MARGS realiza Oficina de Stencil com os artistas Rogério Nazari e Allan Vieira — ALN

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, anuncia a realização de uma Oficina de Stencil como parte do Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”, atualmente em exibição no Museu. 

A atividade ocorrerá no próximo sábado (15.04.2023), a partir das 14h, envolvendo um encontro com artistas e uma atividade prática.  A oficina é gratuita, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia em formulário online: https://forms.gle/1P7tjpSmYMzXosd18

A primeira parte da atividade terá lugar no Auditório do MARGS (2º andar do Museu), com apresentações dos artistas Rogério Nazari (1951) e Allan Vieira — ALN (1987), que falarão sobre a prática e a concepção do stencil, a partir de contextos e pontos de vista distintos.  

Rogério Nazari abordará o surgimento da prática do stencil em Porto Alegre, entre as décadas de 1970 e 1980, em relação ao campo institucional das artes visuais do período e também quanto aos movimentos de contracultura. O artista enfatizará as influências iniciais da produção, os suportes em que ela se dava e as concepções de arte que permeavam a prática. Para isso, partirá de alguns de seus trabalhos atualmente expostos na exposição “PULSE”, como é o caso de “Grafitti coração” (1980), que consiste no registro de um grafite feito pelo artista nas ruas de Porto Alegre na década de 80. Já Allan Vieira — ALN explanará sobre a prática do stencil em Porto Alegre atualmente, situando-a, sobretudo, dentro da produção contemporânea do grafite e do movimento Hip Hop. Abordará seus suportes atuais e a relação da prática com movimentos políticos e antirracistas. 

A segunda parte da atividade consistirá num exercício prático de stencil sob a orientação do artista Allan Vieira. O exercício se dará  a partir de modelos selecionados pela equipe do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, com o objetivo de oferecer uma introdução a técnicas de corte e impressão. Todos os materiais necessários para a oficina serão oferecidos pelo museu.

 Os artistas

Rogério Nazari (Araranguá/SC, 1951) estudou Arquitetura e Artes Plásticas. Sua prática artística é marcada pelas experiências com arte postal e arte xerox, além de performance, instalação e pintura. Um dos temas que se destacam em sua poética é a representação da homoafetividade. Foi um dos artistas atuantes no Espaço N.O. — Centro Alternativo de Cultura (1979–1982). Nos anos 1980, atuou em dupla com o artista Telmo Lanes — exemplos de suas realizações em coautoria são a performance e instalação “Porquê choras?” (1985) e a participação na 19ª Bienal de São Paulo (1987). Já participou de diversas exposições coletivas em várias instituições brasileiras como o MAM Rio e o MARGS. Atualmente, trabalha como como Diretor de Arte em produção audiovisual para cinema e televisão.

Allan Vieira — ALN (Porto Alegre/Rs, 1987) nasceu e mora na cidade de Porto Alegre. Conheceu o grafite através de movimentos de resgate de jovens da periferia vinculados ao Hip Hop. Atualmente, usa o grafite como uma ferramenta de construção social. Através da arte, busca a representatividade do povo preto. É antirracista e militante do movimento Hip Hop Porto Alegre.

 

 A exposição “PULSE”

A exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022” faz um resgate da produção dos artistas, contemplando a produção que realizaram conjuntamente nos anos 1980 e um panorama das produções individuais de ambos. Constituída por pinturas, xerografias, fotografias, instalações e registros de performance, esta expressiva produção, que permaneceu praticamente inédita, tendo sido rara ou brevemente exibida, é “redescoberta” nesta oportunidade. 

A curadoria é de Ana Albani de Carvalho, curadora convidada, Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, com produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do MARGS.

Ocupando o Foyer e três salas do 2º andar do MARGS (Galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido), a exposição foi inaugurada em 17.12.2022 e segue em exibição até 14.05.2023. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h). Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br.

Leia mais sobre a exposição: https://www.margs.rs.gov.br/midia/pulse-rogerio-nazari-e-telmo-lanes-trajetorias-1976-2022/

 

SERVIÇO

Oficina de Stencil

Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”

Quando: 15.04.2023, às 14h 

Onde: Auditório do MARGS (2º andar do Museu), Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150 

Inscrições: a oficina é gratuita, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia em formulário online: https://forms.gle/1P7tjpSmYMzXosd18

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização