“Corpo Pulsante”, oficina de fotoperformance pelo Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac, realiza nos dias 24.03 e 25.03.2023 a Oficina de Fotoperformance “Corpo Pulsante” como parte do Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”, atualmente em exibição no Museu. 

A atividade será ministrada por Eslly Ramão e Gabriela Mattia, que fazem parte do Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS

Partindo das fotoperformances de Telmo Lanes (1955), a oficina terá dois dias, ambos com início às 14h e duração de 90 minutos:

> Um momento teórico, na sexta-feira (24.03), com recepção no Foyer do MARGS. O objetivo é abordar a fotoperformance trabalhando suas definições e o histórico de suas práticas. Esse momento teórico contará com uma visita mediada à exposição “PULSE”, em que se abordará as fotoperformances de Lanes ali exibidas; e com um espaço de discussão e apresentação de conceitos e exemplos em que, partindo-se sobretudo das imagens vistas na exposição, serão tratadas as diferenças entre as linguagens da fotoperformance, da performance, da body art e do happening e se abordará o lugar do corpo nesse tipo de linguagem artística.

> Um momento prático, no sábado (25.03), com recepção no Auditório do MARGS. O objetivo é proporcionar uma experiência prática, em que se buscará — com base e inspiração no que foi discutido e visto no dia anterior — propor aos participantes que explorem os espaços do museu e da exposição para realizarem e registrarem a criação de um trabalho pessoal, corporal e performático. Para a atividade prática, haverá conversa e orientação sobre as ideias de fotoperformance escolhidas pelos participantes, bem como auxílio na confecção e registro dessas propostas. Serão disponibilizadas máquinas fotográficas. 

A atividade é gratuita, com vagas limitadas. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia. O formulário pode ser acessado no link: https://forms.gle/p9gmmuM2GxZjhe1Y6.

 

 A exposição “PULSE”

A exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022” faz um resgate da produção dos artistas, contemplando a produção que realizaram conjuntamente nos anos 1980 e um panorama das produções individuais de ambos. Constituída por pinturas, xerografias, fotografias, instalações e registros de performance, esta expressiva produção, que permaneceu praticamente inédita, tendo sido rara ou brevemente exibida, é “redescoberta” nesta oportunidade. 

A curadoria é de Ana Albani de Carvalho, curadora convidada, Francisco Dalcol, diretor-curador do MARGS, e Cristina Barros, curadora-assistente do MARGS, com produção de José Eckert, Núcleo de Curadoria do MARGS.

Ocupando o Foyer e três salas do 2º andar do MARGS (Galeria João Fahrion e salas Pedro Weingärtner e Angelo Guido), a exposição foi inaugurada em 17.12.2022 e segue em exibição até 14.05.2023. A visitação é gratuita, de terça a domingo, das 10h às 19h (último acesso às 18h). Visitas mediadas para grupos podem ser agendadas pelo email educativo@margs.rs.gov.br.

Leia mais sobre a exposição: https://www.margs.rs.gov.br/midia/pulse-rogerio-nazari-e-telmo-lanes-trajetorias-1976-2022/

 

Os ministrantes

Eslly Ramão é estudante de Teatro pela UFRGS, integrante da Rede Espiralar Encruza. Participou do elenco das peças “Carne Viva” e “SobreVivo — Antes que o baile acabe”. Em 2021, trabalhou no projeto VERAFRO, protagonizado pelos coletivos Pretagô e Espiralar Encruza, atuando como ator, performer e mediador de conversas. Também em 2021 participou do projeto TocArte como ator e performer. É campeão e finalista em rodas de SLAM (campeonato de poesia falada) na cidade de Porto Alegre. Foi mediador e arte-educador na Fundação Iberê Camargo (2021 – 2022). Foi mediador na 13° Bienal do Mercosul. Atualmente, integra o Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS.

Gabriela Mattia é formada em Turismo e estudante de Museologia (UFRGS). Pesquisa e atua com educação museal, comunicação em museus e acessibilidade ao conhecimento científico. É estagiária no Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS e extensionista no Laboratório de Design e Seleção de Materiais (UFRGS). Já trabalhou no Museu de Porto Alegre, no MAC-RS e como supervisora na 13ª Bienal do Mercosul.

 

SERVIÇO

Oficina de Fotoperformance “Corpo Pulsante”

Programa Público da exposição “PULSE: Rogério Nazari e Telmo Lanes — Trajetórias 1976 – 2022”

Quando: 24.03.2023, às 14h, e 25.03.2025, às 14h

Onde: recepção no Foyer (24.03.2023), recepção no Auditório do MARGS (25.03.2025)

Praça da Alfândega, s/n°, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150 

Inscrições pelo formulário:  https://forms.gle/p9gmmuM2GxZjhe1Y6

 

 

MARGS | MUSEU DE ARTE DO RIO GRANDE DO SUL 

Instituição museológica pública, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura do RS, voltada à história da arte e à memória artística, assim como às manifestações, linguagens, investigações, pesquisas e produções em artes visuais.

O MARGS realiza seus projetos por meio do Plano Anual via Lei de Incentivo à Cultura Federal, gerido pela Associação de Amigos do Museu (AAMARGS). O Plano Anual 2021 (Pronac: 203582) conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores.

Patrocínio:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

CMPC Celulose Riograndense Ltda

Vero Banrisul

Gerdau

Apoio:

Café do MARGS

Banca do Livro

Bistrô do MARGS

Arteplantas

Tintas Killing

iSend

Realização:

AAMARGS – Associação dos Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

MARGS – Museu de Arte do Rio Grande do Sul 

SEDAC – Secretaria de Estado da Cultura do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul

Secretaria Especial da Cultura / Ministério do Turismo / Governo Federal

MARGS

Praça da Alfândega, s/n°

Centro Histórico, Porto Alegre, RS, 90010-150

Visitação de terça a domingo, 10h às 19h, entrada gratuita

Telefone: (51) 3227-2311

Site: www.margs.rs.gov.br

Facebook: https://www.facebook.com/museumargs

Instagram: www.instagram.com/museumargs

Apoio e Realização