Diretor-curador do MARGS profere palestra na Plenária do Colegiado Setorial de Artes Visuais

Francisco Dalcol foi um dos palestrantes da plenária que elegeu o novo Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS. A palestra do diretor-curador do MARGS foi baseada na experiência dos primeiros meses da sua gestão no museu, iniciada em janeiro deste ano, tendo como tema “As artes visuais no RS: realidades e desafios”.

A fala de Dalcol foi seguida por palestra do convidado especial do evento, o crítico e curador Paulo Herkenhoff, que abordou as particularidades e potencialidades da produção artística gaúcha e do próprio meio artístico do Estado.

As palestras, que abriram o dia de trabalhos na Plenária do Colegiado Setorial de Artes Visuais 2019, foram mediadas por André Venzon, diretor do Instituto Estadual de Artes Visuais (IEAVi) e do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MAC-RS).

Durante à tarde, ainda fizeram falas a Secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araújo, e o Diretor de Fomento da Secretaria de Estado da Cultura, Rafael Balle.

Realizado na quinta-feira (30/5), na Fundação Iberê Camargo, o encontro reuniu representantes de instituições públicas e privadas, bem como agentes e lideranças do campo das artes visuais do Estado. A plenária tinha por objetivo analisar e debater as realidades e os desafios do setor, para então eleger o novo Colegiado Setorial de Artes Visuais do RS. Este importante órgão de assessoramento da Secretaria da Cultura tem por finalidade fiscalizar as diretrizes das políticas públicas para o segmento, à luz do Plano Estadual de Cultura, e propor ações específicas para a consecução das mesmas no âmbito do Sistema Estadual de Cultura.