“Arredores da imagem” promove encontro de encerramento da edição deste ano no MARGS

Com o tema “Literatura é imagem”, evento na próxima terça-feira, 10.12,
tem como convidados a escritora Vanessa Silla e o músico e escritor Cláudio Levitan

 

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) convida para o encerramento da edição deste ano do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, que em 2019 teve lugar no MARGS.

O sexto e último encontro, intitulado “Literatura é imagem”, será realizado na próxima terça-feira, 10.12.2019, tendo como convidados a escritora Vanessa Silla e o músico e escritor Cláudio Levitan. O evento começa às 17h, no auditório do museu. A entrada é gratuita, e os lugares serão preenchidos por ordem de chegada.

Desde julho, o “Arredores da imagem” levou ao MARGS personalidades da cultura e das artes para debater assuntos relacionados ao campo da imagem e seus desdobramentos. Entre os convidados, estiveram o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, a artista Vera Chaves Barcellos e o jornalista cultural Roger Lerina, além dos professores e pesquisadores Paola Zordan, Sandra Mara Corazza, Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa.

 

“Literatura é imagem”

Parte do princípio que o processo criativo, tanto na música como na literatura, passa pela imagem. O processo criativo precisa mergulhar nas profundezas da alma para resgatar as realidades sensíveis.

Cláudio Levitan e Vanessa Silla escreveram a quatro mãos o livro “A avoada e o distraído”, 2019.

Levitan aproxima sua lente na origem das suas imagens que permeiam o campo artístico, tanto na música como na arte de escrever. Enquanto Levitan vira para trás na busca de inspiração, Vanessa Silla mira o futuro. E é na intersecção que eles se encontram.

Deste espaço compartilhado, nasceu o último livro dos dois: “A avoada e o distraído”, um universo de trocas que invocam o futuro. Embalados na abordagem do impacto da tecnologia na literatura e nas artes, ambos provocam um panorama do porvir e da imutável permanência do digital em nossas vidas.

A consagração do avanço tecnológico os obriga a refletir e a imagem tem um papel marcado: qual o futuro da literatura? A imagem está sempre a favor da arte? Para este último bate-papo encerramos nossa proposta com muitas outras perguntas.

 

Sobre os palestrantes

Vanessa Silla nasceu em Porto Alegre, em 1961. Formada em Letras pela PUCRS, com especialização em Literatura Brasileira e Mestrado em Escrita Criativa PUCRS. Cursando o doutorado em Escrita Criativa, é autora de 9 livros publicados.

Cláudio Levitan nasceu em Porto Alegre, em 1951. Além de arquiteto — com mestrado na Inglaterra —, é músico (compositor, violão e banjo-bandolim) e escritor, especialmente de literatura infantil e infanto-juvenil, atuando também no teatro e nas artes gráficas. Autor de 6 álbuns(*), com prêmios, entre eles Açorianos, Tibicuera, Itaú Cultural e o reconhecimento da UNESCO com o seu trabalho “Minha Longa Milonga”. Autor de 10 publicações(**), entre livros, álbuns de quadrinhos e antologias coletivas, com o Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001 e indicação ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil em 2007.

(*) “O Primeiro Disco”, “Minha Longa Milonga”, “Opereta Pé de Pilão”, “Levitan e os Tripulantes: Projeto LP”, “Canções do Livro das Crianças Perdidas” e “Avulsas”.

(**) “O Porão Misterioso”, L&PM, Prêmio Açorianos de Literatura Infantil 2001; “Pimenta do Reino em Pó”, L&PM, indicado ao Prêmio Açorianos de Literatura Infanto-Juvenil 2007; “Porto Alegre no Livro das Crianças Perdidas”; “Tangos e Tragédias em Quadrinhos”, com desenhos de Edgar Vasques, L± a novela gráfica “A Vaca Transparente”, Ed. Libretos, 2013; antologias de contos como “Caio de Amores”, “Nós, os gaúchos”, “Contos no Solar”, “101 que Contam”, “Brevíssimos” e “Histórias de Quinta”; História em Quadrinhos do livro- poema “Pé de Pilão”, de Mario Quintana, L&PM (Edição esgotada).

 

 

Sobre o ciclo de palestras

“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.

Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.

 

Argumento geral

Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.

 

Programação 2019 no MARGS

> 16/07/19: Juremir Machado da Silva

> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos

> 17/09/19: Roger Lerina

> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan

> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa

> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla

Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade.

Informações: autonomaz@ufrgs.br

 

SERVIÇO

 

“Literatura é imagem”

Convidados: Cláudio Levitan e Vanessa Silla

Data: 10.12.2019

Horário: 17h

Local: auditório do MARGS

* Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada)

Entrada gratuita

 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

I SEND

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização