Diretor do MARGS é curador de mostra do Acervo BRDE

NEGRINHO2

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, a Secretaria de Estado da Cultura, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli e o BRDE convidam para a exposição “Acervo BRDE _ Mostra de Artes Plásticas”, com abertura dia 23 de fevereiro, às 19h, no MARGS. A mostra, com curadoria de Paulo Amaral, pode ser visitada até o dia 23 de março, de terças a domingos, das 10h às 19h, com entrada franca.

O evento integra a programação comemorativa aos 55 anos de fundação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE. Assim, ao trazer para o espaço museológico uma seleção de 25 obras que fazem parte de seu patrimônio, reunido ao longo de mais de meio século, o BRDE reafirma seu compromisso com a valorização das manifestações artísticas e o acesso aos bens culturais.

As pinturas, gravuras, aquarelas e esculturas que por muitos anos foram de conhecimento restrito dos que circulam pelas salas e gabinetes do escritório central do BRDE, localizado em Porto Alegre, carregam, além do aspecto decorativo, o olhar e a memória de artistas nascidos no Rio Grande do Sul ou aqui radicados. Em sua maioria, são autores que consolidaram suas trajetórias artísticas nas décadas de 1950 a 1990. Dentre eles, destacam-se os mestres Ado Malagoli, Vasco Prado, Iberê Camargo, Danúbio Gonçalves e Plínio Bernhardt. Da geração dos anos 60 e 70, figuram Waldeny Elias, Carlos Tenius, Regina Silveira, Soriano e Eduardo Cruz. No grupo dos anos 80 em diante estão Ronaldo Kiel, Arlete Santarosa e Frantz, entre outros.

Nesta coleção predominam obras figurativas com ênfase na temática regional: tipos gauchescos, paisagens campeiras e urbanas, referências míticas, detalhes arquitetônicos, traços do real e do imaginário. A busca identitária é um traço marcante do Acervo BRDE, instituição financeira pública cuja missão é promover o desenvolvimento econômico e socioambiental nos três estados da Região Sul.

A iniciativa tem o apoio do Codesul – Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul e da Secretaria da Cultura do Estado do Rio Grande do Sul.