Claudia Stern é tema do novo documentário da série “Acervo MARGS”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, e a Associação de Amigos do Museu — AAMARGS anunciam o lançamento do documentário “Claudia Stern, uma forma de reflexão”, que estará disponível a partir da sexta-feira, 04.02.2022, para ser assistido em streaming no canal do MARGS no YouTube (clique aqui ou assista mais abaixo).

Paralelamente, ao longo de fevereiro conteúdos sobre a artista, sua obra e o filme serão postados nas redes sociais do Museu (Instagram e Facebook), com o objetivo de ampliar e enriquecer a experiência proporcionada pelo curta.

O filme dá sequência à série “Acervo MARGS”, que já abordou a trajetória dos artistas Britto Velho, Luiz Carlos Felizardo e Anico Herskovits. O objetivo do projeto, realizado pela AAMARGS,  é apresentar e homenagear artistas que integram o Acervo Artístico do Museu.

Com direção de Gilberto Perin e Emerson Souza, o documentário percorre a biografia da artista Claudia Stern abordando sua trajetória e produção em escultura e monumentos públicos. 

Nascida em Porto Alegre (RS), ela diz: “Sempre fui artista pois comecei a pintar aos sete anos”. Claudia estudou com Xico Stockinger, fazendo esculturas em mármore. Depois passou para a cerâmica, o bronze e deu encaminhamento a diversas pesquisas..

No documentário, Claudia Stern detalha a criação de dois grandes monumentos públicos de Porto Alegre. Um deles é o Monumento ao Zumbi dos Palmares (1997). Ela detalha a solução artística que apresentou para homenagear os 300 anos do líder negro Zumbi dos Palmares, misturando aço inox polido, concreto e a luz do sol. Também revela o mistério do sumiço do Monumento de Luta Contra a AIDS (2003), com três metros de altura, que estava ao lado do Planetário, em Porto Alegre. Imagens do acervo pessoal da artista mostram a inauguração dos dois monumentos.

A artista plástica visita ainda o MARGS e faz uma análise detalhada da obra “Equilíbrio da Forma” (1979), uma escultura que integra o Acervo do MARGS. Para ela, “a obra é uma reflexão sobre o equilíbrio entre a natureza e a humanidade” que quer provocar a emoção de quem observa a obra. Nas palavras de Claudia: “Todas as obras, pequenas ou grandes são criadas na base da emoção. Jamais vou fazer uma obra apenas estética, a estética para mim é consequência do sentimento.

Sobre Claudia Stern

Claudia Maria Hanke Stern nasceu em Porto Alegre, RS, Brasil. Seu pai, Egon Fritz Hanke, filho de imigrantes alemães, casou com Maria Correa Lima, natural de Jaguarão, descendente de Faustino Correa. Os parentes maternos ainda vivem em Bage. São donos de estâncias onde criam gado.  Claudia casou com Eng. Athos Stern e morou no interior do Rio Grande do Sul em Pinheiro Machado e Lajeado onde lecionava em escolas públicas. Ao voltar a Porto Alegre, lecionou no Colégio Anchieta e iniciou sua trajetória artística.

A prática escultórica de Claudia H. Stern aponta para a pesquisa como base de manifestações escultóricas de renovação, enfrentamento e de observação da poética das relações. Sua concepção material carrega diferentes aflições presentes de modo escondido no tecido urbano das metrópoles contemporâneas: a transitoriedade e o fenômeno das relações humanas.

Em seu atelier próprio, trabalha com conceitos básicos de Astronomia e Física com apoio da Universidade do Rio Grande do Sul — UFRGS. Completou sua formação com vários cursos de aperfeiçoamento no exterior. Muitas de suas criações combinam ciência com arte.

Participou de dezenas de mostras coletivas como 15th International Mini Art Exchange, Belfast, O Museu Sensível, obras de mulheres artistas no acervo do MARGS, RS, Brasil entre outros. Participou de vários congressos 12th International AIC Congress – The Sage Gateshead, New Castle, England- 2013; Arte Pública: da Escult. Moderna à Arte Urbana – Javier Maderuelo; 1º Congresso Psicanálise e Arquitetura – Luz e Metáfora – Grupo Estudos Avançados.

Ela vem desenvolvendo sua trajetória como escultora, com inúmeras obras em espaços públicos e participações em exposições no Brasil e exterior como o British Art Fair (Londres), Salon des Nations (Paris) e VII Circuito Internacional de Arte Brasileira. Entre várias premiações recebeu o 1º Prêmio no II Simposeo Internacional De Escultura, San Juan, Puerto Rico. Foi agraciada com o título “Volunteer Projection of the South Hemisphere“- Partners of the Americas, “Academico de Numero”, Academia Científica Y de Cultura Ibero Americano.

Inserida na comunidade artística, ajudou a revitalizar a AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul, ao lado de Isolda Paes, foi Conselheira na Associação de Artistas Plásticos Francisco Lisboa, Brasil.

 

Sobre os diretores

Gilberto Perin (Guaporé, RS, Brasil). Formado em Comunicação Social pela PUCRS. Fotógrafo, roteirista de documentários e ficção, diretor de cena. Exposições recentes: em 2019, individual em Lisboa, “Sem Identificação e Genebra, “Fake Photos; em 2018, “Linha d’Água” e “Sem Identificação” no Museu de Arte do Rio Grande do Sul; e a coletiva “Queer Museum”, em Porto Alegre e Rio de Janeiro (2017 e 2018). Dois livros: “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”. Fotos em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras. Fotografias em museus, entidades culturais e coleções particulares, no Brasil e Exterior. Na área do audiovisual, dirigiu curtas, médias e um longa-metragem de ficção; dirigiu e roteirizou clipes, programas musicais para a televisão e dirigiu dois DVDs (“Casa da Bossa – Tom Jobim e Xitãozinho” e “Chororó ao vivo em Garibaldi”). É roteirista da série “Dark Soccer” (junto com Paulo Nascimento e Tailor Diniz), em exibição na Amazon Prime Video. facebook.com/gilbertoperinphoto | instagram.com/gilberto_perin

Emerson Souza (Porto Alegre, RS, Brasil). Editor, produtor e diretor com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando em produções publicitárias, documentários e vídeos institucionais. Na televisão, trabalhou como editor no jornalismo e, atualmente, é responsável pela edição e finalização do programa Galpão Crioulo da RBS TV e de projetos especiais. Em 2016, passou um semestre na Europa onde trabalhou em uma produtora norueguesa em diversos projetos, entre eles um programa para o Canal Off.

 

AAMARGS

Fundada em 15 julho de 1982, a AAMARGS é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado. A Associação tem por finalidade: promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do MARGS; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposições e estudos; e apoiar financeiramente as atividades afins do MARGS.

A Associação promove, incentiva coordena ou financia, subsidiados diretamente ou mediante convênios, acordos, parcerias ou eventos tais como: cursos, congressos, seminários, debates, conferencias e encontros de natureza social, cultural, educacional e outras, com o objetivo de angariar recursos ou abordar solução de problemas de interesse relacionados com as suas finalidades. A AAMARGS funciona no subsolo do Museu e está aberta de terças a sextas, das 13h às 18h. Rua Sete de Setembro, n° 1010. Centro Histórico – CEP: 90010-191, Porto Alegre/RS. Fone (51) 3211-5736. E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br

 

FICHA TÉCNICA 

“Claudia Stern, uma forma de reflexão”
(Documentário, 2021, 17’)

Direção, Roteiro, Produção Executiva: Gilberto Perin e Emerson Souza

Montagem e Sonorização: Emerson Souza e Michel Farias

Imagens: Claudio Verissimo

Finalização: Gustavo Eder

Fotografias e vídeos: Arquivo Pessoal de Cláudia Hanke Stern

 

SERVIÇO

Lançamento do documentário “Claudia Stern, uma forma de reflexão”

>> O documentário será lançado em uma ação digital, sendo disponibilizado, a partir de sexta-feira, 04.02.2022, no canal do MARGS no YouTube (https://www.youtube.com/c/museuMARGS

>> Paralelamente, ao longo de fevereiro conteúdos sobre a artista, sua obra e o filme serão postados nas redes sociais do MARGS (Instagram e Facebook), com o objetivo de ampliar e enriquecer a experiência proporcionada pelo filme

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio

BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Sulgás

Vero Banrisul

Apoio

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

 

 

Apoio e Realização