MARGS promove live do projeto “Mulheres artistas, questões atuais”

Mulheres

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS promoverá mais uma edição do já tradicional projeto “Mulheres artistas, questões atuais”, que desde 2015 é promovido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu e convida a uma reflexão sobre a participação das mulheres nas artes.

Desta vez, o projeto terá como convidadas as pesquisadoras Rosane Vargas e Mel Ferrari, que vêm investigando a trajetória, a produção e a inserção de artistas mulheres no sistema da arte local. Com mediação de Daniele Barbosa, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, o evento será realizado em formato virtual, com transmissão ao vivo no dia 10.03.2021, às 19h. Para assistir, basta acessar o perfil do MARGS no YouTube (clique aqui), não sendo necessária inscrição prévia.

A live também integra a campanha “Força Feminina”, promovida pela Secretaria de Estado da Cultura do RS — SEDAC, que estenderá sua programação a demais instituições (Veja aqui a programação completa).

Entre os assuntos que serão debatidos nesta edição de Mulheres Artistas, questões atuais”, Rosane Vargas tratará sobre a presença de alunas mulheres na Escola de Artes de Porto Alegre, do Instituto de Bellas Artes, atual Instituto de Artes da UFRGS, analisando a relação entre a elevada presença de mulheres na Escola, sua visibilidade e reconhecimento profissional. Já Mel Ferrari falará sobre a trajetória da artista Christina Balbão, notabilizada pela participação na criação e organização do MARGS e como primeira professora mulher do Instituto de Artes da UFRGS.

Nas palavras da coordenadora do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, Carla Batista:

“Embora faça parte da nossa programação fixa do mês de março, as problemáticas que o evento propõe abordar não ficam restritas a essa data, sendo trabalhadas de forma constante e transversal em nossa ação educativa. Nestas últimas semanas, em que estamos vivenciando o agravamento da pandemia no RS, nos questionamos sobre a manutenção desse encontro. Porém, considerando que seu caráter não é festivo e celebrativo, mas sim crítico e reflexivo, decidimos mantê-lo, como já era previsto, na modalidade online.”

 

SOBRE AS PARTICIPANTES

Rosane Vargas é jornalista e historiadora da arte, doutoranda em Artes Visuais na UFRGS, na linha de História, Teoria e Crítica de Arte. Pesquisa, principalmente, sobre arte e feminismo, arte e política e historiografia da arte. É curadora da exposição “Judith Fortes: 70 anos depois”, atualmente em exibição na Sala da Fonte da Pinacoteca Aldo Locatelli, em Porto Alegre.

Mel Ferrari é historiadora da arte, mestranda da Pós-graduação Interunidades em Estética e História da Arte da USP. Tem experiência com curadoria e arte educação atuando em instituições como MARGS, MACRS, Instituto de Artes Visuais do RS, Instituto de Artes da UFRGS, Pinacotecas da Prefeitura de Porto Alegre e Farol Santander. É integrante do coletivo Mulheres nos Acervos, que investiga a equidade de gênero dentro dos acervos públicos de arte de Porto Alegre. Em 2020, o projeto ganhou na categoria Destaque em Acervos no XIII Prêmio Açorianos.

SERVIÇO

Mulheres artistas, questões atuais

Live com Rosane Vargas e Mel Ferrari. Mediação de Daniele Barbosa

10.03.2021, às 19h

Para assistir: acesse o perfil do MARGS no YouTube (clique aqui). Não é necessária inscrição prévia

 

MARGS EM CASA

O MARGS está temporariamente fechado para receber a reforma que envolve a substituição do sistema de climatização e a restauração da parte superior do histórico prédio. As obras seguem até setembro de 2021, e a previsão é que o MARGS reabra parcial e gradualmente ao público.

Siga nos acompanhando por aqui:

www.facebook.com/museumargs

www.instagram.com/museumargs

https://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/

https://issuu.com/margsmuseu

https://www.youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w/videos

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Patrocínio

BRDE

Sulgás

Vero Banrisul

Apoio

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Tintas Killing

iSend

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

Apoio e Realização