Acervo em movimento — Fevereiro a maio de 2024

Acervo em movimento

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, e o Banrisul anunciam a reestreia da exposição “Acervo em movimento”, apresentando uma renovada e inédita seleção de obras.

Esta nova versão do programa expositivo de longa duração dedicado à exibição pública do acervo do MARGS, e que ocupa 3 salas de modo permanente no 2º andar do Museu, pode ser conferida a partir de 10.02.2024, permanecendo em exibição até 05.05.2024.

A visitação é de terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. 

Visitas mediadas às exposições e visitas técnicas podem ser agendadas para grupos mediante e-mail educativo@margs.rs.gov.br.

A NOVA EXPOSIÇÃO

Em exibição de fevereiro a maio de 2024, a nova versão de “Acervo em movimento” envolve uma alteração parcial em relação à configuração anterior da exposição, apresentada entre setembro e janeiro.

SAEM E ENTRAM

Depois de duas temporadas, entre junho e janeiro, que focalizaram os segmentos da tapeçaria e da arte têxtil no Acervo Artístico do MARGS, o ciclo foi encerrado para dar lugar a um novo conjunto de obras, selecionadas para entrar na mostra segundo os seguintes critérios e enfoques:

> Aquisições recentes, trazendo algumas das obras que ingressaram no acervo ao longo de 2023, informação que pode ser conferida nas etiquetas nas paredes.

> Diálogo com a exposição de Carlos Vergara, apresentada no 2º andar do MARGS entre fevereiro e maio de 2024, com a reunião das 2 obras do artista que integram o acervo do Museu.

> Homenagens póstumas, aos artistas Alexandre Navarro Moreira (1974-2023), Fernando Baril (1948-2023) e Gelson Radaelli (1960-2020).

> Obras de artistas que pela primeira vez participam do programa “Acervo em movimento”, em operação desde 2019.

PERMANECEM

Com as obras da versão anterior que permanecem expostas, prolonga-se a duração do segmento concebido para oferecer um complemento em extensão à exposição da artista e professora Christina Balbão (1917-2007), apresentada no 1º andar do MARGS até março de 2024. 

Isso se dá com uma reunião de obras do século 20, sobretudo em pintura e escultura, de artistas que foram professores e colegas de Balbão. Assim, com o objetivo de assinalar uma “época artística”, estão reunidos importantes nomes de uma história da arte sul-rio-grandense do acadêmico ao moderno, a exemplo de Ado Malagoli, Alice Brueggemann, Alice Soares, Angelo Guido, Carlos Tenius, Fernando Corona, Francis Pelichek, João Fahrion, José Lutzenberger, Leda Flores, Libindo Ferrás, Luis Maristany de Trias e Sonia Ebling.

***

A partir desses critérios e enfoques, o conjunto apresentado nas 3 salas de “Acervo em movimento” traz mais de 60 obras do Acervo Artístico do MARGS, de mais de 30 artistas brasileiros e estrangeiros (confira abaixo a lista dos nomes), compondo uma amostragem diversa, desde a década de 1920 à atualidade, em pintura, escultura, objeto, desenho, gravura, videoperformance, fotografia, fotoperfomance e processos híbridos e multimeios.

“Acervo em movimento” é um programa expositivo em operação desde 2019 com o objetivo de trazer a público o acervo do MARGS, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras em exibição, mediante substituições frequentes. Assim, obras entram e saem da exposição com o objetivo de manter uma renovação constante do conjunto em exibição (leia mais sobre o programa nos textos abaixo).

Nas palavras do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol:

“Com a estratégia de rotatividade das obras expostas, as substituições geram recombinações que procuram propor novos diálogos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta na experiência mais do que nos discursos, e na descoberta mais do que nas verdades. Ocupando 3 salas do 2º andar expositivo do MARGS, ‘Acervo em movimento’ funciona como uma exposição de acervo de longa duração, porém com rotatividade de obras. E correspondendo aos compromissos e responsabilidades do Museu: implementar uma política de exibição permanente dedicada à apresentação pública do acervo do MARGS e suas novas aquisições”.

 

ACERVO EM MOVIMENTO

LISTA DE ARTISTAS (Fevereiro de 2024)

Ado Malagoli

Afonso Silva

Alexandre Navarro Moreira

Alice Brueggemann

Alice Soares

Angelo Guido

Benito Castañeda

Bustamente Sá

Carlos Tenius

Carlos Vergara

Celma Paese

David Ceccon

Eleonora Fabre

Élle de Bernardini

Emiliano Di Cavalcanti

Fernando Baril

Fernando Corona

Francis Pelichek

Gelson Radaelli

Guilherme Dable

Jaci Santos

João Fahrion

José Lutzenberger

Juan Ventayol

Leda Flores

Lenora Rosenfield

Libindo Ferrás

Luis Maristany de Trias

Maria Tomaselli

Mauro Fuke

Mira Schendel

Nelson Wilbert

Oscar Crusius

Otto Sulzbach

Salvador

Sonia Ebling

Virgínia Di Lauro

Waltercio Caldas

Yutaka Toyota

 

O PROGRAMA “ACERVO EM MOVIMENTO”

Por Francisco Dalcol
Diretor-curador do MARGS
Doutor em Teoria, Crítica e História da Arte

O Acervo Artístico do MARGS guarda mais de 5.700 obras de arte do século 19 à atualidade, de artistas brasileiros e estrangeiros. Abrange, assim, desde produções regidas pelos modelos acadêmicos, passando pelas rupturas das manifestações dos modernismos em diferentes geografias, até chegar à pluralidade dos desdobramentos operados pelas práticas artísticas contemporâneas. 

“Acervo em movimento” é um programa expositivo concebido para trazer a público o acervo do Museu, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras expostas. Assim, trabalhos entram e saem com o objetivo de manter uma renovação frequente e constante do conjunto em exibição.

Fundamentado por noções de dispositivo, montagem e display, o modelo de exposição recombinante adotado por “Acervo em movimento” lança mão de um processo curatorial de caráter experimental. 

Cada mudança — em parte ou no todo da mostra — opera o que passamos a denominar como “nova virada da exposição”, sendo concebida como uma resposta à configuração anterior e, por vezes, até às outras exposições no mesmo momento em exibição no Museu, estabelecendo diálogos. 

Com a estratégia de rotatividade das obras expostas, as substituições geram recombinações que procuram propor novas relações, sentidos e chaves de compreensão, oferecendo ao público uma exposição sempre viva e dinâmica, que aposta mais na experiência da descoberta do que na orientação do discurso.

O interesse é sondar as provisórias relações de vizinhança entre as obras, assim como as tensões das partes com o todo, propondo desdobramentos que intensificam e multiplicam as formas de ver, sentir e reagir. 

Parte-se do entendimento de que obras de arte não “falam” apenas por si mesmas, uma vez que seus sentidos são também efeito do que podem produzir tanto em relação ao contexto mais amplo em que vêm a público como no interior dos territórios relacionais e narrativos que uma exposição é capaz de colocar em causa. 

Assim, esta exposição pergunta ao visitante: quais podem ser as relações entre trabalhos distintos e de diferentes épocas, contextos e linguagens?

O convite é que o público constitua os seus caminhos interpretativos, estabelecendo os seus próprios encontros e conexões, os quais sempre envolvem o que já sabemos, a expectativa do que ainda não vislumbramos e o estranhamento transformador da experiência inesperada e arrebatadora. 

Ao evitar modelos expositivos orientados por cronologias e agrupamentos segundo categorias convencionais, “Acervo em movimento” investe em aproximações, diálogos e cruzamentos especulativos que resultam em roteiros não lineares e abertos em suas possibilidades de sentidos. Com isso, procura-se oferecer um exame crítico de hierarquias, assimetrias e leituras consensuais que reiterariam a construção de um cânone entre as obras do acervo do MARGS, cujo caráter excludente é aqui reavaliado em favor de maior compromisso com pluralidade, diversidade, inclusão e representatividade.

Com isso, “Acervo em movimento” busca mobilizar questões prementes à luz dos debates contemporâneos, como a necessidade de se refletir sobre narrativas hegemônicas, discursos canônicos, hierarquias dominantes e presenças/representatividades (e a ausência delas) em acervos e exposições. 

E como programa expositivo de caráter permanente desde 2019, integra a política de aquisições e divulgação do acervo do MARGS com o objetivo de explorar estratégias de abordagem de sua exibição por meio de processos curatoriais voltados à experimentação de estratégias expositivas.

 

SERVIÇO

“Acervo em movimento” — Fevereiro a maio de 2024

Reestreia da exposição de longa duração com rotatividade de obras do acervo do MARGS

Quando: a partir de sábado (10.02.2024). Em exibição até 05.05.2024.

Onde: 2º andar do MARGS (galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido). O MARGS se localiza na Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico de Porto Alegre, RS — Brasil — 90010-150

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 19h (último acesso 18h), com entrada gratuita. Visitas mediadas às exposições e visitas técnicas para grupos e escolas podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br

Contato imprensa: 

Núcleo de Comunicação e Design do MARGS 

comunicacao@margs.rs.gov.br margsmuseu@gmail.com 

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio de patrocínios como pela Lei de Incentivo à Cultura Federal. O projeto do Plano Anual 2023, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS), está identificado pelo PRONAC 223047 sob o nome “Exposições de Artes Visuais no MARGS”.

Patrocínio direto:

Banrisul

Patrocínio Lei de Incentivo à Cultura Federal:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Ministério da Cultura / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização