MARGS recebe a etapa final do projeto MOTORHOME [PPPP]

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS, em parceria com o Programa Público de Performance Península (PPPP), convida o público a participar no próximo sábado, 06 de julho, das atividades de encerramento do projeto “MOTORHOME [PPPP]”. Estão programadas ações, falas, performances e a exibição de um documentário.

A programação começa já na parte da manhã, a partir das 10 horas, com a instalação na parte externa do museu, na Praça da Alfândega, da estrutura inflável e efêmera que serviu de “casa-ateliê-ponto” durante a itinerância do programa. A criação é assinada pelo coletivo TransLAB.URB, que a partir das 11h fará uma fala aberta ao público sobre a experiência deste projeto e também de outros já desenvolvidos.

A seguir, pela parte tarde, Jessica Porciuncula, a artista residente do programa, realizará uma performance no foyer do MARGS a partir das 14h.

Na sequência, às 15h, no auditório do museu, ocorrerá uma fala aberta ao público com a participação de duas das quatro artistas residentes do “MOTORHOME [PPPP]” – Bianca Bernardo e Jessica Porciuncula –, juntamente com Gabriela Motta e Izis Abreu, duas das quatro curadoras e pesquisadoras que participaram do projeto realizando acompanhamento curatorial e teórico às artistas selecionadas. A mediação é da artista Andressa Cantergiani, curadora-geral do projeto.

Por fim, às 16h, será realizada a sessão de lançamento do documentário “PPPP [MOTORHOME]”, dirigido por Vinícius Guerra e filmado ao longo da execução do projeto em trânsito.

A programação de encerramento do programa de performance realizado em trânsito dá sequência à parceria entre o MARGS e o projeto “MOTORHOME [PPPP]”. No dia 8 de junho, o museu recebeu uma fala aberta ao público seguida de performance da artista Charlene Bicalho, uma das quatro artistas residentes.

 

Sobre o MOTORHOME [PPPP]

É um programa de performance realizado em trânsito, através do deslocamento de artistas pelo interior do Rio Grande do Sul ao longo de um mês a bordo de um motorhome, espécie de casa-veículo-espaço de trabalho que buscou permitir tanto a experiência do deslocamento, como da convivência, da troca e do aprender coletivo e em contexto. MOTORHOME [PPPP] aconteceu durante os meses de maio e junho, com paradas para ações performativas, conversas e oficinas em 4 cidades do Estado: Caxias do Sul, Santa Maria, Pelotas e Porto Alegre. Ao todo, contou com 4 artistas participantes: Bianca Bernardo (Rio de Janeiro/RJ, 1982), Bruna Kury (1987), Charlene Bicalho (João Monlevade/MG, 1982) e Jessica Porciuncula (São Luiz Gonzaga-RS, 1992).

Este projeto está sendo realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (Pró-cultura RS FAC), Lei n° 13.490/10.

 

PROGRAMAÇÃO DE SÁBADO (6/7)

10h – Montagem da estrutura efêmera e inflável em frente ao museu

11h – Conversa com o Coletivo Translab.urb

14h – Performance da artista residente Jessica Porciuncula

15h – Conversa com as curadoras Gabriela Motta e Izis Abreu e com as artistas residentes Bianca Bernardo e Jessica Porciuncula. Mediação de Andressa Cantergiani

16h – Lançamento do documentário dirigido por Vinícius Guerra e filmado durante as atividades do projeto Motorhome PPPP

Apoio e Realização