Mulheres artistas, questões atuais — Trajetórias na arte-educação

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, realizará no dia 8 de março de 2023, Dia Internacional das Mulheres, a 9ª edição do já tradicional projeto “Mulheres artistas, questões atuais”, que desde 2015 é promovido pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu. A cada edição, o projeto convida, sob diferentes ângulos, a uma reflexão crítica sobre a participação das mulheres no campo das artes.

Neste ano, o projeto “Mulheres artistas, questões atuais” terá o seminário intitulado “Trajetórias na arte-educação”. O seminário debaterá os desafios e as dificuldades  do campo da arte-educação, a partir de ênfases quanto a questões de gênero. As convidadas são mulheres profissionais em estágios distintos de trajetória, bem como com diferentes atuações (práticas ou teóricas). São elas Margarita Santi de Kremer (FVCB), Carmen Lúcia Capra (UERGS) e Kailã Isaias (UFRGS). A mediação será feita por Carla Batista (MARGS).

O evento será realizado na quarta-feira (08.03.2023), às 14h, no Auditório do MARGS. A entrada é gratuita e não é necessária inscrição prévia (limite de 60 lugares, por ordem de chegada).

AS DEBATEDORAS

Carmen Lúcia Capra

Licenciada em Educação Artística pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) na Graduação em Artes Visuais e no Mestrado Profissional em Educação. Lidera o Grupo de Pesquisa Flume Educação e Artes Visuais (Uergs/CNPq) e se dedica à pesquisa sobre a formação docente em artes visuais com foco na atuação em escola. Integra o Núcleo Educativo MARGS-Uergs e participa do Grupo de Pesquisa Arteversa (UFRGS/CNPq). Tem atuado na promoção de ações de cunho artístico e educativo que permitam conversações entre ensino, pesquisa e extensão, a exemplo do Projeto Vincular (Núcleo Educativo MARGS – Uergs, Porto Alegre/RS), Exposição e Seminário Salas (Montenegro, RS), Dia do Desenho (Montenegro, RS), Bordado Livre na Praça (Montenegro/RS), participando de grupos experimentais de curadoria e prática artística.

Kailã Isaias

Kailã Isaias é formada em Comunicação Social (UFRGS) e cursa bacharelado em História da Arte pela mesma instituição. É mestranda em História, Teoria e Crítica de Arte (UFRGS) e tem como foco de pesquisa tecnologia, sistema da arte, questões raciais e seus imbricamentos. Atuou como arte educadora na 10ª Bienal do Mercosul e na Fundação Iberê Camargo e como assistente do Programa Educativo da 13ª Bienal do Mercosul.

Margarita Santi de Kremer

Arte-educadora e artista visual, bacharel em Artes Plásticas (Habilitação em Desenho, 1993) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É Coordenadora educativa da Fundação Vera Chaves Barcellos desde 2014. Atuou como coordenadora pedagógica da Fundação Bienal do Mercosul nas três primeiras Bienais (1997/2000/2002), foi membro do Conselho do Museu de Arte Contemporânea do RS, coordenou o Setor de Mostras e Exposições da CAP da Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre (2010-2011). Foi professora e pesquisadora em Artes no Centro de Artes e Educação da UFRGS, e consultora de projetos culturais (2008-2010). Em 2007 atuou como professora substituta no Instituto de Artes da UFRGS. Foi também coordenadora pedagógica das ações educativas do Projeto Êxodos, do fotógrafo Sebastião Salgado, em 2000.

Mulheres artistas, questões atuais

“Trajetórias na arte-educação”

Quando: 08.03.2023, às 14h

Onde: Auditório do MARGS (Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150)

Entrada: gratuita, com limite de 60 lugares, por ordem de chegada

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Banca do Livro

iSend

Realização:

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150