MARGS reabre para visitação do público dia 11.05.2021 com 2 exposições inéditas e regras de visitação

De volta ao museu

Depois de fechar à visitação do público em dezembro de 2020 para a realização da atual reforma, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — SEDAC, anuncia sua reabertura dia 11.05.2021.

O MARGS retorna inicialmente com 2 exposições inéditas, ocupando 8 galerias e o foyer do Museu.

“Lia Menna Barreto: A boneca sou eu — Trabalhos 1985-2021” traz a público a produção e trajetória de uma das mais notáveis artistas entre a chamada Geração 80 no Rio Grande do Sul, e desde os anos 1990 nome destacado e com ampla inserção no circuito de arte contemporânea brasileira e mesmo internacional. A exposição apresenta dezenas de obras entre objetos, esculturas, sedas, instalações, pinturas e desenhos realizados desde 1985, totalizando centenas de peças em exibição. É a maior mostra já realizada da artista e a primeira a reunir um conjunto de obras tão extenso e abrangente de sua carreira, traçando um panorama da trajetória de mais de 30 anos de uma produção pautada pela liberdade de trânsito e contaminações entre múltiplas linguagens e materiais, na intersecção entre arte, vida e cotidiano. A ampla exposição ocupa todos os espaços expositivos do 1º andar do MARGS: as 3 galerias das Pinacotecas, as Salas Negras e a Sala Aldo Locatelli, além do foyer à entrada do Museu.

“Bruno Gularte Barreto: 5 CASAS” retrata a busca pelas memórias de infância do artista sobre a pequena cidade no interior do Rio Grande do Sul onde nasceu, suas complexidades e contradições. O público será conduzido a conhecer uma velha professora de francês tocando um piano desafinado acompanhada de seus 36 gatos, um homem que vive há mais de 40 anos sozinho em uma fazenda mal assombrada, um grupo de freiras que conduzem uma escola de ensino fundamental, um jovem gay sofrendo bullying e agressões e um menino cujos pais morreram 20 anos atrás. Apresentada na Galeria Iberê Camargo e na Sala Oscar Boeira do 2º andar do MARGS, a exposição traz a público uma série de fotografias, foto-instalações, objetos e vídeos que lidam com os conceitos de memória, autobiografia e autoficção. O projeto, que também envolve a realização de um livro, tem financiamento pela lei Aldir Blanc (com recursos da Lei nº 14.017/2020) e realização da Estranho Produções e Primeira Fila Produções.

Em razão da necessidade de coordenar o funcionamento do Museu com as obras em andamento neste momento, o retorno do MARGS para visitação do público se dará de modo parcial e gradual ao longo do período de realização das melhorias, previstas para serem realizadas até setembro de 2021.

Assim, em sequência à reabertura, o Museu prepara para as próximas semanas o retorno da mostra de longa duração “Acervo em movimento”, programa de caráter permanente da atual gestão voltado ao acervo do MARGS e que traz a público uma exposição que opera com um modelo de rotatividade de obras das coleções do Museu, mediante substituições frequentes dos trabalhos artísticos em exibição.

 

Protocolos sanitários e visitação

Seguindo as novas orientações do Governo do Estado do RS em relação à pandemia da Covid-19, o MARGS adotou uma série de medidas sanitárias e de regras de acesso e visitação necessárias para garantir uma visita segura e que ofereça uma experiência que possa ser aproveitada da melhor maneira: máximo de 15 visitantes simultâneos (sendo grupos até 6 pessoas), controle de fluxo de entrada, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e respeito à distância de 2m.

O MARGS reabre para visitação em 11.05.2021 mediante agendamento prévio nas modalidades “Visita presencial sem mediação” e “Visita presencial com mediação”

O período segue de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), sempre com entrada gratuita.

A partir de 01.06, não será mais necessário agendar para visitar o Museu. O agendamento prévio seguirá apenas para a “Visita presencial com mediação”, via Sympla (clique aqui), com 2 horários para grupos de até 6 pessoas: 10h30 às 12h e 14h às 15h30, de terça-feira a sábado.

Assim como na reabertura em outubro de 2020, a preparação de agora do MARGS incluiu sinalização informativa sobre regras de visitação, instalação de dispensadores de álcool desinfetante e a implementação de um protocolo de sanitização dos espaços de circulação coletiva e de superfícies de uso comum (banheiros, corrimões, elevador). O MARGS preparou um Guia de Regras para Acesso e Visitação com os protocolos e medidas de segurança sanitária (clique aqui). 

Reforma em andamento

Fechado à visitação pública desde dezembro de 2020 para estar em condições de receber a atual reforma em andamento, o MARGS chega ao mês de maio com etapas já cumpridas das 3 melhorias de preservação e segurança.

Uma delas foi a obtenção em março do Alvará do PPCI (Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndio), que certifica que a edificação se encontra em condições de segurança em conformidade com a Legislação, Resoluções Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar do RS e normas quanto à prevenção de incêndio. 

O PPCI vinha sendo buscado há anos pelo MARGS, sendo efetivado agora, na gestão de Francisco Dalcol, com o financiamento das adequações e melhorias. A conquista também resulta dos esforços da Associação de Amigos do Museu (AAMARGS) em proporcionar manutenção e melhorias das condições de infraestrutura para o prédio e a operação do Museu. O PPCI do MARGS está sendo financiado com patrocínio da Banrisul Vero, BRDE e Sulgás por meio do Plano Anual do MARGS 2020, gerido pela AAMARGS no Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) — Lei de Incentivo à Cultura.

As outras 2 melhorias são a substituição total do sistema de climatização e a restauração arquitetônica da parte superior do histórico prédio, envolvendo os 4 Torreões, clarabóia, piso do terraço e elementos como estatuária, ornatos, compoteiras, capitéis e balaústres. 

A reforma está sendo financiada pelo repasse de R$ 4.779.896,62 do Fundo de Defesa dos Direitos Difusos (FDD), vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. As duas melhorais fazem parte de projeto de revitalização do MARGS originado em 2013, no PAC das Cidades Históricas, e apresentado em 2015. A obra é contratada e supervisionada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) e a Secretaria de Obras e Habitação do Estado do RS. O projeto de restauro é da empresa Perene Cultural, e a execução é da empresa Arquium Construções e Restauro, sendo que os trabalhos estão previstos para serem realizados até setembro de 2021.

 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Patrocínio

BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Apoio

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização