MARGS apresenta Projeto de Digitalização do Acervo Documental na III Trienal de Arquitetura e Urbanismo do CAU/RS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cutura — Sedac, participa da III Trienal de Arquitetura e Urbanismo do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Nesta quarta-feira, 16.11.22, Cristina Barros, Curadora-assistente do MARGS, e Nina Sanmartin, Coordenadora técnica e operacional do Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS, participam da sessão temática sobre Acervos e Direitos Humanos, ao lado da historiadora Julia Cerqueira Gumieri e das museólogas Ana Celina Figueira da Silva e Bárbara Hoch.

A sessão será realizada a partir das 16h, na Sala Iran Rosa do IAB/RS (R. Gen. Canabarro, 363 – Centro Histórico, Porto Alegre), e discutirá o potencial das tecnologias digitais no processo de democratização do acesso ao patrimônio cultural brasileiro aplicado a acervos de instituições de memória e cultura como o Centro de Memória do CAU/RS, o Memorial da Resistência (SP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS).

Cristina e Nina participam da sessão com uma apresentação sobre o Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS e o uso do software livre Tainacan no processo de disponibilização virtual da documentação digitalizada.

O Repositório Tainacan do MARGS (acesse link na bio) foi criado com o objetivo de disponibilizar de forma online e gratuita as principais coleções documentais do Museu. O sistema foi desenvolvido e personalizado para atender as especificidades desse arquivo dedicado às artes visuais, buscando soluções inovadoras para proporcionar ao público uma experiência de pesquisa mais completa, intuitiva e autônoma.

Iniciado em dezembro de 2021, o projeto é financiado com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation – AFCP), por meio do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e da Associação de Amigos do MARGS — AAMARGS.

A programação completa da III Trienal do CAU/RS pode ser acessada em: caurs.gov.br/trienal

O MARGS é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS.

Apoio e Realização