Exposição “Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS” chega a Caxias do Sul

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), o Serviço Social do Comércio (Sesc-RS) e a Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa de Cultura de Caxias do Sul, anunciam a abertura da exposição “Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS”.

A abertura em Caxias do Sul ocorre no dia 08.11.2022. A mostra segue em exibição até 03.12.2022, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 10h às 16h. 

Chegando a Caxias do Sul depois de estrear no Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG) de Pelotas, “Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS” é um desdobramento da grande exposição coletiva apresentada no MARGS entre 14.05 e 21.08.2022, trazendo a público o debate e a reflexão sobre a presença e representatividade negra no campo das artes visuais, a partir de uma perspectiva desde o Sul do Brasil. 

Com curadoria de Igor Simões e Izis Abreu, assistência de curadoria de Caroline Ferreira e produção e realização do MARGS/Sedac/AAMARGS, a ampla e extensa mostra coletiva ocupou todo o primeiro andar do Museu, apresentando 200 obras aproximadamente, de mais de 20 acervos de instituições, museus e coleções particulares, reunindo mais de 70 artistas entre históricos e atuantes.

 

“Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS” 

Em Caxias do Sul, “Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS” tem curadoria de Izis Abreu e assistência de curadoria de Amanda Wink Barcelos. 

A mostra coletiva apresenta  um recorte da exposição original com cerca obras dos 20 artistas que participaram, entre e março e abril de 2022, da residência artística intitulada “Resistência artística: INcorporAÇÕES e cruzas poéticas”, uma parceria entre MARGS, RS Criativo e Sesc-RS. 

A atividade de formação e aperfeiçoamento, que integrou as ações preparatórias para a grande  exposição no MARGS, envolveu temas como o conceito de arte afro-brasileira, o funcionamento do sistema das artes e o empreendedorismo, além da formalização, gerenciamento e comunicação do negócio criativo.

 

O projeto “Presença Negra no MARGS”

A exposição “Presença Negra no MARGS” é o ápice e ponto culminante do Programa Público iniciado ainda em 2021, pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, que apresentou conteúdos, palestras, aulas, encontros, cursos e debates envolvendo artistas, teóricos/as, pesquisadores/as, curadores/as e intelectuais negros/as e do pensamento negro no Brasil, incluindo agentes de movimentos sociais e ONGs. Essa intensa programação juntamente a uma profunda pesquisa ofereceram um ambiente preparatório para o ponto de culminância da grande exposição que agora é apresentada.

O ponto de partida do projeto “Presença Negra no MARGS” foi um trabalho de revisão crítica do acervo do Museu e de sua formação ao longo de quase 7 décadas até aqui, problematizando os números levantados — hoje são 25 artistas negros/as que o integram, ou seja, apenas 2,23% em um universo de 1.079. Disso, resultou a série de postagens nas redes sociais intitulada “Presença Negra no Acervo do MARGS”, abordando a produção e a trajetória de artistas negros/as que o integram.

Problematizando ainda o reduzido número de suas obras no acervo — são 134 atualmente, ou seja, apenas 2,43% em um total de 5.598 —, a reflexão sobre ausências, exclusões, invisibilidades e silenciamentos de sujeitos racializados como negros logo passou a englobar não somente a coleção do Museu, mas também o campo das artes visuais como um todo.

No MARGS, a exposição “Presença Negra” integra ainda o programa expositivo “Histórias Ausentes”, com o qual se procura conferir visibilidade e legibilidade a manifestações artísticas e narrativas invisibilizadas pelos discursos dominantes da historiografia oficial, destacando trajetórias artísticas que permanecem não legitimadas pelo sistema da arte.

 

LISTA DE ARTISTAS DA EXPOSIÇÃO

Ana Langone 

Estêvão da Fontoura

Gisamara Oliveira

Giuliano Lucas 

Gustavo Assarian 

Jota Ramos 

Leandro Machado 

Luis Ferreirah 

Marcos Porto

Mitti Mendonça

Pamela Zorn 

Paulo Corrêa 

Rita Lende 

Rogério Fraga de Campos 

Salvador

Silvana Rodrigues

Thiago Madruga

Virgínia Di Lauro 

Vitória Macedo

Wagner Mello 

 

TEXTO CURATORIAL

Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS

A exposição “Presença Negra no MARGS — Itinerância Sesc-RS” resulta da “Resistência Artística: IncorporAÇÕES e Cruzas Poéticas”, residência voltada a artistas negras e negros do circuito artístico gaúcho. A atividade foi concebida a partir de uma parceria da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul — Sedac, por meio do MARGS e do RS Criativo, com o Sesc-RS. Visou aproximar artistas de diferentes regiões gaúchas cujas poéticas partem de linguagens também diversas, promovendo diálogos interdisciplinares que podem ser vistos na exposição. 

As obras exibidas em Caxias do Sul são um recorte das obras que integraram a exposição “Presença Negra no MARGS”. A mostra, que ficou em cartaz de 14 de maio a 21 de agosto, consistiu em um profundo exame e revisão crítica sobre as ausências e (in)visibilidades de sujeitos racializados como negros e negras na arte, ao problematizar o reduzido número de artistas cujas obras compõem o Acervo Artístico do principal museu de arte do Rio Grande do Sul. O número estimado de artistas negros/as era de 22, em um universo então de 1.100 artistas que até ali integravam sua coleção.  Esse número representava menos de 2% do total do acervo do MARGS. 

Observar esses dados é importante pois os acervos e as coleções de um museu de arte designam o que é considerado arte e quais objetos devem ou não fazer parte, definindo quais subjetividades devem ser preservadas, difundidas e acessadas. Assim, acabam por reverenciar alguns artistas em detrimento de outros.

Interrogar sobre a existência de artistas negros, em qualquer tempo, é necessariamente assumir os lugares sociais que foram impostos a homens e mulheres negras na história assimétrica e violenta do Brasil, do Rio Grande do Sul. Trabalhar com produções que vêm de mãos e mentes negras é uma posição política que se refere à necessidade de conceber a arte afro-brasileira não como um tema, um estilo ou conteúdos preestabelecidos, e, sim, como a parcela da arte brasileira produzida por sujeitos negros. 

Izis Abreu, curadora da exposição

Amanda Wink Barcelos, curadora-assistente da exposição

 

 

SERVIÇO

Exposição Presença Negra  — Itinerância Sesc-RS”

Curadoria de Izis Abreu e assistência de curadoria de Amanda Wink Barcelos

Onde: Galeria de Arte Gerd Bornheim, da Casa de Cultura de Caxias do Sul (Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro, Caxias do Sul – RS, 95020-190)

Visitação: abertura terça-feira (08.11.2022).A mostra segue em exibição até 03.12.2022, com visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábados, das 10h às 16h. Telefone: (54) 3215-4307

Apoio e Realização