Anico Herskovits é tema do novo documentário da série “Acervo MARGS”

Anico Herskovits

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS anuncia o lançamento do documentário “Anico Herskovits, a arte do cotidiano”, que estará disponível a partir de terça-feira, 26.01.2021, para ser assistido em streaming no canal do MARGS no YouTube.

Paralelamente, ao longo de fevereiro, conteúdos sobre a artista, sua obra e o filme serão postados nas redes sociais do Museu (Instagram e Facebook), com o objetivo de ampliar e enriquecer a experiência proporcionada pelo curta.

O filme dá sequência à série “Acervo MARGS”, que já abordou a trajetória do pintor Britto Velho e do fotógrafo Luiz Carlos Felizardo. O objetivo do projeto, realizado pela Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (AAMARGS), é apresentar e homenagear artistas que integram o Acervo Artístico do Museu.

Com direção de Gilberto Perin e Emerson Souza, o documentário traça um perfil da gravadora, ilustradora e desenhista Anico Herskovits que nasceu em 1948 em Montevidéu (Uruguai), duas semanas após seus pais – imigrantes judeus – chegarem da Europa, depois que os avós foram mortos nos campos de concentração na Hungria. Anico se mudou para o Brasil com seis anos e, em Porto Alegre, frequentou o Atelier Livre da Prefeitura e estudou no Instituto de Artes da UFRGS.

No filme, a artista narra sua trajetória a partir de suas obras e de uma visita às Reservas Técnicas do MARGS, onde tem gravuras que integram o Acervo Artístico do Museu. Além disso, fala sobre as técnicas de gravura e relata sua participação nos livros “&” e “Cidade Imaginária”, em parceria com o escritor Jorge Rein. Anico conta, ainda, detalhes sobre seus temas preferidos, como o cotidiano em casa, com flores, cães, gatos; além da temática social em obras que retratam operários da construção civil, catadores de lixo, artistas e cenas do dia a dia.

>>>Clique aqui para assistir<<<

 

Sobre Anico Rosalia Herskovits

Nasceu em Montevidéu, Uruguai, em 07/12/1948. Estudou no Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre e graduou-se na UFRGS. Expõe individualmente desde o ano de 1974, tendo realizado várias exposições individuais e participado de diversas exposições coletivas no país e no exterior. Recebeu vários prêmios destacando-se o do 38º Salão Paranaense (1981). Foi artista convidada da 3ª Bienal de Gravura de Santo André (2005) e artista homenageada na 2ª Bienal Internacional Ceará de Gravura (2006). Publicou o livro Xilogravura Arte e Técnica em 1986. Foi curadora da mostra A gravura artística no Rio Grande do Sul,  no Centro Cultural Erico Veríssimo, Porto Alegre, nos anos 2007, 2008 e 2009, pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Curadoria. No ano de 2012, a convite da Santa Casa realizou uma exposição que resultou num álbum de imagens da Santa Casa. No ano de 2014, como incentivo do Fumproarte, realizou exposição na galeria Gestual e produziu o livro “Cidade Imaginária”, pelo qual recebeu os  prêmios Açorianos de exposição e o Jabuti de produção gráfica. Em 2016, expôs sob curadoria de Angélica de Moraes na Caixa Cultural São Paulo uma amostra de seu percurso gráfico. Vive e trabalha em Porto Alegre.

Sobre os diretores

Gilberto Perin (Guaporé, RS, Brasil). Formado em Comunicação Social pela PUCRS. Fotógrafo, roteirista de documentários e ficção, diretor de cena. Exposições recentes: em 2019, individual em Lisboa, “Sem Identificação e Genebra, “Fake Photos; em 2018, “Linha d’Água” e “Sem Identificação” no Museu de Arte do Rio Grande do Sul; e a coletiva “Queer Museum”, em Porto Alegre e Rio de Janeiro (2017 e 2018). Dois livros: “Camisa Brasileira” e “Fotografias para Imaginar”. Fotos em jornais e revistas brasileiras e estrangeiras. Fotografias em museus, entidades culturais e coleções particulares, no Brasil e Exterior. Na área do audiovisual, dirigiu curtas, médias e um longa-metragem de ficção; dirigiu e roteirizou clipes, programas musicais para a televisão e dirigiu dois DVDs (“Casa da Bossa – Tom Jobim e Xitãozinho” e “Chororó ao vivo em Garibaldi”). É roteirista da série “Dark Soccer” (junto com Paulo Nascimento e Tailor Diniz), em exibição na Amazon Prime Video.

facebook.com/gilbertoperinphoto | instagram.com/gilberto_perin

Emerson Souza (Porto Alegre, RS, Brasil). Editor, produtor e diretor com mais de 15 anos de experiência no mercado audiovisual, atuando em produções publicitárias, documentários e vídeos institucionais. Na televisão, trabalhou como editor no jornalismo e, atualmente, é responsável pela edição e finalização do programa Galpão Crioulo da RBS TV e de projetos especiais. Em 2016, passou um semestre na Europa onde trabalhou em uma produtora norueguesa em diversos projetos, entre eles um programa para o Canal Off.

AAMARGS

Fundada em 15 julho de 1982, a AAMARGS é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos e duração por tempo indeterminado. A Associação tem por finalidade: promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico e artístico do MARGS; difundir a arte, a cultura e a educação, através de um espaço público oferecido à comunidade para apreciação das reflexões e obras; promover o aumento do acervo de obras para exposições e estudos; e apoiar financeiramente as atividades afins do MARGS.

A Associação promove, incentiva coordena ou financia, subsidiados diretamente ou mediante convênios, acordos, parcerias ou eventos tais como: cursos, congressos, seminários, debates, conferencias e encontros de natureza social, cultural, educacional e outras, com o objetivo de angariar recursos ou abordar solução de problemas de interesse relacionados com as suas finalidades.

A AAMARGS funciona no subsolo do Museu e está aberta de terças a sextas, das 13h às 18h.

Rua Sete de Setembro, n° 1010. Centro Histórico – CEP: 90010-191, Porto Alegre/RS.

Fone (51) 3211-5736 | E-mail: aamargs@margs.rs.gov.br

Presidente: Dirce Zalewski

1ª Tesoureira: Ilita da Rocha Patricio

Secretária: Reny Elizabeth de Araújo Ramacciotti

Conselho Fiscal: Carlos Carrion de Britto Velho, Gilberto Perin, Carlos Alberto Carpena (suplente), Francisco Dalcol (diretor-curador do MARGS)

Assistente Administrativo: Girlei Both de Matos

 

FICHA TÉCNICA

“Anico Herskovits, a arte do cotidiano”

(Documentário, 2020, 17’58”)

Direção, roteiro, produção executiva:

Gilberto Perin

Emerson Souza

Edição e sonorização:

Emerson Souza

Imagens:

Grégori Bertó

Claudio Verissimo

Produção

Pepperoni Filmes

 

 

SERVIÇO

LANÇAMENTO DO FILME “ANICO HERSKOVITS, A ARTE DO COTIDIANO”

>> “Anico Herskovits, a arte do cotidiano” será lançado em uma ação digital, sendo disponibilizado, a partir de terça-feira (26.01.2021), para ser assistido em streaming no canal do MARGS no YouTube (http://abre.ai/youtubemargs).

>> Paralelamente, ao longo de fevereiro conteúdos sobre a artista, sua obra e o filme serão postados nas redes sociais do MARGS (Instagram e Facebook), com o objetivo de ampliar e enriquecer a experiência proporcionada pelo filme.

 

MARGS EM CASA

www.facebook.com/museumargs

www.instagram.com/museumargs

https://www.margs.rs.gov.br/catalogo-de-obras/

https://issuu.com/margsmuseu

https://www.youtube.com/channel/UCyH6lDVOn8CZEfMW4JIY46w/videos

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Patrocínio

BRDE

Sulgás

Vero Banrisul

Apoio

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Tintas Killing

iSend

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/nº

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 17h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização