FVCB promove nova atividade paralela à exposição “Eu estou aqui agora” no MARGS

A Fundação Vera Chaves Barcellos promove no dia 20 de Novembro de 2019, às 18h30min, no auditório do MARGS, um encontro integrando a programação da exposição “Eu estou aqui agora”. Participando da conversa teremos a presença do Artista Alexandre Copês, e da artista Glaucis de Moraes.

O objetivo do encontro é proporcionar o diálogo dos artistas com o público, abordando questões conceituais e poéticas em relação aos trabalhos que compõem a exposição.

Entrada gratuita.

Será fornecido certificado aos participantes.

SOBRE OS CONVIDADOS:

Glaucis de Morais Almeida
(Lajeado, RS, 1972).

Forma-se em desenho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, em 1997. Faz mestrado em poéticas visuais pela mesma instituição. Frequenta cursos de intervenção em espaços urbanos e desenho e faz orientação em artes plásticas no Torreão, Porto Alegre. Sua pesquisa faz uma imbricação entre os jogos da arte e a fragilidade das relações. O elo entre pessoas, seja pela ponte da linguagem, seja pela construção da vontade, está precariamente inscrito na superfície da parede ou na estrutura frágil de uma escultura.

Alexandre Copês
(São Gabriel, RS, 1988).

Vive e trabalha em Porto Alegre. Graduado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da UFRGS, mestrando pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais desta Universidade, desenvolve sua pesquisa em cruzamento com o vídeo, a fotografia, o desenho e outro meios, buscando interconexões entre o campo das artes visuais e demais áreas de conhecimento, como a geografia humanista, a história, o cinema e a literatura. Além disso, atua como produtor cultural e assistente de atelier do artista Carlos Pasquetti. Realizou exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), Museu de Arte Contemporânea do RS (MACRS), Museu dos Direitos Humanos (RS), Instituto Tomie Ohtake (SP), Espaço Saracura (RJ), Aliança Francesa de Belo Horizonte (MG), entre outros.

SOBRE A EXPOSIÇÃO:

A exposição Eu estou aqui agora, como seu título pontua, aborda a presença e o tempo presente. A mostra tem como ponto de partida a performance Momento Vital, de Vera Chaves Barcellos, na qual a artista repete, e reitera, inúmeras vezes que “eu estou aqui presente agora”. A ação de centramento na leitura, que se auto referência em seu fazer, ecoa na pesquisa curatorial servindo de elo para pensar as diferentes relações entre as obras que integram o acervo da Fundação Vera Chaves Barcellos e outras produções escolhidas especialmente para esta ocasião. A afirmação da artista ressoa logo na entrada do espaço expositivo e se refaz, novamente, ao longo das obras. Como um mantra repetido em voz baixa, uma espécie de meditação. A performatividade, o deslocamento de objetos de uso doméstico, as intervenções, os convites à participação, permeados por posicionamentos críticos em relação ao contexto social, com ironia, nonsense e irreverência são táticas elencadas pelos artistas em seus processos de trabalho que estruturam-se substancialmente nas obras apresentadas ao longo da exposição. Há nessa escolha o desejo de provocar a reflexão a partir de uma crítica sutil, de testar o olhar e o pensamento a partir de relações e de pontuações sensíveis, bem humoradas, porém densas. As obras, de diferentes tempos, estão aqui, agora. Algumas, feitas há anos, são tão urgentes quanto quando foram criadas. Outras, mais recentes, também não deixam de estar ligadas ao passado. E há ainda outras, nas quais esse agora, sem tempo, pulsa. Para onde mais vamos com esse aqui agora?

SOBRE OS ARTISTAS:

A exposição conta com obras do acervo da FVCB e de artistas convidados especialmente para a mostra. Entre eles estão o grupo 3NÓS3, Alexandre Copês, Antoni Muntadas, Camila Leichter, Dione Veiga Vieira, Domènec, Fernanda Gassen, Glaucis de Morais, Heloísa Schneiders da Silva, Lenora de Barros, Lia Menna Barreto, Marilá Dardot, Mario Ramiro, Marlies Ritter, Marina Camargo, Milton Kurtz, Patrícia Francisco, Patricio Farías, Regina Vater, Samy Sfoggia e Vera Chaves Barcellos.

“EU ESTOU AQUI AGORA” | Atividade paralela à exposição
Quando: 20 de NOVEMBRO de 2019, QUARTA-FEIRA, às 18h30h.
Onde: Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/n – Centro Histórico, Porto
Alegre)