Palestra “Histórias de Restauro”, com Naida Corrêa

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, apresenta o evento “Histórias de Restauro”, com a restauradora de obras de arte Naida Corrêa. A palestra será realizada na próxima terça-feira (25.04.2023), às 14h30, no Auditório do Museu. Não é necessária inscrição prévia (são 60 lugares, por ordem de chegada). O evento é gratuito e integra a programação do tradicional evento “Conversas no Museu”, organizado pela Associação de Amigos do MARGS — AAMARGS.

Em “Histórias de Restauro”, Naida Corrêa irá apresentar relatos e bastidores dos trabalhos realizados no Acervo Artístico do MARGS nos últimos 25 anos, destacando desafios de preservação e procedimentos desenvolvidos para a restauração de obras de arte. A apresentação e mediação será do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol.

Uma das obras que serão abordadas é “Balões na paisagem mineira” (1959), de Alberto da Veiga Guignard, sobre a qual Naida comenta:

“Em todo esse tempo, a obra que mais exigiu pesquisa, monitoramento, consultoria, dedicação e cautela foi ‘Balões na paisagem mineira’ (1959), de Alberto da Veiga Guignard. Esta obra, adquirida em 1999 pelo MARGS, veio do Rio de Janeiro. Assim que chegou ao sul, passou a sofrer mutações estruturais causadas pelo nosso clima úmido. A estabilização demandou longo tempo de observação, com acompanhamento diário e constante. Sua exibição mais recente foi em 2019, na exposição de longa duração ‘Acervo em movimento’”.

Naida Corrêa tem formação em Desenho e Plástica — Licenciatura (Feevale) e pós-graduação em Conservação de Bens Culturais Móveis – Especialização (Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro). Com sua atuação e trajetória, que envolve diversos cursos, aperfeiçoamentos, prêmios e acompanhamento de estudantes de restauração, é reconhecida como uma das mais destacadas restauradoras de obras de arte em atividade no Rio Grande do Sul. Servidora de carreira do Estado do RS egressa da Secretaria de Educação, ingressou em 1997 no Museu, onde atuou  até 2023, aposentando-se na condição da profissional que mais tempo esteve envolvida com a conservação e o restauro de obras do acervo do MARGS.

Assim, o evento “Histórias de Restauro” também será uma homenagem em reconhecimento ao seu trabalho desenvolvido pelo Museu nesse tempo.

BREVE DEPOIMENTO SOBRE O MARGS

Por Naida Corrêa

Cheguei ao MARGS em 1997, podendo me considerar até então a funcionária mais antiga do Museu. Na época, assumi a responsabilidade de estruturar e montar os laboratórios/ateliers de conservação/restauração para dar início ao trabalho de recuperação das obras do Acervo Artístico.

Foi somente em 2001/2002 que os espaços ficaram em condições de realizarmos as atividades com ciência e habilidades, e que envolvem também conhecimentos específicos necessários para garantir um bom trabalho. Desde então, tem sido uma tarefa muito satisfatória, já que chegamos à marca de 500 obras recuperadas ao longo destes anos.

Em todo esse tempo, a obra que mais exigiu pesquisa, monitoramento, consultoria, dedicação e cautela foi “Balões na paisagem mineira” (1959), de Alberto da Veiga Guignard. Esta obra, adquirida em 1999 pelo MARGS, veio do Rio de Janeiro. Assim que chegou ao sul, passou a sofrer mutações estruturais causadas pelo nosso clima úmido. A estabilização demandou longo tempo de observação, com acompanhamento diário e constante. Sua exibição mais recente foi em 2019, na exposição de longa duração “Acervo em movimento”.

Os laboratórios do Núcleo de Conservação e Restauro funcionam no Torreão 1 (para pinturas) e Torreão 2 (para obras sobre papel). Mesmo sendo espaços de trabalho interno, recebemos grupos em visitas técnicas, mediante agendamento prévio (interrompido na pandemia), oportunizando assim que se conheça e divulgue o trabalho de conservação/restauração que realizamos no MARGS.

É muito gratificante perceber a curiosidade das pessoas junto às obras restauradas. Resgatá-las nos traz um prazer inigualável no fazer, talvez possamos comparar a um médico ao curar um paciente.

Nesse sentido, nosso trabalho é tão importante quanto às demais atividades que compõem o funcionamento do Museu. Nosso Núcleo garante a conservação das obras, assegurando que venham a público em condições de serem expostas, auxiliando assim as curadorias das exposições com as ações museológicas necessárias.

“Histórias de Restauro”, com Naida Corrêa

Quando: 25.04.2023, às 14h30. Gratuito, 60 lugares por ordem de chegada

Onde: Auditório do MARGS (2º andar do Museu)

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE