Exposição comemorativa aos 70 anos do pintor Fernando Baril

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli tem a honra de apresentar a exposição “BARIL’70 Anos”, comemorativa aos 70 anos do artista Fernando Baril , no dia 26 de junho, às 19h, com entrada franca. A mostra, com curadoria de José Francisco Alves, pode ser visitada de 27 de junho a 4 de setembro de 2018, nas Pinacotecas do MARGS.

Para marcar os 70 anos do pintor Fernando Baril, o MARGS recebe em seu mais privilegiado espaço, as pinacotecas centrais do museu, cerca de 160 obras do artista. Serão pinturas realizadas do final dos anos 1970 ao presente, com a presença mais forte dos trabalhos atuais.

O porto-alegrense Fernando Baril (23 de maio de 1948) é um dos mais populares e admirados pintores do Rio Grande do Sul, construindo sua obra como uma crítica à sociedade de consumo, numa linguagem particular que não se insere a movimentos ou modismos artísticos.

Entre os poucos artistas gaúchos que vivem somente de seu trabalho, Fernando Baril passou pelo Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, com Xico Stockinger e Paulo Porcella, realizando estudos também em universidades da América do Norte, em Vancouver (Canadá) e Los Angeles (EUA). Sua formação mais importante foi na Real Academia de Bellas Artes de San Fernando, em Madri, Espanha (1978-79).

Em meados da década de 1980, Baril já tinha abandonado a pintura abstrata pela qual havia recebido prêmios e reconhecimento, produção a qual o crítico Carlos Scarinci chamou de “informalismo renovado”. Como poucos de sua geração, ele em seguida moveu-se no sentido inverso, ao figurativismo. Esta sua nova produção teve grande impulso nos quatro anos que viveu e produziu intensamente em Nova Iorque, entre 1988 e 1992, marcando a característica da obra em que o artista é plenamente reconhecido.

Fernando Baril com sua obra atua como um cronista. Ele analisa a sociedade de consumo, com seus absurdos e preconceitos. Em 1996, Luís Fernando Veríssimo assim falou sobre o artista: “Nada é irreal na pintura de Baril. Tudo o que está lá está no mundo, quando não está na sua casa. Antes de inventar, ele faz um inventário. Mas você nunca viu coisas assim. Você nunca viu as coisas assim. Tudo é rigorosamente claro e ao mesmo tempo escrachadamente alegórico, engraçado e perturbador. Ele não é surrealista, não”.

A curadoria da mostra é de José Francisco Alves, doutor em história da arte e curador independente.

A exposição pode ser visitada de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada gratuita. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

 

SERVIÇO

BARIL’70 Anos

 

Artista: Fernando 樂威壯
Baril

Curador: José Francisco Alves

Abertura: Dia 26 de junho, terça-feira, às 19h

Visitação: De 27 de junho a 4 de setembro, de terças a domingos das 10h às 19h

Local: Pinacotecas do MARGS

ENTRADA FRANCA

 

Realização

Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

 

Patrocínio

Sulgás

Banrisul

BRDE

 

Apoio

Café do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

AAMARGS

 

Apoio Cultura

SIDI  Centro de diagnóstico médico por imagem

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 32272311

Entrada Franca

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização