Conversas no Museu com Alfredo Nicolaiewsky

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS) apresenta, pelo tradicional evento “Conversas no Museu”, a palestra “Que papelão”, com o artista Alfredo Nicolaiewsky

Na palestra, ele abordará sua trajetória no campo das artes visuais, que em 2023 completou 50 anos, e sua produção artística nos anos recentes. Entre 2020 e 2022, os anos da pandemia e do isolamento social, o artista desenvolveu um conjunto de trabalhos que, no início de 2023, foram apresentados em duas exposições, na Galeria Gestual e Ocre Galeria. A conversa enfatizará a produção dessas obras.

O evento ocorre na próxima terça-feira, 23.05.2023, às 14h30min, no Auditório do MARGS (2º andar), com entrada gratuita (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada).

 

ALFREDO NICOLAIEWSKY 

Alfredo Nicolaiewsky (Porto Alegre/RS, 1952) formou-se em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS, onde também concluiu mestrado (1995) e doutorado (2003) em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais. Desde 1991, é docente no Instituto de Artes. Fez sua primeira individual em 1973, no Ateliê Livre da Prefeitura de Porto Alegre. 

Ao longo de sua carreira, participou de diversas exposições coletivas e individuais, tais como: “10 Artistas Rio-grandenses”, no Museu de Arte Contemporânea de Montevidéu (1988); “BR/80 — Pintura Brasil Década de 80”, na Casa de Cultura Mário Quintana (1991); V Bienal de Arte en la Universidad (1995), em Santiago, Chile ; “Apropriações e Coleções” (2002), no Santander Cultural, Porto Alegre;  “Erótica — Os Sentidos na Arte” (2006), com curadoria de Tadeu Chiarelli, no Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo e no Rio de Janeiro; “Desidentidad” (2006) no IVAM, em Valencia, Espanha; “mam[na]oca” — Arte Brasileira do acervo do MAM-SP; “O Artista como Editor” (2007), na Galeria Mariantonia do Centro Universitário da USP.  

 

SERVIÇO

Conversas no Museu

“Que papelão”, com Alfredo Nicolaiewsky

Quando: 23.05.2023, às 14h30min

Onde: Auditório do MARGS (2º andar do MARGS), com entrada gratuita (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada). Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS – Brasil – 90010-150

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Sulgás

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Ministério da Cultura / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização