BRDE comemora 55 anos com exposição no Margs

Obras de artistas como Ado Malagoli, Iberê Camargo e Vasco Prado podem ser visitadas até o dia 23 de março

O secretário de Estado da Cultura em exercício, André Kryszczun, participou na noite de terça-feira (23), no Museu de Artes do Rio Grande do Sul (Margs), da abertura da exposição “Acervo BRDE – Mostra De Artes Plásticas”.

A mostra, que faz parte das comemorações de 55 anos do pelo Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul, apresenta 25 obras do patrimônio da instituição e que, por muitos anos, foram de conhecimento restrito dos que circularam pela sede central, em Porto Alegre. Em sua maior parte, autores dessas obras consolidaram suas trajetórias artísticas nas décadas de 1950 a 1990. Dentre eles, destacam-se os mestres Ado Malagoli, Vasco Prado, Iberê Camargo, Danúbio Gonçalves e Plínio Bernhardt. Da geração dos anos 60 e 70, figuram Waldeny Elias, Carlos Tenius, Regina Silveira, Soriano e Eduardo Cruz. No grupo dos anos 80 em diante estão Ronaldo Kiel, Arlete Santarosa e Frantz, entre outros.

A exposição foi idealizada pelo banco e contou com o apoio do secretário de Estado da Cultura, Victor Hugo, que atualmente também coordena a Comissão Permanente de Cultura do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) do BRDE.

“A arte é presença permanente, mas nem sempre acessível. Portanto, esta ação do BRDE e da Secretaria de Estado da Cultura oportuniza a sociedade aprofundar-se, conhecer os viés da cultura e tornar nossos museus efetivos. A cultura é para todos”, destaca Kryszczun.

Para o curador da exposição e diretor do Margs, Paulo Amaral, “ao longo de 55 anos o BRDE vem construindo sua história como instituição fundamental no fomento das atividades econômicas do sul do país. Este foco específico, entretanto, não afastou o olhar das sucessivas direções do Banco em relação ao seu compromisso com as artes visuais dos estados em que atua.

Para tanto, neste tempo, adquiriu obras de arte que se inscrevem não propriamente segundo as regras do colecionismo, mas que representam e apresentam uma plêiade de artistas de renome, a maior parte deles do sul do país. Este apoio aparece, assim, embora indiretamente, como uma forma de fomento às artes visuais de significativo período de nossa história”.

A mostra ficará aberta até o dia 23 de março, no segundo andar do Margs (Praça da Alfândega, s/no – Centro Histórico de Porto Alegre), de terça a domingo, das 10 às 19 horas.

Assessoria de Comunicação SEDAC

Imagens: Roberta Amaral