“Doce Holandês”: um passeio por imagens impactantes e reflexões persistentes de Liana Timm

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a exposição “Doce Holandês”, de Liana Timm, no dia 30 de agosto, às 18h30min, na Pinacoteca do MARGS. A mostra, com curadoria de Lenira Fleck, pode ser visitada até o dia 16 de outubro, com entrada franca.

Na abertura da mostra será lançado o 13º livro de poesias de Liana Timm, intitulado “Incessante”,  em comemoração aos 30 anos de poesia da autora.

O MARGS funciona de terças a domingos, das 10h às 19h. Visitas mediadas podem ser agendadas pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

DOCE HOLANDÊS | Liana Timm

Escolhi esta denominação como uma figura de linguagem. Uma abertura para vários caminhos. O doce pode ser um doce mesmo, e é. Um stroopwafel que se saboreia com chá ou café. Típico holandês. Pode ser um personagem. Doce. Um colonizador que deixou marcas na brasilidade ou um artista que com seu talento tocou fundo a sensibilidade e enraizou-se fertilizando e criando primaveras. Nada planejado. Descobertas acontecidas, achados, seduções que o olhar sagaz aceitou.

Reflexões persistentes e poderosas penetraram na magia de imagens impactantes. Uma excitação expandindo o corpo na certeza da conquista.

Tomada pela pincelada, por uma luz, pelo brocado, um tecido, um acaso, uma atmosfera intimista, um secreto revelado, o que acontece depois é isso. Essa afecção repentina e diferente conforme o dia. Renovada na repetição do deleite.

Deglutir e atualizar estrangeiras referências, através da criação, permite um mix cujo resultado transforma e reafirma a gênese coletiva geograficamente pontuada.

Um conjunto de citações, sem sentido aparente, transportando às significações de um lado a outro. Fazendo subentender indizíveis e inexprimíveis percepções.

Aí, vem um povo correndo. Quer compartilhar a mancha indefinida das paixões. O corte, a seleção do detalhe apontando para o divergente, revertendo a origem.

Compreender o que ocupa pensamento e emoção traz uma espera. De forma indireta: lembrança e desejo. E as preferências vão se formando espontaneamente! Soma de inúmeras vivências e impressões!

Deixei chegar com a certeza da experiência, o conhecimento do fazer, o que se mostra. Aponta um caminho, não seu percurso, aponta um início, não a chegada.

Pronta para o encontro me empolgo.  Meu manancial de referências torna verdadeiro o processo de criar, traindo a cada instante o que sou para que o remanso corra ao largo da invenção.

Liana Mahfuz Timm

Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Vive em Porto Alegre com atelier em permanente ebulição. Transita pelas artes visuais,  literatura, artes cênicas e música. Desenvolve através da TERRITÓRIO DAS ARTES: Projetos artísticos e culturais: • FREUD E OS ESCRITORES em coautoria com Lenira Fleck & Graça Nunes, Carlota Albuquerque, Janaina Pelizzon • EXPERIÊNCIAS CÊNICAS MULTIMÍDIA em coautoria com Janaina Pelizzon • BLUEnoites, projeto musical e poético com a pianista Bethy Krieger e a diretora Janaina Pelizzon. Produções editoriais: publicação de livros de arte, psicanálise e ciências humanas com Lenira Fleck.

72 exposições individuais realizadas (seleção): Museu de Arte do Rio Grande do Sul/POA/RS | 1980 | 1986 | 1995 | 1996 | 1998 | 2006 | 2016 • Fundação Cultural do Distrito Federal/Brasília/DF | 1984 • Pinacoteca do Estado de São Paulo/São Paulo/SP | 1991 • Museu de Arte de Santa Catarina/Florianópolis/SC | 1991 • Museu  da Gravura Cidade de Curitiba/ Curitiba/PR | 1991 • Centro Cultural Correios/Rio de Janeiro/RJ | 1999 • Memorial da América Latina/São Paulo/SP | 2000  • Museu Paranaense/Curitiba/PR | 2003 • Casa de Cultura Mário Quintana/POA/RS | 2008 • Museu  Brasileiro da Escultura/SP | 2008 • Espaço Cultural Citi/SP | 2009 • Centro Cultural CEEE Erico Verissimo/POA/RS | 2014|

15 prêmios recebidos (seleção): 1988 Prêmio Melhor Produção Teatral com a peça infantil Gudula a bruxinha de pano | Secretaria Municipal da Cultura/POA/RS • 1994 Prêmio Personalidade Cultural do Ano, Associação de Artes Plásticas Francisco Lisboa/POA/RS • 2002 Medalha Cidade de Porto Alegre – Prefeitura Municipal de Porto Alegre • 2008 Título de “Cidadão de Porto Alegre” | Câmara dos Ve-readores/Prefeitura Municipal de Porto Alegre • 2010 e 2012 Prêmio AGES livro do ano – categoria poesia.

43 livros PUBLICADOS sendo 13 individuais de poesia. 07 PUBLICAÇÕES DE REFERÊNCIA sobre LIANA TIMM

www.timm.art.br | liana.timm@gmail.com

facebook.com/liana.timm | facebook.com/LianaTimmAtelier

facebook.com/bluenoites

O QUÊ: Exposição “Doce Holândes” e livro de poesias “Incessante”, de Liana Timm

ONDE: na Pinacoteca do MARGS

QUANDO: De 30 de agosto até 16 de outubro

ABERTURA: 30 de agosto, às 18h30min

CURADORIA: Lenira Fleck

MUSEOGRFIA: Liana Timm

MONTAGEM: Santiago Renosto

ILUMINAÇÃO: João Luiz Fraga

PRODUÇÃO: Anita Assenato

Site speficic com obras em arte digital, técnica mista, e videoarte. Citacões visuais de artistas holandeses ECKHOUT, BOSCH, FRANS POST, JAN STEEN, VAN GOGH, VERMEER, REMBRANDT, MONDRIAN, ESCHER e outros que compõem o acervo de alguns museus holandeses e interagem com a ideia; (Rijksmuseum, Van Gogh Museum, Mauritshuis, Escher in Het Paleis entre outros). DIMENSÕES: várias, de 30x30cm a 300x600cm

Território das Artes

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Arteeplantas

AAMARGS

Museu de Arte do Rio Grande do Sul

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre

Telefone: 32272311