas ações com artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as e intelectuais negros/as e do pensamento negro no Brasil, bem como agentes de movimentos sociais e ONGs.

Entre os temas, estão:

> A noção de arte afro-brasileira;

> As intersecções entre relações sistêmicas da arte e raça;

> Os processos de discussão decolonial em instituições culturais brasileiras;

> Os mecanismos e estratégias para uma educação antirracista a partir da arte;

> E o papel dos museus e das instituições na implementação de políticas e ações, sobretudo desde o sul do Brasil.

As atividades serão desenvolvidas nos próximos meses dentro de um Programa Público, que oferecerá uma plataforma a fim de manter o tema em evidência na programação e afirmar o compromisso  permanente do Museu. 

Todas as ações serão realizadas de forma virtual, através das redes sociais e com transmissão pelo YouTube do MARGS.

O Programa Público “Presença Negra no MARGS” tem coordenação da equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, no âmbito do convênio institucional com a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e de uma parceria firmada com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Africanos (NEAB), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A programação online também oferecerá um ambiente preparatório para a grande exposição que será apresentada em 2022, como ponto culminante dos debates, reflexões e investigações do projeto. Com o título provisório “Presença Negra no MARGS”, a mostra com curadoria dos pesquisadores Igor Simões (UERGS) e Izis Abreu (MARGS) resultará de um profundo exame e revisão crítica do Acervo Artístico do Museu — desde sua formação iniciada em 1954, até os dias atuais —, abordando a produção, a trajetória e as obras de artistas negros e negras que o integram. Ao problematizar o reduzido número de suas obras no Acervo do MARGS, a investigação propõe uma reflexão sobre ausências, exclusões, invisibilidades e silenciamentos de sujeitos racializados como negros e negras no sistema da arte.

Nas palavras de Izis Abreu, pesquisadora e integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS: 

“Em um total de 1.020 artistas, temos a presença de ao menos 22 negros/as, representando menos de 2% do total do Acervo do Museu. Observar esses dados é importante pois os acervos e as coleções de um museu de arte designam o que é considerado arte e quais objetos devem ou não fazer parte, definindo quais subjetividades devem ser preservadas, difundidas e acessadas. Assim, acabam por reverenciar alguns artistas em detrimento de outros. Por conseguinte, a equidade de representações passa necessariamente pela reflexão das relações de poder que determinam a inserção de uns e a recusa de outros. Pensando nisso, o projeto ‘Presença negra no Acervo do MARGS’ soma-se a uma série de debates que vêm sendo estimulados pela atual gestão, e de outros que ainda serão realizados, como forma de consolidação de políticas institucionais que buscam a inclusão do pluriversal na produção do sensível.”

Nas palavras do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol:

“Considerando o caráter episódico que o projeto poderia assumir se contasse apenas com a realização da exposição, o Programa Público vem também a manter as discussões e reflexões em evidência na pauta e no cotidiano institucional do Museu. Assim, com o projeto ‘Presença Negra no MARGS’, a atual gestão e direção artística do Museu reforça sua atuação frente às exigências e compromissos dos debates contemporâneos, por meio de reflexões críticas, da produção de conhecimento avançado e da instituição de políticas que buscam maior pluralidade, diversidade, inclusão e equidade dentro de um processo histórico hoje seriamente questionado. E em um país em que o racismo estrutural e sistêmico persiste em suas diversas formas de dominação, opressão, segregação e exclusão, o projeto vem também a problematizar o mito da democracia racial no Brasil”.

No MARGS, o “Presença Negra” se vincula ao programa “Histórias Ausentes”, com o qual se procura conferir visibilidade e legibilidade a manifestações artísticas e narrativas invisibilizadas pelos discursos dominantes da historiografia oficial, destacando trajetórias, atuações e produções artísticas que permanecem não legitimadas pelo sistema das artes.

E na SEDAC, o projeto se insere no conjunto de ações por meio de suas instituições enquanto política da Secretaria no âmbito do “Ano do Cinquentenário do 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra”, instituído em decreto de 13.05.21 pelo governo do Estado do Rs.

Nas palavras da Secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo:

“Este projeto vai tornar ainda mais relevante o papel histórico e social do Margs, que abrirá suas portas  para o olhar de artistas  negros, construindo, assim, uma cultura mais inclusiva”.

 

PROJETOS

1) “Presença Negra no Acervo do MARGS”

O primeiro projeto a ser lançado dentro do Programa Público será o “Presença Negra no Acervo do MARGS”, que pretende abordar a produção e a trajetória de artistas negros e negras que integram o Acervo Artístico da instituição.

São artistas de orientação acadêmica, não acadêmica, moderna ou contemporânea. Entre alguns/mas, estão Arthur Timótheo da Costa (1882-1922), Emanoel Araujo (1940- ), J. Altair (1934-2013), Flávio Cerqueira (1983- ) e Maria Lídia Magliani (1946-2012). 

Enquanto programa que se quer comprometido com o exame e a revisão da história e da estrutura institucionais do Museu, o projeto visa levantar reflexões sobre as ausências e (in)visibilidades de sujeitos racializados como negros e negras na arte, ao problematizar o reduzido número de artistas cujas obras compõem o acervo do MARGS.

Esse projeto será composto por uma série de conteúdos produzidos a serem publicados nas redes sociais do MARGS, com periodicidade quinzenal, a partir de 15.06.2021.

A coordenação é de Izis Abreu, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

2) “Racialização e arte no Brasil”

Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte — Edição 4

Um dos objetivos centrais do projeto é promover espaços que permitam discutir a história da arte desde um ponto de vista da mobilidade, tendo como pauta assuntos que, além de emergentes, são urgentes nas apreensões contemporâneas da disciplina.

Em sua 4ª Edição, no ano de 2021 a atividade quer discutir a presença negra na escrita da história da arte no Brasil, desde o lugar de pesquisa, crítica e curadoria. O ciclo de palestras e debates contará com a participação de figuras referenciais sobre o tema nas artes visuais no Brasil, que destacarão conhecimentos que urgem por visibilidade em uma sociedade estruturalmente marcada pelo racismo.

A coordenação do projeto é de Igor Simões (UERGS). A transmissão será pelo YouTube do MARGS.

Confira a programação:

> 24.06.2021: o 1º Encontro receberá Amanda Carneiro (MASP/SP), falando sobre “Museu e decolonialidade e a experiência do MASP/Afterall”

> 01.07.2021: o 2º Encontro será com Deri Andrade (Projeto Afro/Alagoas/SP), apresentando “O Projeto Afro e as geografias da arte preta no Brasil”

> 08.07.2021: o 3º Encontro terá como convidada Diane Lima (Curadora Independente/BA), refletindo sobre “O trabalho curatorial e a racialização no Brasil

> 15.07.2021: o 4º e último encontro contará com a presença de Bruno Pinheiro (Pesquisador/Doutorando em História/Bahia-SP), discutindo o tema “Modernismos afro-atlânticos”

 

3) “Grupo de estudos sobre representatividade, miscigenação e branquitude”

O objetivo geral do grupo de estudos é observar a norma identitária branca e como o seu funcionamento produz efeitos racistas por meio de leituras e conversas coletivas. Ao mesmo tempo, visa acionar movimentos que se colocam como contranarrativas a esses discursos histórico e socialmente construídos.

Os estudos serão realizados em torno de 3 temas – representatividade; mito da democracia racial e miscigenação; e branquitude –, compreendidos na complexidade entre os efeitos do racismo sobre as pessoas negras e uma estrutura previamente racializada pela norma identitária branca. 

O método, construído coletivamente, tem a imagem de uma mesa farta que oferece um conjunto diversificado de recursos da cultura (acadêmica, midiática, artística) sobre cada tema.

Os encontros serão realizados em uma sala virtual e terão periodicidade quinzenal, entre 28.07 e 17.11.21. As inscrições para participação serão divulgadas em breve, nas redes sociais do MARGS.

A coordenação da ação é de Carmen Capra (UERGS).

 

4) Curso “Pensamento negro, estética e movimento social”

O curso tem o objetivo de ampliar o conceito de cânone no pensamento brasileiro. Por meio de significativo conjunto de obras de diferentes linguagens e estilos, pretende-se destacar as variadas formas de interlocução delas com a emergência, desenvolvimento e consolidação do pensamento negro brasileiro que deu fundamento à ação política dos movimentos sociais nos séculos XIX-XX.

Organizado em quatro blocos – Criação literária e condição negra; artes afro-diaspóricas, estética dos terreiros e teatro negro; raça, nação e cultura negra; pensamento e movimento de mulheres negras – o curso será realizado entre 14.07 e 24.11 e contará com a presença de diversos convidados para debater os temas propostos. As inscrições para participação serão divulgadas em breve, nas redes sociais do MARGS. 

A ação tem coordenação de José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB).

 

5) Exposição “Presença Negra no MARGS”

A realização do Programa Público oferecerá um ambiente preparatório para uma grande exposição que será apresentada em 2022, como ponto culminante dos debates, reflexões e investigações do projeto. 

Com o título provisório “Presença Negra no Acervo do MARGS”, a mostra com curadoria dos pesquisadores Igor Simões (UERGS) e Izis Abreu (MARGS) resultará de um profundo exame e revisão crítica do Acervo Artístico do Museu — desde sua formação iniciada em 1954, até os dias atuais —, abordando a produção, a trajetória e as obras de artistas negros e negras que o integram.

Ao problematizar o reduzido número de suas obras no Acervo do MARGS, a investigação propõe uma reflexão sobre ausências, exclusões, invisibilidades e silenciamentos de sujeitos racializados como negros e negras no sistema da arte. O projeto curatorial também envolve uma leitura crítica sobre a representação conferida ao negro/a em imagens de obras de caráter figurativo e narrativo, a maior parte delas de autoria de artistas brancos.

 

PROGRAMAÇÃO GERAL

> 10.06.21: live de abertura, com Izis Abreu e Igor Simões, apresentando o “Presença Negra no MARGS” e as bases conceituais, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=gBLxl37m5k8

> 17.06.21: conferência de abertura, com Hélio Menezes, sobre o tema “Arte afro-brasileira: entre o visível e o oculto”, disponível em https://youtu.be/77mKxUNSQzw 

> 15.06.21: início das publicações quinzenais do projeto “Presença Negra no Acervo do MARGS” no Instagram e Facebook do Museu. Coordenação: Izis Abreu (MARGS). Confira a primeira publicação https://www.instagram.com/p/CQJixlsg2nX/?utm_source=ig_web_copy_link.

> 24.06, 01.07, 08.07 e 15.07.21: “Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte. Edição 4: Racialização e Arte no Brasil”. Coordenação: Igor Simões, UERGS (sempre às 19h, transmissão pelo YouTube do MARGS)

> Entre 28.07 e 17.11.21: grupo de estudos sobre representatividade, miscigenação e branquitude, com encontros quinzenais. Coordenação: Carmen Capra, UERGS (Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos)

> Entre 14.07 e 24.11.21: curso “Pensamento negro, estética e movimento social”, com encontros semanais. Coordenação: José Rivair Macedo, UFRGS/NEAB (Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos)

> 1° Semestre de 2022: exposição “Presença Negra no Acervo do MARGS” (título provisório), com curadoria de Igor Simões (UERGS) e Izis Abreu (MARGS)

 

O que? Quando? Onde? Com quem?
Projeto “Presença Negra no Acervo do MARGS” A partir de 15 de junho

Frequência quinzenal

Postagens no Instagram e Facebook do MARGS Apresenta a trajetória e a produção de artistas negros e negras do Acervo Artístico do Museu
Encontros de História, Teoria e Crítica da Arte. Edição 4: Racialização e Arte no Brasil, 24.06.21, às 19h YouTube do MARGS Coordenação: Igor Simões (UERGS)

Convidada: Amanda Carneiro (MASP/SP)

Tema: “Museu e decolonialidade e a experiência do MASP/Afterall”

01.07.21, às 19h YouTube do MARGS Coordenação: Igor Simões (UERGS)

Convidado: Deri Andrade

(Projeto Afro/Alagoas/SP)

Tema: “O Projeto Afro e as geografias da arte preta no Brasil”

08.07.21, às 19h YouTube do MARGS Coordenação: Igor Simões (UERGS)

Convidada: Diane Lima (Curadora independente/BA)

Tema: “O trabalho curatorial e a racialização no Brasil”

15.07.21, às 19h YouTube do MARGS Coordenação: Igor Simões (UERGS)

Convidado: Bruno Pinheiro

(Pesquisador/Doutorando em História/Bahia-SP)

Tema: “Modernismos afro-atlânticos”

“Grupo de estudos sobre representatividade, miscigenação e branquitude” 28.07.21

11.08.21

25.08.21

08.09.21

22.09.21

06.10.21

20.10.21

03.11.21

17.11.21

Sempre às 10h

Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos Coordenação:  Carmen Capra (UERGS)
Curso “Pensamento negro, estética e movimento social”

Curso “Pensamento negro, estética e movimento social”

Curso “Pensamento negro, estética e movimento social”

Introdução

14.07.21

21.07.21

Sempre às 15h

Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos Linhas de rumo do pensamento negro brasileiro, com José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)
Parte 1:  

28.07.21

04.08.21

11.08.21

18.08.21

Sempre às 15h

Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos PARTE 1 – CRIAÇÃO LITERÁRIA E CONDIÇÃO NEGRA

Coordenação: José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)

– A poesia libertária de Luís Gama (Convidado: Duan Kissonde)

– Maria Firmina dos Reis e a autoria negra feminina no Brasil escravista  (Convidada: Fernanda Oliveira e Lara Cornélio)

 

– Literatura negra periférica: Carolina Maria de Jesus  (Convidada: Vitória Sant´anna) 

– Poesia e consciência negra: Oliveira Silveira e Solano Trindade  (Convidada: Lilian Rocha) 

Parte 2:

25.08.21

01.09.21

08.09.21

15.09.21

Sempre às 15h

Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos PARTE 2 – ARTES AFRO-DIASPÓRICAS,  ESTÉTICA DOS TERREIROS E TEATRO NEGRO

Coordenação: José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)

– Etnografia,  tradições africanas e religiosidade negra: Edison Carneiro (Convidada: Nina Fola)

– Teatro negro e racismo: Abdias do Nascimento (Convidado: Jessé Oliveira) 

– Cinema negro e audiovisual: Zózimo Bulbul (Convidado: Orson Soares)

– Estética dos terreiros e as artes plásticas: Emanoel Araujo  (Convidado: Igor Simões)

Parte 3:

22.09.21

29.09.21

06.10.21

13.10.21

20.10.21

27.10.21

Sempre às 15h

Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos PARTE 3  – RAÇA, NAÇÃO E CULTURA NEGRA

Coordenação: José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)

– Perspectiva negra e formação colonial brasileira: Manuel Querino (Convidado: Marcus Vinicius de Freitas Rosa) 

– Situando o branco brasileiro nas relações raciais: Guerreiro Ramos (Convidado: Wellington Navarro)

– Organizações negras e política: Joel Rufino dos Santos (Convidado: José Antônio dos Santos)

– Tradição nagô e cultura afro-brasileira: Muniz Sodré (Convidada: Nina Fola) 

– As raízes negras do samba: Nei Lopes (Convidado:  Roberto Santos) 

– Hip-Hop e cultura negra periférica: Racionais MC’s (Convidado: Janove

Parte 4:

03.11.21

10.11.21

17.11.21

24.11.21

Sempre às 15h

Sala virtual, divulgação de acesso para os inscritos PARTE 4 – PENSAMENTO E MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS

Coordenação: José Rivair Macedo (UFRGS/NEAB)

– Entre o ativismo acadêmico e a mobilização social: Beatriz Nascimento (Convidada:  Alessandra dos Santos da Silva)

– Teorizando o pensamento feminista negro: Lélia Gonzales (Convidada: Maria Conceição Lopes Fontoura)

– Mulheres negras e educação: Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva (Convidada: Rita de Cássia Camisolão) 

– Organizações de Mulheres Negras contemporâneas: Sueli Carneiro (Convidada: Daiana Santos)

Exposição “Presença Negra no MARGS” 1º Semestre de 2022 Galerias expositivas do MARGS Curadoria: Izis Abreu (MARGS) e Igor Simões (UERGS

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização