MARGS realiza ação artística e educativa sobre o Dia da Consciência Negra

Protagonizada por integrantes negras da equipe do museu, intervenção será realizada
nesta quarta-feira, a partir das 17h, na entrada principal da instituição

 

Nesta quarta-feira, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, integrantes dos Núcleos de Curadoria, Educativo e Administrativo do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) realizarão, às 17h, uma ação alusiva à data. Intitulada “Não queremos ser as únicas”, a ação consiste em uma intervenção artística e educativa, que terá lugar na entrada principal do MARGS, endereçada ao público passante e visitante.

A atividade será protagonizada pelas únicas três funcionárias negras do quadro técnico do museu — Natália Almeida (Núcleo Administrativo), Izis Abreu (Núcleo de Curadoria) e Pamela Zorn (Núcleo Educativo).

Desse modo, a intervenção por elas protagonizada sublinha o Dia da Consciência Negra como uma ação do MARGS, com o objetivo de chamar à atenção para questionamentos históricos e, por isto, não menos urgentes quanto a questões de poder, visibilidade e representatividade.

Nesse sentido, o público será convidado a pensar sobre os seguintes pontos:

> Quem está dentro e quem está fora do museu?

> Quem consegue cruzar a linha fronteiriça deste espaço de poder que, historicamente, determina os modos de ver, fazer e pensar o sensível, criando “repartições do visível e do invisível”?

“Não queremos ser as únicas” integra as ações que a atual gestão do museu tem procurado estimular e implementar por um viés (auto)crítico, como modo de refletir sobre os discursos e as práticas frente à urgente necessidade de enfrentar os passivos históricos e lidar com suas formas de reparação.

CONVITE E ARGUMENTO

 

“Não queremos ser as únicas”

Ao contrário do que se imagina, mais do que o resgate do orgulho da negritude, o Dia da Consciência Negra é um chamado a TODA A COMUNIDADE para uma tomada de consciência sobre a condição econômica e social a que homens e mulheres negrxs estão submetidxs em decorrência do processo histórico de racialização.

Pensando em ampliar o debate, as únicas três funcionárias negras do quadro técnico do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) — Natália Almeida (Núcleo Administrativo), Izis Abreu (Núcleo de Curadoria) e Pamela Zorn (Núcleo Educativo) — partem da própria realidade acerca da presença assimétrica entre profissionais negros e brancos no interior do museu, assim como da assimetria entre os artistas que integram o acervo artístico da instituição (apenas 2% são negros).

A partir dessas premissas, o trio protagoniza uma intervenção artística na entrada principal do MARGS, com o objetivo de problematizar e chamar atenção para a invisibilização de sujeitos racializados como negros no campo das artes no Rio Grande do Sul.

Trata-se de um convite para que o público se junte a elas que, propositadamente, escolheram ocupar o acesso principal ao MARGS com a presença de seus corpos negros, pontuando — visível, simbólica e politicamente — na linha fronteiriça que separa quem está dentro e quem está fora, quem pode ou quem não pode fazer parte, quem pertence e quem não se sente convidado a pertencer.

O convite ao público é, portanto, para que se reflita sobre como cruzar e romper com as linhas fronteiriças dos espaços de poder, que historicamente têm definido as separações que determinam os modos de ver, fazer e pensar o sensível, criando “repartições do visível e do invisível”.

Com proposição, realização e protagonismo por parte das três funcionárias negras que integram o quadro técnico do MARGS, a intervenção integra as ações que a atual gestão do museu tem procurado estimular e implementar por um viés (auto)crítico, como modo de refletir sobre os discursos e as práticas frente à urgente necessidade de enfrentar os passivos históricos e lidar com suas formas de reparação. Nesse empenho, assumimos como compromisso fundamental a defesa de premissas democráticas e de valores cidadãos, como inclusão, diversidade, pluralidade e representatividade, por meio de ações e estratégias envolvendo o programa artístico, as políticas de exibição e aquisição, a ação educativa e a gestão museológica, bem como o exame da estrutura e dos processos internos de funcionamento da instituição.

 

SERVIÇO

 

 

“Não queremos ser as únicas”

Intervenção artística e educativa alusiva ao Dia da Consciência Negra

Data: quarta-feira (20.11.2019), às 17h

Local: entrada do MARGS

Participantes: Izis Abreu (Núcleo de Curadoria); Pamela Zorn (Núcleo Educativo); Natália Almeida (Núcleo Administrativo)

Entrada gratuita

 

Contatos

Núcleo de Comunicação – comunicacao@margs.rs.gov.br – (51) 3286-3145 / Ramal 7192

 

 

 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

 

Apoio e Realização