Acervo em movimento — Outubro de 2025 a janeiro de 2026

Acervo em movimento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, estreia a nova versão do programa expositivo “Acervo em movimento”, que estará em exibição de 25 de outubro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Dedicada ao acervo do Museu e suas quase 6.000 obras de arte desde o século 19, a mostra de longa duração com rotatividade periódica das obras expostas ocupa duas salas de modo permanente no 2º andar do Museu.

Com curadoria do Núcleo Educativo do MARGS, esta nova versão da exposição apresenta uma seleção de obras que altera parcialmente a montagem anterior (confira abaixo a lista de artistas), propondo novos diálogos e relações entre os trabalhos expostos.

Nesta “virada educativa”, o amplo espaço central do espaço expositivo privilegia a reunião de grupos e a convivência, afirmando o caráter do espaço expositivo como lugar de encontro. As obras estão dispostas apenas nas paredes, favorecendo a circulação e o convívio em roda, em um ambiente que convida à troca e à escuta. A configuração propõe ao visitante uma experiência que evoca reflexões sobre a infância e a velhice, o viajar e o transportar-se, a bagagem e a cidade – temas atravessados pelo sincretismo religioso e cultural que cada indivíduo carrega consigo.

Inspirada pelas vivências educativas no Museu e pelas referências estéticas da equipe, a curadoria coletiva busca ativar obras a partir de múltiplas leituras, corpos e movimentos no espaço expositivo. O propósito é gerar diálogos que não visam o consenso, mas a coexistência de perspectivas, cruzamentos e interseções. Além disso, o visitante será provocado também pelos materiais educativos, que atuam como disparadores de reflexão e fruição ao longo da visita.

O PROGRAMA “ACERVO EM MOVIMENTO”

Em operação desde 2019 e interrompido pela enchente em maio de 2024, o programa expositivo “Acervo em movimento” reestreou em julho deste ano, retomando o modelo de curadoria compartilhada entre as equipes do MARGS que marcou o seu início. Desse modo, setores do Museu se alternam como responsáveis pela concepção e organização de cada nova versão.

O programa expositivo tem por objetivo trazer a público o acervo do MARGS, com uma mostra que opera segundo uma estratégia expositiva de substituições periódicas das obras em exibição. Desse modo, peças entram e saem da exposição a cada 3 meses em média, proporcionando uma renovação constante do conjunto exposto.

Com a estratégia de rotatividade, as substituições geram recombinações que procuram propor novas relações, sentidos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta mais na experiência da descoberta do que na orientação do discurso.

O interesse é sondar as provisórias relações de vizinhança entre as obras, assim como as tensões das partes com o todo, propondo desdobramentos que intensificam e multiplicam as formas de ver, sentir e reagir.

Parte-se do entendimento de que obras de arte não “falam” apenas por si mesmas, uma vez que seus sentidos são também efeito do que podem produzir tanto em relação ao contexto histórico mais amplo em que vêm a público como no interior dos territórios relacionais e narrativos que uma exposição é capaz de colocar em causa. 

Assim, “Acervo em movimento” explora a seguinte pergunta junto aos visitantes e a ação educativa: quais podem ser as relações entre obras de arte distintas e de diferentes épocas, contextos e linguagens?

O convite é que o público constitua os seus caminhos interpretativos, estabelecendo os seus próprios encontros e conexões, os quais sempre envolvem o que já sabemos, a expectativa do que ainda não vislumbramos e o estranhamento transformador da experiência inesperada e arrebatadora. 

O MARGS é uma instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS. O plano de recuperação, exposições e atividades educativas do Museu conta com patrocínio direto do Banrisul e com patrocínios via Lei de Incentivo à Cultura Federal do Santander, da Hyundai e da EDP.

 

LISTA DE ARTISTAS
(outubro de 2025 a janeiro de 2026)

Adelaide Tomaselli

Alfredo Aquino

Alfredo Nicolaiewsky

Alvaro Carmenes

Angelina Agostini

Antônio Henrique Rodrigues

Camila Sposati

Christina Balbão

Cibele Vieira

Didonet Thomaz

Edgar Koetz

Erica Turk

Fernando Baril

Glauco Rodrigues

Leonilson

Marcelo Grassmann

Mário Mattos

Nelson Boeira Faedrich

Suely Kelling

Téti Waldraff

Vasco Prado

Yara Tupynambá

 

SERVIÇO

“Acervo em movimento” — Outubro 2025 a janeiro de 2026

Nova versão da exposição de longa duração com rotatividade de obras do acervo do MARGS com curadoria do Núcleo Educativo

Quando: visitação aberta a partir de sábado (25.10.2025), às 10h. Em exibição até 04.01.2026.

Onde: Galerias Superior 2 e 3, no 2º andar expositivo do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150)

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. O MARGS oferece visitas mediadas para grupos e escolas, mediante agendamento prévio pelo e-mail educativo@margs.rs.gov.br

 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, da Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais. O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal.  O plano de recuperação do Museu conta com o PLANO BIANUAL MARGS 2025-2026, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS) e identificado pelo PRONAC: 247296.

Patrocínio direto:

Banrisul

Patrocínio:

Santander

EDP

Hyundai

Apoio:

Farol Santander

Tintas Renner

iSend

Café do MARGS

Banca do Livro

Arteplantas

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

MINC – Ministério da Cultura

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre/RS, Brasil, CEP 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h (último acesso 18h), entrada gratuita

Telefone: +55 (51) 3286-2597

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização