Mostra fotográfica de Vera Carlotto abre hoje nas Salas Negras

Hoje, às 19h, ocorre a abertura da exposição CALÇADAS – PEDRAS, MEMÓRIAS E PULSAÇÕES. O trabalho ocupará as Salas Negras do MARG, com 27 imagens de autoria da fotógrafa Vera Carlotto. A mostra pode ser visitada até 15 de janeiro, com entrada franca.

A mostra fotográfica é um olhar sobre as calçadas urbanas da cidade de Porto Alegre, a partir de um elemento utilizado em abundância em sua pavimentação — a pedra basáltica.

Esta pedra cinzenta de origem eruptiva que traz em sua face memórias do tempo, através de linhas, cores e formas, nos instiga a decodificar o belo grafismo tatuado pela natureza. As cores que surgem em sua superfície ocorrem devido à riqueza de material mineral que existe em sua composição, entre eles, o óxido de ferro. A forma de extração, a exposição a intempéries, e a fusão dos minerais com outros elementos da natureza revelam verdadeiros desenhos.

Por isso CALÇADAS – PEDRAS, MEMÓRIAS E PULSAÇÕES é mais do que um trabalho estético simples. São camadas de rastros, respirações, pulsações, memórias, cores, linhas e formas, forjadas pela natureza na superfície dura das pedras traduzida em arte, instigando o observador a decifrá-la.

Essa pesquisa ocorreu durante cinco anos, onde foram capturadas mais de três mil imagens da pedra basáltica das calçadas de Porto Alegre. A artista explica que, no decorrer deste processo, o grafismo revelado pela natureza ganhou cores e novos caminhos.

Vera Carlotto (Porto Alegre – RS, 1962), Fotógrafa Profissional; Artista Visual e Professora. Nos anos 90, morando em Londres, dedicou-se à escultura tendo estudado na Richmond Adult & Community College. É formada em fotografia pela ESPM-POA.

Realizou em 2012 a exposição individual chamada “PORT0NÍRICO”, uma homenagem aos 240 anos de Porto Alegre, na sala J.B. Scalco do Solar dos Câmara – RS. Em 2014, teve a fotografia “CAMINHAR” exposta na Artblend Gallery – Fort Lauderdale, Florida no Brazilian Eyes a Jade Matarazzo Project. Em 2015, participou da 1ª Bienal da Associação Rio Grandense de Artes Plásticas Chico Lisboa, com imagens da série “PALAVRA ESCRITA”. A imagem “MERCADO” fez parte da exposição coletiva da Chico Lisboa “20X20 e Outros Formatos” na galeria Bolsa de Arte de Porto Alegre- RS. Em 2016, através da Chico Lisboa participou do festival de Arte Contemporânea, Paratissima Lisboa em Portugal, com imagens da série “PALAVRA ESCRITA”. As imagens ARIDEZ e SILENCE fizeram parte do projeto Mosaicografia, uma exposição coletiva que reuniu grandes fotógrafos nacionais e internacionais no Largo Glênio Peres em Porto Alegre- RS.

Vera Carlotto conta que as belas artes sempre a atraíram. “Para mim a fotografia é arte. Eu utilizo a fotografia como um suporte sobre o qual procuro expressar uma narrativa poética. E para tanto, necessito mergulhar o olhar na interioridade e me conectar com o fotografável. Tenho uma necessidade imensa de interferir no ato fotográfico, seja por meios eletrônicos ou não. Isso me permite construir imagens lentas e fugir de uma estética do instantâneo. Hoje respiro arte e não me reconheço de outra forma”.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h, sempre com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

 

 

Serviço

CALÇADAS – PEDRAS, MEMÓRIAS E PULSAÇÕES

Artista: Vera Carlotto

Abertura: 17 de novembro, às 19h

Visitação: De 18 de novembro a 15 de janeiro de 2017

Local: Salas Negras do MARGS (Praça da Alfândega, s./n.)

Apoio e Realização