21ª Semana Nacional de Museus | Programação MARGS

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac,  anuncia uma programação especial de atividades, entre os dias 17 e 20 de maio, como parte da 21ª Semana Nacional de Museus, uma promoção do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) que envolve todas as instituições museais brasileiras e integra as diferentes regiões do país.

Neste ano, o tema é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, que parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A partir disso, o IBRAM propõe o debate sobre o papel que os museus cumprem em relação a esses desafios sustentáveis internacionais. O entendimento é que museus promovem a sustentabilidade em seus mais diversos aspectos (culturais, sociais, econômicos e ambientais) e, em função disto, também contribuem para a geração de bem-estar e bem viver das comunidades. Essa promoção se dá em diversas formas, como pela educação quanto aos recursos naturais e culturais e sua preservação; pela construção de identidade e pertencimento em relação à história e ao patrimônio cultural; e pelo fornecimento de espaços de lazer.  

Com base nesse tema e discussões, o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS desenvolveu uma série de atividades que partem das proposições lançadas pela 21ª Semana Nacional de Museus para refletir e debatê-las.

No dia 17.05, as atividades buscarão abordar a promoção de sustentabilidade em suas várias dimensões.

Já os eventos dos dias 18, 19 e 20.05 contemplam a relação dos museus com seus públicos, no que diz respeito à promoção de pertencimento, lazer e bem-estar.

 

PROGRAMAÇÃO MARGS

Data, horário, local Atividade Inscrições
17.05, às 10h30 

Auditório do MARGS

Oficina “Tainacan do MARGS e práticas sustentáveis de documentação”

com Carla Batista, Raul Holtz e Nina Sanmartin 

do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS

Sem necessidade de inscrições prévias
17.05, às 17h 

Miniauditório do MARGS

Oficina “A arte da gambiarra: práticas artísticas a partir do improviso cotidiano”

com Tatiana Funghetti e Loriana Iung

do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS

Inscrições prévias pelo formulário (clique aqui)
18.05.2023, às 14h30

Auditório do MARGS

Mesa “Estudos de públicos em museus de arte: por que e como conhecer nossos públicos?”

com Ana Carolina Gelmini (PPGMUSPA/UFRGS), Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) e Pedro Osorio (MARGS)

E lançamento do “Estudo de públicos do MARGS”

Sem necessidade de inscrições prévias
19.05.2023, às 14h

 

Recepção 1º andar expositivo do MARGS

Visita mediada à exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019–2022”

Seguida de partida do jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL 

com Cristina Barros e Eslly Ramão 

do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS

Inscrições prévias pelo formulário (clique aqui)
20.05, às 17h30

Auditório do MARGS

Palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”

por Aline Vargas (PPGMUSPA/UFRGS)

Sem necessidade de inscrições prévias

 

Tainacan do MARGS e
práticas sustentáveis de documentação

No dia 17.05, às 10h30, no Auditório do MARGS, os integrantes do Núcleo de Acervos e Pesquisa do MARGS, Carla Batista, Raul Holtz e Nina Sanmartin, farão a Oficina “Tainacan do MARGS e práticas sustentáveis de documentação”

A atividade abordará a sustentabilidade, conjuntamente com a preservação e a ampliação do acesso ao patrimônio documental artístico sul-rio-grandense e brasileiro, a partir do “Projeto de Digitalização do Acervo Documental do MARGS”, que consiste no processo de conversão para o formato digital e disponibilização online dos arquivos preservados na coleção documental do Museu, por meio do repositório na plataforma Tainacan, um software livre e brasileiro, que pode ser acessado aqui. O projeto foi financiado com recursos do Fundo de Embaixadores para Preservação Cultural (Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation – AFCP), por meio do Consulado Geral dos EUA em Porto Alegre e da Associação dos Amigos do MARGS — AAMARGS.

Carla Batista 

Mestra em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Graduada em História pela mesma Universidade. Analista de Projetos e de Políticas Públicas do Estado, na Secretaria de Estado da Cultura, atualmente desenvolvendo suas funções junto ao Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu de Arte do Rio Grande do Sul – MARGS.

Raul Holtz 

Arquivista formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Especialista em história, patrimônio e identidades pela Faculdade Unyleya. Coordenou o projeto de digitalização do Acervo Artístico do MARGS e organizou a publicação do Catálogo Geral de Obras do Museu. Atualmente coordena o Projeto de Digitalização do Acervo Documental da instituição, é membro do comitê de Acervo do MARGS e coordena o Núcleo de Acervos e Pesquisa do Museu desde 2012.

Nina Sanmartin 

É pesquisadora em artes visuais e possui experiência em curadoria, catalogação e implementação de repositórios digitais em acervos artísticos e documentais, tendo atuado em instituições como  MARGS e MACRS. Vinculada ao Departamento de Difusão da UFRGS, atuou de 2018 a 2022 no Setor de Acervo Artístico da Pinacoteca Barão de Santo Ângelo, premiado na categoria  “Destaque em Ações de Difusão e Inovação Institucional” no 14º Prêmio Açorianos de Artes Plásticas (2021). É uma das pesquisadoras idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos, vencedor do 13° Prêmio Açorianos de Artes Plásticas na categoria “Destaque em Acervo” (2019). Desde 2019 se dedica à implementação do software Tainacan em coleções públicas e privadas relacionadas ao campo das artes visuais na cidade de Porto Alegre. De 2020 a 2022 foi responsável pela Coordenação Técnica e Operacional do Projeto de Digitalização e Disponibilização do Acervo Documental do MARGS, financiado pelo Ambassadors’ Fund for Cultural Preservation (AFCP). Atualmente atua no setor de acervo da Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre

 

A arte da gambiarra

No dia 17.05, às 17h, no Miniauditório do MARGS, ocorrerá a Oficina “A arte da gambiarra: práticas artísticas a partir do improviso cotidiano”, que será realizada por Tatiana Funghetti e Loriana Iung, integrantes do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. A oficina consistirá num exercício de criação artística no qual, a partir de proposições iniciais, os participantes terão de recorrer ao improviso para produzir objetos a partir de materiais recicláveis, deslocando-os de seu uso habitual. A atividade tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no formulário (clique aqui).

A atividade parte de uma característica de algumas obras contemporâneas presentes no Acervo do MARGS, que utilizam materiais improvisados ou não-convencionais, deslocados de seu uso corriqueiro, para funcionarem como suporte de produções artísticas. Um exemplo é a instalação  “Antessala – Extremos”, da artista Dione Veiga (Porto Alegre, 1954), atualmente em exibição na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022”.

Tal característica pode pode ser aproximada da prática cotidiana da “gambiarra”. Por meio dela, suprimos e superamos necessidades a partir do improviso e da utilização de materiais deslocados de seu uso. A aproximação com os objetos artísticos mostra que a “gambiarra”, para além de seu caráter funcional, possui potenciais estéticos de ressignificação da nossa experiência com o mundo e de reinvenção do cotidiano.  

Tatiana Funghetti 

Licenciada em Artes Visuais e pós-graduada em Educação Infantil. Atuou como professora e arte-educadora em instituições formais e não formais. Atualmente, é servidora pública e coordenadora do Núcleo Educativo do MARGS.  

Loriana Iung 

Graduanda no curso de Licenciatura em Artes Visuais da UERGS. Trabalhou como Assistente de Projetos na área de Inovação e Cultura Empreendedora na Escola Técnica Liberato em Novo Hamburgo. É pesquisadora na linha de Educação e Artes Visuais do grupo de pesquisa FLUME. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. 

 

Mesa sobre estudos de públicos em museus de arte
e lançamento do estudo de públicos do MARGS 

No dia 18.05.2023, às 14h30, no Auditório do MARGS, ocorrerá a Mesa Redonda “Estudos de públicos em Museus de Arte: por que e como conhecer nossos públicos?”.

A atividade tem como objetivo lançar o projeto piloto dos Estudos de Públicos do MARGS, apresentando o cronograma de execução, a perspectiva das ações e a aplicação do estudo. Para isso, a atividade consistirá em três falas. A primeira delas será apresentada por  Ana Carolina Gelmini (PPGMUSPA/UFRGS) e abordará a perspectiva museológica quanto aos estudos de público. Na sequência, Bruna Fetter (PPGAV/UFRGS) discutirá os públicos do campo artístico a partir da perspectiva do sistema de artes. Para concluir, o projeto do MARGS será lançado pelo MARGS e apresentado por Pedro Osorio, servidor do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.  

Os estudos de públicos são ferramentas de gestão e planejamento que permitem conhecer quantitativa e qualitativamente os públicos que acessam a instituição e seus serviços. Os dados auxiliam na compreensão de quais são as vontades, experiências e os perfis dos frequentadores, bem como na observação de quais são os públicos que não acessam ou não são contemplados pelas atividades do museu. A partir disso, é possível aprimorar a atuação do MARGS visando o fortalecimento da relação de pertencimento e identificação da e do visitante com a instituição e seu patrimônio artístico e cultural, através das ações e programações do Museu.

Ana Carolina Gelmini   

Museóloga (UNIRIO), mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente do Curso de Museologia do Departamento de Ciências da Informação da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (DCI/FABICO/UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da mesma universidade (PPGMusPa/UFRGS). Coordenadora do programa de extensão “Museologia na UFRGS: trajetórias e memórias” (2017-atual) e do projeto de pesquisa “História dos museus e da Museologia a partir da atuação de seus agentes” (2022-atual). Membro dos grupos de pesquisa do CNPq “Escritas da história em museus: objetos, narrativas e temporalidades” e do “GEMMUS – Grupo de Estudos em Memória, Museus e Patrimônio”.

Bruna Fetter

Professora e pesquisadora do Instituto de Artes da UFRGS, Bruna Fetter é Doutora em História, Teoria e Crítica de Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais desta mesma Universidade, onde também atua como docente. Vice-coordenadora do curso de especialização em Práticas Curatoriais (UFRGS), foi pesquisadora visitante na New York University (2014/2015), possibilitado por bolsa Fulbright. Atualmente é Diretora Cultural da Fundação Vera Chaves Barcellos. Curadora de diversas mostras, entre 2006 e 2007 coordenou a equipe de produção executiva da 6a Bienal do Mercosul. Coautora do livro “As novas regras do jogo: sistema da arte no Brasil” (Editora Zouk, 2014), colaborou nas publicações “Artes visuais – ensaios brasileiros contemporâneos” (org. Fernando Cocchiarale, André Severo e Marília Panitz, FUNARTE, 2017), “Práticas contemporâneas do mover-se” (org. Michelle Sommer, Circuito, 2015) e “A palavra está com elas: diálogos sobre a inserção da mulher nas artes visuais” (org. Lilian Maus, Panorama Crítico, 2014). Desde 2015 é conselheira do Instituto Yvy Maraey – Arte e Natureza. Também é membro da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA), da Associação Brasileira de Crítica de Arte (ABCA) e da Associação Nacional dos Pesquisadores de Artes Plásticas (ANPAP).

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

Jogo de tabuleiro MARGS PORTÁTIL

No dia 19.05.2023, às 14h, com recepção 1º andar expositivo do MARGS, Eslly Ramão, do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS e coordenadora do Núcleo, farão uma mediação na exposição “Acervo em movimento — Aquisições 2019-2022” e, na sequência, realizarão o jogo MARGS PORTÁTIL no Auditório do MARGS.  A atividade tem vagas limitadas. As inscrições devem ser feitas no formulário (clique aqui)

MARGS PORTÁTIL é um jogo que tem por objetivo fazer com que os participantes organizem uma exposição a partir de missões curatoriais e baseadas em obras do Acervo Artístico do MARGS. O jogo contém 140 imagens de obras e simula a planta baixa do prédio. O objetivo do desenvolvimento do jogo é gerar uma interação lúdica e reflexiva do público com o acervo do MARGS, a produção artística de diferentes tempos históricos e as atividades desenvolvidas pelo Museu. 

 

Cristina Barros

Pesquisadora, educadora e possui experiência com curadoria no campo das artes visuais. Bacharela em História da Arte pelo Instituto de Artes da UFRGS (2021). Entre 2018 e 2020, foi estagiária do Núcleo Educativo e de Programa Público e do Núcleo de Curadoria do MARGS. Integrou a equipe do Programa Educativo da Bienal do Mercosul em suas duas últimas edições, em 2020 e em 2022. E, paralelamente, coordenou equipes educativas em exposições de curta duração apresentadas no Farol Santander Porto Alegre entre 2020 e 2021. É uma das representantes do Brasil na Red-LEHA (Red Latinoamericana de Estudiantes de Historia del Arte). Foi uma das curadoras e idealizadoras do projeto Mulheres nos Acervos (2018-2021). É curadora-assistente do MARGS desde 2022, coordenando também o Programa Público e o Núcleo de Comunicação e Design do Museu.

Eslly Ramão 

Estudante de Teatro pela UFRGS e integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

 

Palestra sobre a estratégia “extramuros”
do MARGS na década de 1970 

No dia 20.05.2023, às 17h30, Aline Vargas apresentará, no Auditório do MARGS, a palestra “O museu público e o público do museu: a estratégia extramuros do MARGS na década de 1970 e diálogos museológicos possíveis”. A comunicação parte de sua dissertação de mestrado “Entre públicos: um estudo sobre as ações educativo-culturais extramuros do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (1975-1979)”, defendida em 2023 no Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da UFRGS (PPGMUSPA/UFRGS).

Aline abordará um momento da história institucional do MARGS, na década de 70, no qual a instituição, já definitivamente instalada no histórico prédio da Praça da Alfândega, promoveu ações educativas em escolas, indústrias, hospitais, centros de reabilitação e de detenção. O objetivo era promover o contato direto das obras de arte e dos artistas com o cotidiano dos públicos.

A mediação da atividade será realizada por Pedro Osorio, integrante do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.  

A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia (vagas limitadas a 60 lugares, por ordem de chegada) e  integra a programação do MARGS para a Semana dos Museus, proposição do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).

Aline Vargas

Museóloga. Mestre em Museologia e Patrimônio pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGMUSPA/UFRGS). Atualmente, é Aluna Especial no PPGEDU/UFRGS. Entre a pesquisa e a ação, transita entre diferentes esferas do cotidiano museal e patrimonial, com interesse especial voltado à arte, expografia e expologia, ações educativo-culturais, comunicação e conservação preventiva de acervos. 

Pedro Osorio

Analista em Assuntos Culturais no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS. Mestrando no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia pela Universidade de São Paulo (PPGMus/USP) e licenciado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Representante da sociedade civil no Colegiado Setorial de Memória e Patrimônio do Rio Grande do Sul — gestão 2023-2024 (Sedac/RS). Foi educador no Setor de Ação Educativa do Memorial do Rio Grande do Sul (Sedac/RS) e no Centro Histórico-Cultural Santa Casa e pesquisador em História pela UFRGS e em Estatística pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS).

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Ministério da Cultura / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização