Anelise Angeli de Carli (PPGCOM/UFRGS) e Edson Luiz André de Sousa (PPGPSI-PPGPSICANÁLISE/UFRGS).participam da 5ª edição do “Arredores da imagem”, no MARGS

No dia 26 de novembro, ocorre o quinto encontro do ciclo de palestras “Arredores da imagem: zona de investigações poéticas”, cuja programação deste ano tem lugar no MARGS. Participam da conversa Anelise Angeli de Carli (PPGCOM/UFRGS) e Edson Luiz André de Sousa (PPGPSI-PPGPSICANÁLISE/UFRGS). O evento ocorre no auditório do MARGS, a partir das 17h, com entrada gratuita.

Desde julho, participaram das atividades anteriores o escritor e jornalista Juremir Machado da Silva, a artista Vera Chaves Barcellos , o jornalista cultural Roger Lerina e as professoras Paola Zordan e Sandra Mara Corazza. Até dezembro, o ciclo de palestras vai trazer ao MARGS nomes de personalidades de destaque do cenário cultural, para conversar com o público em encontros mensais, às terças-feiras, sobre temas relacionados à imagem. A entrada é gratuita, e os espaços serão preenchidos por ordem de chegada. Entre os próximos convidados, estão Claudio Levitan e Vanessa Silla (veja programação completa abaixo).

 

Sobre o evento

“Arredores da imagem: zona de investigações poéticas” é uma ação de extensão vinculada à FACED/UFRGS, com coordenação do professor e pesquisador Cristiano Bedin da Costa (DEC/FACED/UFRGS). Configura-se como um espaço de circulação e compartilhamento de investigações transdisciplinares em torno da noção de imagem e de suas multiplicidades teóricas e existenciais.

O vínculo entre universidade e museu é, assim, parte de uma triangulação plástica na qual o terceiro vértice é tão variável quanto decisivo: indagar, desde as artes, da literatura e da filosofia, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços com vistas à composição de visibilidades outras para as diferentes práticas com as quais arquitetamos a nossa contemporaneidade. Um modo de viver junto entre-Vistas.

Entre proposições teóricas e procedimentos criadores vinculados às artes, à literatura e à filosofia, a proposta é estudar o estatuto da imagem na contemporaneidade, tendo-a como intercessora do pensamento em educação. O objetivo é estudar e discutir, desde diferentes campos de criação e respectivas proposições experimentais e conceituais, os modos através dos quais a imagem, em sua dimensão poética, pode se configurar como um intercessor para o pensamento em educação.

 

ARGUMENTO GERAL

Em Educação, questionar a imagem é antes alinhar-se à contemporaneidade em suas urgências. Frente à múltipla proliferação de imagens que caracteriza o nosso tempo, voltamo-nos a Italo Calvino e a defesa de uma pedagogia da imaginação enquanto exercício de um pensar por imagens, ou seja, uma pedagogia capaz de pôr em foco visões de olhos fechados, aptas a se inscreverem no real por meio de visibilidades inéditas: de currículo, de didática, de aula, de vida. Desse modo, indagar, desde as artes, a filosofia e a literatura, o estatuto da imagem enquanto potência significante, é também recolher traços para a composição de realidades outras para as práticas de pesquisa e docência, vinculando-as assim ao exercício de pensamento enquanto criação de novos sentidos. Nos arredores da imagem, talvez seja possível pensar em um conhecimento e em uma aprendizagem capazes de se configurar enquanto testemunhos não de uma Verdade, mas sim de um gesto poético.

 

 

Arredores da Imagem – Programação 2019

 

> 16/07/19: Juremir Machado da Silva

> 06/08/19: Vera Chaves Barcellos

> 17/09/19: Roger Lerina

> 29/10/19: Sandra Mara Corazza e Paola Zordan

> 26/11/19: Anelise de Carli e Edson Luiz André de Sousa

> 10/12/19: Claudio Levitan e Vanessa Silla

> Peça teatral El juego de Antonia, com Luciana Paz e Sergio Lulkin (horário e local a definir).

Todos os encontros são gratuitos e abertos à comunidade.

Informações: autonomaz@ufrgs.br

 

 

Sobre os participantes

Anelise de Carli é Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM/UFRGS), com bolsa CAPES e estágio de pesquisa (CAPES/PDSE) no Institut de Recherches Philosophiques (IRPhiL) da Université Jean Moulin Lyon 3. Mestre em Comunicação e Informação e Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Membro do Imaginalis – Grupo de Estudos sobre Comunicação e Imaginário (CNPq/UFRGS) desde 2014, filiado ao Centre des Recherches Internationales sur l’Imaginaire (CRI2i). Estuda a cultura visual através das teorias da imagem e do imaginário. Interessa-se pela discussão epistemológica, pela proposta decolonial, pela visão ecológico-complexa e pela desconstrução da branquitude. É associada e co-fundadora da instituição de ensino sem fins lucrativos Associação de Pesquisas e Práticas em Humanidades (APPH), com sede em Porto Alegre. Atua paralelamente como artista visual, principalmente com fotografia autoral e publicações independentes.

 

Edson de Sousa possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), especialização em filosofia pelo PPG Filosofia – UFRGS, mestrado em Psicanálise e Psicopatologia – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1989) e doutorado em Psicanálise e Psicopatologia – Universite de Paris VII – Universite Denis Diderot (1993). Atualmente é professor titular do departamento de psicanálise e psicopatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-Graduação em Psicanalise – Clinica e Cultura (UFRGS), Professor do Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (UFRGS). Coordena junto com Maria Cristina Poli o LAPPAP – Laboratório de Pesquisa em Psicanálise, Arte e Politica/UFRGS Tem desenvolvido trabalhos em torno da articulação psicanálise e arte e também pesquisado o tema das utopias. Membro do GT Psicanalise: Politica e Cultura, Membro do LIPIS – Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social (PUC-RJ), Membro do Grupo de Pesquisa Sujeito, Sociedade e Política (USP), Membro da Rede de Pesquisa Escritas da Experiência (UERJ), Pesquisador do grupo Outrarte – estudos entre arte e psicanálise – Instituto de Estudos da Linguagem – UNICAMP, Membro do GT Literatura e Utopia – UFAL, ,Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Democracia, Política e Memória do Instituto de Estudos Avançados (IEA- USP), Membro da Utopian Studies Society (Europe), Membro correspondente do grupo de pesquisa Pândora – Psychanalyse et Art – Université de Paris VII (França), Membro do Nucleo de Pesquisa em Psicanálise e Cinema-UFRGS, Professor visitante em 2006 da Deakin University – Melbourne . Professor visitante em 2007 do 17, Instituto de Estudos Criticos – Cidade do Mexico. Pesquisador visitante na DePaul University – Chicago em abril de 2012, Pós-doutorado em Paris 2009-2010 na Université de Paris VII (Université Denis Diderot) e na Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS).

 

SERVIÇO

Ciclo de palestras “Arredores da imagem”

Convidados: Anelise Angeli de Carli (PPGCOM/UFRGS) e Edson Luiz André de Sousa (PPGPSI-PPGPSICANÁLISE/UFRGS).

Data: 26.11.2019, às 17h

Local: Auditório do MARGS

Capacidade: 60 lugares (preenchidos por ordem de chegada) Entrada Franca

 

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br

 

Contatos

Núcleo de Comunicação – comunicacao@margs.rs.gov.br – 32863145 / Ramal 7192

Informações: autonomaz@ufrgs.br

 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL – MARGS

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

Tintas Killing

I SEND

AAMARGS

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Estado da Cultura do RS

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul

 

 

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

90010-150
Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização