Concerto Anual AAMARGS 2021 está disponível no canal do MARGS no YouTube

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, disponibilizou em seu canal no YouTube a edição 2021 do Concerto Anual realizado pela Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul — AAMARGS.

Com apresentações do Quinteto Porto Alegre e do Conjunto Trio e Elias Barboza, o tradicional evento da AAMARGS foi realizado e gravado no dia 18.09.2021, nas Pinacotecas do MARGS, tendo como cenário as obras da “1ª Exposição de arte brasileira contemporânea: 1955/2021 — Resgate da exposição de estreia do MARGS e formação inicial do Acervo”, mostra atualmente em exibição no Museu (leia mais sobre a exposição clicando aqui).

Os programas musicais apresentados tiveram em comum a temática “Músicas dos anos 1950”, escolha que se deu em razão da exposição que aborda as origens do Museu e da constituição do seu acervo entre 1954 e 1959.

A última edição do concerto havia ocorrido em 2019. Neste ano, ainda em razão da pandemia e da necessidade de medidas de segurança sanitária, foi realizado como evento presencial de teste, para um público reduzido formado por associados, autoridades e apoiadores do MARGS.

Na busca por proporcionar que mais pessoas tenham contato com o conteúdo da apresentação realizada, o concerto musical foi gravado para ser disponibilizado em vídeo no canal do MARGS no YouTube. Agora, pode ser assistido na íntegra, com 1 hora e 54 minutos de duração, no Concerto Anual AAMARGS 2021.

No evento, os convidados foram recebidos e saudados pela AAMARGS na figura de sua diretoria, composta por Dirce Zalewski, Ilita da Rocha Patrício, Maria Regina de Souza Lisboa e Reny Elizabeth de Araujo Ramacciotti.

Representando o MARGS, o diretor-curador do Museu, Francisco Dalcol, fez sua saudação, agradecendo pelo trabalho incansável e permanente da AAMARGS para a operação, melhorias e qualificação do Museu. Também apresentou ao público a ampla e extensa exposição que aborda as origens do museu e a constituição inicial de seu acervo nos anos 1950.

O evento ainda contou com a participação da Secretária de Estado da Cultura do RS, Beatriz Araujo, que fez uma fala sobre a importância da Associação de Amigos em prol do Museu na parceria com o Estado do Rio Grande do Sul.

O Concerto AAMARGS 2021 é uma atividade que integra o Plano Anual do MARGS, com realização da AAMARGS e Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas BRDE, Banrisul Vero, CMPC e Sulgás.

A AAMARGS

A Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul- AAMARGS, fundada em 15 julho de 1982, é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado.

A AAMARGS tem por finalidade: promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do MARGS; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposições e estudos; e apoiar financeiramente as atividades afins do MARGS.

A Associação promove, incentiva coordena ou financia, subsidiados diretamente ou mediante convênios, acordos, parcerias ou eventos tais como: cursos, congressos, seminários, debates, conferencias e encontros de natureza social, cultural, educacional e outras, com o objetivo de angariar recursos ou abordar solução de problemas de interesse relacionados com as suas finalidades.

Desde sua criação, a AAMARGS tem sido fundamental para o funcionamento do Museu, garantindo ao MARGS excelência frente às exigências museológicas e institucionais. A missão da Associação é ajudar a manter as atividades e o funcionamento do Museu ao oferecer meios de sustentabilidade à operação, à programação e à manutenção do MARGS.

Esse suporte se dá pela realização de ações e contribuição dos associados, bem como de apoiadores e incentivadores, e sobretudo pelos esforços da atuação voluntária da Diretoria da Associação, que constitui um dos maiores exemplos de vocação filantrópica em instituições culturais no Rio Grande do Sul.

Entre as ações realizadas, as principais são a gestão do Plano Anual do MARGS e a busca por patrocinadores, segundo mecanismos de fomento e financiamento como editais e leis de incentivo. Também com o aluguel dos espaços para os serviços oferecidos ao público com o Café, o Bistrô e a Loja do MARGS, que são revertidos diretamente para manutenção, funcionamento e atividades do Museu.

Nesse sentido, a AAMARGS tem sido de fundamental importância para a atuação e o desenvolvimento do Museu, contribuindo de maneira especial não só na sua sustentabilidade como também no seu crescimento e qualificação. Assim, os passos da AAMARGS acompanham a história do Museu, fazendo-se presente em todos os momentos desde a sua fundação até os dias atuais.

Concerto Anual AAMARGS 2021

“Feira de Mangaio” – Sivuca

“Asa Branca” – Luiz Gonzaga

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Apoio:

Banca do Livro

iSend

Realização:

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150