Nota de pesar – falecimento de Evelyn Berg Ioschpe, ex-diretora do MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) lamenta com o mais profundo sentimento de pesar o falecimento de Evelyn Berg Ioschpe, ocorrido no domingo (24.11.2019), em São Paulo.

Como Diretora do museu, entre abril de 1983  e março de 1987, Evelyn teve uma gestão marcada pela busca de uma maior profissionalização e institucionalização do MARGS, sobretudo ao procurar estabelecer interlocução com os centros artísticos do país.

Evelyn foi a primeira mulher a dirigir o MARGS desde sua criação, em 1954. Em sua gestão, realizou diversas e importantes exposições no museu, a exemplo de “Iberê Camargo: trajetória e encontros” (1985), juntamente com Icleia Cattani, tendo sido uma das primeiras mulheres a assinar curadorias de exposição no MARGS.

Filha de judeus que fugiram da Alemanha nazista, Evelyn foi socióloga, jornalista e colecionadora de arte, tendo uma importante atuação como agente do campo da arte e da arte-educação.

Em 1989, foi instituída a Fundação Iochpe, pelo Grupo Empresarial Iochpe, atuante na área de autopeças e componentes ferroviários e que até então desenvolvia projetos culturais voltados à difusão das artes plásticas no Rio Grande do Sul. O Grupo escolheu a Educação como foco central de seu investimento social. Evelyn Berg Ioschpe foi diretora-presidente da Fundação Iochpe, mantenedora do Instituto Arte Na Escola.

O Instituto Arte na Escola é uma associação civil sem fins lucrativos que, desde 1989, qualifica, incentiva e reconhece o ensino da arte, por meio da formação continuada de professores da Educação Básica. Tem como premissa que a Arte, enquanto objeto do saber, desenvolve nos alunos habilidades perceptivas, capacidade reflexiva e incentiva a formação de uma consciência crítica, não se limitando a auto-expressão e à criatividade.

Evelyn havia completado 71 anos no dia 13.11.

O velório ocorre nesta segunda-feira, a partir das 10h, seguido de enterro às 13h, ambos no Cemitério Israelita do Butantã, em São Paulo.

O MARGS agradece ter contado com sua profissional e dedicada gestão, assim como ter feito parte de sua história e passagem.

 

Leia aqui um perfil de Evelyn Berg Ioschpe:

http://eurobikemagazine.com.br/olhar-empreendedor/

Crédito da foto: Marisa Cauduro

 

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=6Y7GKjoHohg&feature=emb_logo[/youtube]

Apoio e Realização