Diretor-curador do MARGS apresenta palestra no encontro [RE] Pensando Expografias

O Curso de Museologia/UFRGS promove o Encontro [RE] Pensando Expografias, que ocorrerá no dia 19 de novembro de 2019, no Auditório I da FABICO.

O evento visa proporcionar um espaço de reflexão sobre o universo das exposições, a partir do diálogo com profissionais de diferentes áreas do conhecimento que atuam no campo dos museus e que pensam e repensam suas práticas expográficas.

O diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol, participa do encontro com a fala “Acervo em movimento: um experimento de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS”, na qual abordará o projeto que marcou o início de sua gestão do museu neste ano.

“Acervo em movimento” é uma mostra de longa duração, porém viva e dinâmica, uma vez que opera com um modelo de rotatividade de obras da coleção do MARGS, com substituições que se alteram marcando distintos períodos expositivos.

Sua estreia foi em março, nas Pinacotecas, o espaço mais nobre do MARGS. O projeto expositivo consistiu em um exercício experimental de curadoria com as equipes do museu, que atuaram no desenvolvimento da mostra em regime compartilhado. A exposição inaugurou com uma seleção de obras do acervo, passando até julho por alterações quase mensais com entradas e saídas de outras obras. Cada uma dessa “viradas” foi conduzida por integrantes dos Núcleos de Curadoria, Acervo, Educativo, Documentação e Pesquisa, e Restauro e Conservação.

O projeto não segue ordenações de estilo, origem ou período. Como uma exposição não cronológica e desenvolvida segundo o conceito de montagem, o projeto explora diálogos e confrontos a partir de articulações de vizinhança e rebatimento entre as obras no espaço expositivo, propondo assim relações novas, inusitadas e provisórias de ordem conceitual, histórica, política, formal e mesmo afetiva.

“Acervo em movimento” constitui um primeiro experimento curatorial voltado ao acervo, o qual se quer permanente na política de exibição do MARGS nesta gestão, passando a ocupar diferentes salas do museu depois desta estreia nas Pinacotecas.

Desde agosto, a mostra ocupa a Sala Aldo Locatelli do museu. Na mais recente “virada”, foram introduzidas obras de artistas atuantes no Espaço N.O. (1979-1982) pertencentes ao acervo do museu. Com essa estratégia, a atual configuração de “Acervo em movimento” dialoga e se interliga à exposição “Espaço N.O. – Arquivos de uma experiência coletiva”, aberta dia 09.10.2019, na galeria Iberê Camargo, no segundo andar do MARGS, permanecendo em exibição até 15.12.2019.

Encontro [RE] Pensando Expografias

09:30 – 10:00 – Credenciamento

10:00 – 12:00 – Diálogos expográficos: saberes e práticas

Cláudia Aristimunha – Museu da UFRGS