Obras do Acervo do MARGS participam de exposições no Farol Santander SP e Museu Oscar Niemeyer (MON)

O vestido verde

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) participa de exposições no país em duas importantes instituições, mediante empréstimo temporários de obras do seu Acervo Artístico.

Uma das obras mais icônicas do acervo do MARGS está em exibição no Farol Santander SP. Trata-se de ”O vestido verde” (imagem acima), de João Fahrion, que integra a exposição ”A arte da moda — Histórias criativas’’.

Com curadoria de Giselle Padoin, a mostra traz a público 170 itens entre pinturas, objetos e peças de roupas, tendo por objetivo abordar as relações entre arte e moda no século 20, sobretudo entre Brasil e França.

Na mostra, ”O vestido verde” ocupa lugar de destaque, na entrada da galeria (imagens abaixo). A pintura de 1949 foi adquirida por compra em 1955, um ano após a criação do MARGS, compondo assim o conjunto de obras da formação inicial do Acervo Artístico.

 

 

Já no Museu Oscar Niemeyer (MON), em Curitiba (PR), o MARGS participa da exposição “Fernando Velloso por ele mesmo”, em homenagem aos 90 anos do artista curitibano, que segue na ativa.

Com curadoria de Maria José Justino e Fernando Bini, a individual conta com 3 obras do Acervo Artístico do MARGS (imagens abaixo). Uma delas, “Grande composição em vermelho”, é de 1963 e ingressou em 1964 no Acervo do MARGS.

Na exposição em homenagem a Velloso no MON, o público pode conferir desde o primeiro trabalho do artista, premiado no tempo da Escola de Música e Belas Artes de Paraná, passando pelas obras influenciadas por sua passagem por Paris, pelo despontar do abstracionismo e pela prolífica produção até as obras mais recentes.

Juntamente à sua atuação artística, Velloso é lembrado por sua trajetória institucional, tendo sido criador e primeiro diretor do Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), em 1970.

A Política de Empréstimos de obras e itens dos Acervos Artístico e Documental do MARGS para outras instituições tem por objetivos: ampliar o acesso aos Acervos, alcançar novos públicos e contribuir para exposições e programas públicos de qualidade no Brasil e no exterior.


1
2

3

 

_________________

DADOS DAS OBRAS

João Fahrion
“O vestido verde”, 1949
Óleo sobre tela, 75 x 92 cm
Acervo MARGS, aquisição por compra, 1955

Fernando Velloso
1. “Formas e sentimentos revelados”, 2012
Técnica mista sobre tela, 97 x 130 cm
Acervo MARGS, aquisição por doação do artista, 2012
2. “Dramática impressão imaginada”, 1998
Técnica mista sobre tela, 97 x 130 cm
Acervo MARGS, aquisição por doação do artista, 2012
3. “Grande composição em vermelho”, 1963
Óleo sobre tela, 162 x 130 cm
Acervo MARGS, aquisição por compra, 1964

 

 

Apoio e Realização