TOUR VIRTUAL: visite online a exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022″”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, lança o tour virtual da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022″ (clique aqui), inaugurada em 17.12.2022  e em exibição no Museu até 21.05.2023.

A mostra traz um resgate da trajetória dos dois artistas, apresentando um panorama de suas produções desde os anos 1970. Ao mesmo tempo, destaca a colaboração que mantiveram nos anos 1980, quando trabalharam em conjunto, atuando em dupla e realizando obras e projetos experimentais.

Assim, a exposição contempla desde os trabalhos individuais da época dos grupos Nervo Óptico (1976-1978) e Espaço N.O. – Centro Alternativo de Cultura (1979-1982) até a produção desenvolvida até aqui.

Da parceria que os artistas mantiveram nos anos 1980, a exposição engloba 3 momentos: a performance e a instalação “Porquê choras?” de 1985, a pintura feita a quatro mãos em 1986 pelo Projeto Releituras do MARGS e que integra o acervo do Museu, e a participação da dupla com uma sala na 19ª Bienal de São Paulo de 1987.

Constituída por pinturas, xerografias, fotografias, instalações e registros de performance, esta expressiva produção permaneceu praticamente inédita, raramente exibida, em raras e breves ocasiões, sendo “redescoberta” nesta oportunidade.

Se em Nazari se sobressaltam as estratégias da arte postal e da arte xerox junto à temática da homoafetividade, em Lanes é a investigação sobre a formação do olhar e a subversão irônica da materialidade artística, em ambos tomando o corpo como um amplo território de possibilidades expressivas e descobertas poéticas.

“PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes – Trajetórias 1976-2022” foi apresentada em 4 espaços expositivos — Foyer e 3 salas do 2º andar — como parte de 2 programas expositivos do MARGS que aqui interligados: “Histórias ausentes”, voltado a resgates e revisões históricas, e “História do MARGS como história das exposições”, que aborda a história institucional do Museu.

Curadoria de Ana Albani de Carvalho, curadora convidada, Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, com produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do MARGS.  

TOUR VIRTUAL: acesse abaixo ou direto no link: https://tour.piperz.io/TFCt8v6SCdr

LEIA MAIS SOBRE A EXPOSIÇÃO: https://www.margs.rs.gov.br/midia/pulse-rogerio-nazari-e-telmo-lanes-trajetorias-1976-2022/

 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização