Cristina Dall’Igna — Prima Matéria

A artista Cristina Dall’Igna apresenta a exposição “Prima Matéria”, no Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli, com abertura dia 21 de março, às 19h, na galeria Oscar Boeira. A mostra, com curadoria de José Francisco Alves, pode ser visitada até 12 de maio, com entrada franca. Visitas mediadas podem ser agendadas no e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

A mostra traz ao público dezessete pinturas em linguagem figurativa e abstrata, realizadas em 2019, a maioria sobre lonas de caminhão utilizadas durante os anos, com o registro da ação do trabalho e do tempo. Disto resultam obras coloridas, em tinta acrílica, algumas com pó ou folhas de ouro, que tiram partido dos registros acumulados pelo tempo nas lonas de caminhão.

 

Texto Curatorial

A arte faz parte da vida de Cristina Dall’Igna, desde muito cedo, sob a inspiração e estímulo pelo design da natureza. Desde então, ela sente a necessidade de se expressar e de expandir a sua consciência, num constante reinventar. Com o objetivo de tornar a jornada da vida mais lúdica e cheia de sentido, Cristina usa a sua criatividade com liberdade e dinamismo. As linguagens de seu trabalho transitam da figuração à abstração. Nesta última, ela sente que podemos ver a surpresa e o mistério da vida, e nas formas consegue inserir elementos do seu mundo imaginário.

Com um vocabulário plástico contemporâneo e uma linguagem própria, Cristina faz valer-se de um universo de formas e cores que imprimem sua identidade. Quando pinta, a cor é a primeira busca, e as intervenções cromáticas surgem de sentimentos internos, num jogo de luz e sombra, com várias camadas de tintas, em todos os planos de sua pintura.

Em seu processo criativo, ela utiliza várias técnicas agregadas à pintura acrílica, a exemplo de monotipia, textura e colagens. A arte, assim, tem a possibilidade de ser um campo de cor e expressão, ancorada pelo prazer, com a função de transmitir o sutil e a beleza. Revelando a sua maneira de entender o mundo, Cristina acredita que a linguagem visual preenche o vazio, nos remete para o presente e torna a vida real mais interessante.

Esta exposição apresenta dezessete pinturas realizadas em 2019. São obras figurativas e abstratas com interesse orgânico e naturalista, também influenciadas por suas recentes incursões na natureza australiana. A maioria destes novíssimos trabalhos expostos inovam ao serem pintados sobre lonas de caminhão, estas com anos de uso, as quais apresentam as marcas do trabalho árduo e do tempo, com elementos do acaso gravados na tela que a obra de Cristina incorpora, revaloriza e recontextualiza com materialidade e representação.

 

José Francisco Alves

Curador

 

 

 

SERVIÇO

Título: Prima Matéria

Artista: Cristina Dall’Igna

Curadoria: José Francisco Alves

Local: Galeria Oscar Boeira do MARGS

Abertura: Dia 21 de março de 2019, às 19h.

Visitação: De 22 de março a 12 de maio de 2019, de terças a domingos, das 10 às 19h

Entrada Franca

 

Contatos

Curador: José Francisco Alves (curador)  – (51) 99984-4689  jfa.arte@gmail.com

Núcleo de Curadoria: curadoria@margs.rs.gov.br – 51 32272012/ Ramal 7032

Núcleo de Comunicação – comunicacao@margs.rs.gov.br – 32863145 / Ramal 7192

 

 

 

Patrocínio

Banrisul

BRDE

Sulgás

 

Apoio

Brunelli & Poyastro

Poolmak

Laboratório da Luz

Vetrosul

GRA Engenharia

Café do MARGS

Banca do livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Celulose Riograndense

Oliveira Construções

AAMARGS

 

Realização

Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria de Cultura do RS

 

Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli

Localização: Praça da Alfândega, s./n.

Centro Histórico, Porto Alegre, RS

Telefone: 51 32272311

Site: www.margs.rs.gov.br

www.facebook.com/margsmuseu

www.twitter.com/margsmuseu

Apoio e Realização