Mostra discute o problema da escassez de água nas cidades

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli tem a honra de apresentar a exposição “Água, paisagem alterada”, no dia 7 de junho, às 18h30min, com entrada franca. A mostra com curadoria da historiadora da arte Maria Alice Milliet, pode ser visitada de 8 de junho a 3 de julho, nas galerias João Fahrion, Pedro Weingarther e Angelo Guido do MARGS.

São 50 obras que trazem à tona a preocupação cada vez mais atual com a preservação dos recursos naturais, em especial — a água — fonte primordial de vida.

A água, que sempre pareceu um bem inesgotável, atualmente é associada a uma catástrofe iminente. A crise gerada pela seca de 2015 fez baixar o nível dos reservatórios a ponto de deixar a população apavorada com a falta d’água nas cidades. A partir da inquietação causada pelo problema da escassez na capital paulista, o grupo Em Branco criou a exposição “Água, paisagem alterada”.

Motivados pela crise hídrica, o grupo Em Branco, formado por Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris Rocha e Patrícia Furlong, produziu cerca de 50 obras entre pinturas, gravuras e desenhos para essa exposição. Por meio de uma linguagem poética, alusiva à natureza, os artistas buscam sensibilizar o público para as questões relativas a água e ao meio ambiente.

A exposição “Água, paisagem alterada”, apresentada em São Paulo, no Centro Brasileiro Britânico, de 12 de março a 30 de abril, chega agora a Porto Alegre, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul. A exposição pode ser visitada de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

Os Artistas

Em branco é um grupo de artistas criado em 2004, formado por Adriana Rocha, Ana Michaelis, Celso Orsini, Cris Rocha e Patricia Furlong, que se reúnem regularmente para discutir suas produções individuais e criar projetos de novas exposições. Já apresentou mostras na galeria Bolsa de Arte, em Porto Alegre, Palácio das Artes, em Belo Horizonte, Casa das Onze Janelas, em Belém, Galeria Referência, em Brasília, Espaço Contraponto e Galeria do Meio, em São Paulo.

Adriana Rocha é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. Entre as principais exposições estão as individuais na Colorida Galeria de Arte, em Lisboa (2010), PanAmerican Art Projects, em Dallas (2007), nas galerias Referência, em Brasília (2012) e AM Horizonte, em São Paulo (2012); as feiras SPArte E RioArte em 2011, 2012, 2013 e 2014; coletivas na AM Galeria Horizonte, em São Paulo (2012) e AM Galeria de Arte, em Belo Horizonte (2014). Tem obras em coleções públicas, como o Museu de Arte Brasileira, em São Paulo, Museum ol Latin Art, Los Angeles, CAL, EUA, Instituto Itaú Cultural, entre outras.

Ana Michaelis é graduada na Escola de Belas Artes de São Paulo. Suas participações internacionais mais recentes foram: a instalação ILLUSION, uma pintura realizada direto na parede no GRAM – Grand Rapids Art Museum, em Michigan, nos EUA em 2013 e uma exposição na Artlounge Galeria, em Lisboa, onde é artista integrante da galeria desde 2006. Sua última exposição individual foi em São Paulo na D’Concept em 2014.

Celso Orsini é formado em Desenho Industrial, na Fundação Armando Alvarez Penteado. É professor em Artes pelo Instituto Singularidades, Instituto Alana, 2013/2014. Entre suas mostras traz para a pintura, toda a simbologia Barroca, referência clara às igrejas, gradios e paredes desgastadas pelo tempo nas cidades de Minas Gerais. Entre suas principais exposições estão: coletiva no MAM–SP em 1994, Galeria Monica Filgueiras em 2011 e 2014. Obras em acervos públicos como MAM-São Paulo, MAC-Sorocaba, MAB-FAAP, entre outros.

Cris Rocha é formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Principais individuais foram na Galeria Gravura, em Porto Alegre, em 2000, na Galeria Bolsa de Arte, em Porto Alegre em 2004. Coletivas no MAC-RS em Porto Alegre e na Galeria Arterix em São Paulo em 2012; no Espaço Atelier e SP Estampa. Tem obras em coleções públicas, como Bibliotheca Alexandrina, Alexandria, Egito; Museo Del Grabado, Buenos Aires, Argentina; Museu Casa das Onze Janelas, em Belém; Museu de Arte Contemporânea do RS, Porto Alegre; Museu de Arte do RS, Porto Alegre, Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, entre outras.

Patrícia Furlong é formada em Artes Plásticas pela Fundação Armando Álvares Penteado. A artista participou de diversas exposições individuais e coletivas, no Brasil e no exterior, com exposições individuais no MAM/SP, no Centro MariAntonia e na Galeria Logo, e as participações na Bienal de Havana e no Panorama de Arte Brasileira no MAM/SP, Centro Dragão do Mar e MAC/Niterói. Tem obras em coleções públicas, entre elas a Pinacoteca do Estado, Instituto Figueiredo Ferraz, Fundação Padre Anchieta, Museu de Arte Brasileira, Casa das Onze Janelas e Museu de Arte Contemporânea/SP.

APOIO

Novotel Hotels e Resorts