MARGS e Casa de Cultura promovem exibição do documentário “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS) e a Casa de Cultura Mario Quintana, instituições da Secretaria de Estado da Cultura do RS (Sedac), promovem a exibição do filme “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”. 

Integrando a programação do Mês da Visibilidade Trans, promovida pela Sedac, a sessão ocorre no próximo sábado, 29.01.2022, às 17h, na sala Eduardo Hirtz, na Cinemateca Paulo Amorim da Casa de Cultura.

Após a exibição, haverá uma conversa com Gustavo Deon, Luka Machado, Lau Graef e Gabz 404, idealizadores e produtores do filme. A mediação será realizada por Clarissa Lima (Assessora de Diversidade da Sedac). 

A entrada é gratuita e por ordem de chegada. Para garantir a segurança de todos, a sala terá 70 lugares, sendo obrigatória a apresentação de comprovante vacinal, além do uso de máscara.

No local do evento, estarão sendo vendidos produtos confeccionados pelo coletivo Intransitivo, além de demais produtores e promotores da causa trans.

 

“Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”

Aprovado pelo Edital “Criação e Formação Diversidade das Culturas”, da Sedac em parceria com a Fundação Marcopolo, o filme documentário “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans” conta as histórias de vida de oito pessoas trans de diferentes pontos do Rio Grande do Sul.

No país que figura como líder no ranking dos que mais matam pessoas trans no mundo, pelo 13º ano consecutivo, mostrar narrativas que escapam dessa previsão é a tentativa do time formado por Gabz 404, Gustavo Deon, Lau Graef e Luka Machado; que percorreu o Estado com o propósito de criação de um material consistente, educativo, diverso e representativo. 

O documentário tem como base duas linhas narrativas; a primeira, e principal, composta pelas entrevistas em profundidade que têm como objetivo a busca por uma multiplicidade de vivências, abordando questões diretamente relacionadas a transição e também a outros atravessamentos identitários, tais como, classe, raça, idade, sexualidade.

A segunda é o backstage, ou por trás das câmeras; configurando uma estética de road movie, gênero cinematográfico que aborda um enredo que se constitui pelo deslocamento em busca de algo ou alguém, experiências vividas pela equipe de produção durante as gravações, conversas entre a equipe, discussões sobre os temas abordados e também vivenciando suas relações interpessoais durante as viagens para gravação das entrevistas. 

Durante a única semana em que ficou on-line o formulário de inscrições para a seleção, foram 304 respondentes e mais de 100.000 visualizações no Instagram.

A ideia do longa-metragem é que o material registrado traga histórias e percepções mais profundas, realistas e diversas por serem conduzidas por pessoas trans. “Se calar é contribuir com os dados de transfobia, não compartilhar nossas vitórias é contribuir com as taxas de suicídio entre os nossos”, enfatiza a equipe.

Para saber mais sobre a história das oito pessoas entrevistadas, é possível acompanhar a produção e distribuição do filme pelo perfil @instransitivo.doc no Instagram. Para mais informações ou formas de apoiar o projeto, entre em contato com a equipe através do email intransitivodoc@gmail.com.

 

PRODUTORES

Gustavo Deon

Gustavo Deon é transmasculino. Ator, diretor, professor e poeta. Formado em Teatro- Licenciatura (2019) pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). No seu currículo somam mais de 15 peças atuando como ator e 5 peças como diretor, além de diversos cursos na área da atuação e educação. Atualmente trabalha desenvolvendo projetos de impacto social, acessibilizando arte, cultura, educação e acolhimento. Seus últimos projetos, devido a pandemia, têm sido voltados para o audiovisual, onde trabalha com direção de arte, criação de roteiro e produção. Em 2021 foi idealizador e co-diretor do filme “INTRANSITIVO: Um documentário sobre narrativas trans” que estreou em setembro, o filme busca dar visibilidade e protagonismo às pessoas trans.

 

Luka Machado 

Travesti. Multi-artista: Atriz, artista visual e gráfica, empreendedora, produtora, poetisa e pesquisadora de linguagens e visualidades decoloniais. É ativista, criadora de conteúdo na internet e trabalha no desenvolvimento de projetos com foco no acolhimento e na visibilidade LGBTQIA+. Ao todo, produziu e desenvolveu mais de 15 projetos aprovados em editais pelo Rio Grande do Sul durante a pandemia, suas mídias são portas de divulgação deles e sempre um convite a quem busca esse acesso com pessoas LGBTQIA+. Recentemente se tornou colaboradora no projeto Ser Trans, como social mídia. No filme “INTRANSITIVO: um documentário sobre narrativas trans”, ela é uma das idealizadoras e produtoras, além de co-diretora, co-roteirista, diretora de arte das mídias sociais, social mídia, assessora de imprensa e responsável pelo planejamento de ações, decupagem, pesquisa e captação de recursos.

 

Gabz 404

Gabz 404 é trans não-binário, ativista e multi-artista e tem como principal campo de atuação a construção imagética a partir da fotografia e video, com foco nas áreas artística e documental. Na fotografia atua com maior presença desde 2019, quando decidiu se dedicar à fotografia digital e posteriormente analógica. Em 2020 criou o projeto autoral Ser Trans, que celebra e enaltece a beleza de pessoas trans, travestis e não-binárias através de ensaios fotográficos e entrevistas. No mesmo ano recebeu uma premiação na convocatória #ninjafoto do Mídia Ninja. Em 2021 foi indicado como um dos Novos Nomes da Fotografia Brasileira, pelo Itaú Cultural, convidado a participar do 150 Fotos por São Paulo, a expor no Festival Foto de Paranapiacaba 2021 e no MAAPA (Museu de Arte Aberta de Porto Alegre). No audiovisual, atua como videomaker e diretor de fotografia, sendo o seu trabalho mais recente o longa “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”, onde foi co-diretor, co-roteirista, diretor de fotografia e montador. Faz parte do DAFB e do ARTE+.

 

Lau Graef

Lau Graef é estudante de artes visuais na Uergs Montenegro. Bolsista da Fapergs com pesquisa intitulada de “Cuidado com a visão de rapina das gazela – Inventário da produção artística de pessoas trans negras na arte contemporânea brasileira”. É integrante do grupo de pesquisa “O infraordinário como método de pesquisa em educação e arte”. Integrante do Guapes: coletivo autônomo de estudos de autocuidado para pessoas trans ativistas. De 2017 a 2019 foi administrador do Espaço Cultural Casa da Esquina. Em 2019 idealizou e co-realizou o projeto “Transformação: encontros artísticos sobre visibilidade trans.” Em 2021 foi co-diretor, co-roteirista e co-produtor do longa “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans”. Atualmente é responsável pelas transcrições do projeto Ser Trans e trabalha como editor de vídeos na Tv Cultura em Montenegro, RS.

 

SERVIÇO

Sessão comentada do filme documentário “Intransitivo: um documentário sobre narrativas trans” 

Feira de produtores trans

Quando: 29.01.2022, às 17h

Onde: Sala Eduardo Hirtz – Cinemateca Paulo Amorim – Casa de Cultura Mario Quintana

Entrada gratuita

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Sulgás

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização