Programa Público

AGENDA MAIO 2024

O Museu de Arte do Rio Grande do Sul — MARGS, instituição da Secretaria de Estado da Cultura do RS — Sedac e com patrocínio do Banrisul, anuncia programação especial para o mês de maio de 2024

Desenvolvidas pelo Núcleo Educativo e de Programa Público do Museu, as atividades são gratuitas e pensadas para atender aos mais diversos públicos, envolvendo ação de acessibilidade, oficinas de experimentação artística e sessão de curta-metragem.

Integram as programações das exposições “Acervo em movimento” e “MARGS 70 – Percursos de um acervo, além de contemplar os programas públicos de longa duração em andamento “Mediação em Libras”, “Oficinas de criação”, “Crianças no MARGS” e “Conversas com artistas”

Além disso, haverá mais uma edição do já tradicional evento “Conversas no Museu”, realizado mensalmente pela Associação dos Amigos do MARGS – AAMARGS.

Destaca-se a sessão de exibição do curta-metragem “Hélio Fervenza, conjunto vazio” (dir. Hopi Chapman, 2023, 11’45”), seguida de debate com o artista Hélio Fervenza e o diretor Hopi Chapman. O filme aborda a produção de Hélio Fervenza, no contexto da exposição “Hélio Fervenza – Conjunto vazio”, apresentada no MARGS de agosto a novembro de 2023. 

 

Confira abaixo a programação, detalhes e mais informações. Em caso de dúvidas, entre em contato: educativo@margs.rs.gov.br / programapublico.margs@gmail.com

 

 

Atividade Data, horário, local Programa público, parcerias Indicação de público Inscrições
 

Mediação em Libras

por Vânia da Rosa

 

03.05.2024

(sexta-feira)

14h

Pinacotecas do MARGS

Programa público “Mediação em Libras” e da exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo” Público surdo ou com audição reduzida Atividade gratuita. Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)
 

Oficina de retrato-ficção

por Paula Trusz

 

11.05.2024

(sábado)

10h30

Sala de reuniões do MARGS

Programa público “Oficinas de criação” e da exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo”

Programa de Extensão Histórias e Práticas Artísticas – PEHPA (IA/UFRGS)

Livre Atividade gratuita. Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)
 

Oficina “Arte de vestir”

por Núcleo Educativo e de Programa Público do MARGS

 

11.05.2024

(sábado)

15h

Sala de reuniões do MARGS e Pinacotecas

Programa público “Crianças no MARGS” e da exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo” Crianças, acompanhadas de seus responsáveis Atividade gratuita. Vagas limitadas. Inscrições através de formulário (clique aqui)
 

Mulheres artistas do Renascimento e Barroco: do silêncio à história

por Cristine Tedesco 

Mediação de Eunice Pigozzo

 

14.05.2024

(terça-feira)

14h30

Auditório do MARGS

“Conversas no Museu” Livre Atividade gratuita. Sem necessidade de inscrições prévias (são 60 lugares, por ordem de chegada)
 

Sessão comentada do curta-metragem “Hélio Fervenza, conjunto vazio”  

com Hélio Fervenza, Hopi Chapman e Francisco Dalcol

 

25.05.2024

(sábado)

10h30

Auditório do MARGS

Programa público “Conversas com artistas” Livre Atividade gratuita. Sem necessidade de inscrições prévias (são 60 lugares, por ordem de chegada)

 

 

Mediação em Libras

No dia 03.05, às 14h, será realizada mais uma edição de Mediação em Libras. A atividade ocorrerá na exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, nas Pinacotecas do MARGS. Há necessidade de inscrições prévias via formulário (clique aqui)

O projeto Mediação em Libras iniciou em 2023, integrando o Programa público da exposição “Acervo em movimento”, que é um programa expositivo concebido em 2019 com o objetivo de trazer a público o acervo do Museu, por meio de uma exposição de longa duração que se vale da estratégia de rotatividade das obras expostas. Além das exposições, as visitas mediadas em Libras também abordam a história do MARGS e o prédio histórico onde o Museu funciona.

As próximas visitas mediadas em libras acontecerão nos dias 07 de junho e 05 de julho. Em agosto, haverá duas edições, uma no dia 02 de agosto e outra durante a Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. A partir de junho deste ano, as mediações em Libras acontecerão na ampla exposição comemorativa  “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, concebida para a ocasião do aniversário do Museu.  A mostra abrangerá todas as salas expositivas do MARGS e apresentará uma amostragem panorâmica, reunindo obras marcantes e emblemáticas, justapostas a obras menos conhecidas e pouco ou há muito tempo não exibidas.    

Vânia da Rosa

Vânia Rosa da Silva é pedagoga, Intérprete de Língua de Sinais – Libras, Certificada em Pró-Libras – MEC. Atua como intérprete em eventos, seminários, congressos, audiências judiciais, em atendimento às empresas e ministra cursos em Libras; Especialista na Educação e apoio das Pessoas Surdas e Múltiplas Deficiências, Especialista em Educação Inclusiva e Especialista em Educação Especial, com experiência em diferentes empresas nacionais e multinacionais.

 

Oficina de retrato-ficção

No dia 11.05.2024, sábado, às 10h30, Paula Trusz ministrará uma Oficina de retrato-ficção. A atividade gratuita terá lugar na sala de reuniões do MARGS. Há necessidade de inscrição prévia, via formulário (clique aqui).

A atividade tomará como referência a série fotográfica “Autorretrato com armário”, de David Ceccon, atualmente em exibição na exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo”, na qual o artista altera selfies através de aplicativos de edição de imagem. Na oficina, selfies servirão como base para a construção de representações a partir de fragmentos, colagens e intervenções. Os participantes serão convidados a realizarem autorretratos ficcionais, refletindo sobre as representações de si mesmos.

O Programa público “Oficinas de criação” desenvolve mensalmente oficinas e ações educativas de caráter prático, com o objetivo de proporcionar experimentações ou introduções a práticas e técnicas artísticas em diálogo com obras do Acervo Artístico do MARGS ou em exibição. 

Paula Trusz

Mestre em História, Teoria e Crítica de Arte junto ao PPGAV-IA/UFRGS e graduanda em Museologia (UFRGS). Possui licenciatura (2022) e bacharelado (2011) em Artes Visuais pelo Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa atualmente a autorrepresentação de artistas mulheres em ambientes virtuais. É professora de educação básica desde 2016 e editora de arte da Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte.

 

Oficina “Arte de vestir”

No dia 11.05, sábado, às 15h, ocorre mais uma edição do programa público “Crianças no MARGS”, realizado mensalmente e destinado a crianças acompanhadas de seus responsáveis. A atividade acontecerá nas Pinacotecas e na sala de reuniões do MARGS. Há necessidade de inscrição prévia através de formulário (clique aqui).

A atividade tomará como base “Arte vestível da performance ARTE AE” (1983), de Didonet Thomaz, atualmente em exibição na exposição “MARGS 70 – Percursos de um acervo”. O conjunto exibido contém registros da performance e objetos utilizados, incluindo o que a artista chama de “Arte vestível”. A partir de uma reflexão sobre a relação entre arte e vestimenta, as crianças serão convidadas a realizar experimentos com tecidos, cores e texturas, criando vestimentas ou composições têxteis.  Ao final da atividade, haverá um desfile.

 

Mulheres artistas do Renascimento e Barroco:
do silêncio à história

No dia 14.05.2024, terça-feira, às 14h30, no Auditório do MARGS, acontecerá o encontro “Mulheres artistas do Renascimento e Barroco: do silêncio à história”. A palestra será de Cristine Tedesco e a mediação ficará a cargo de Eunice Pigozzo, mediadora literária e produtora cultural. A atividade é gratuita e não necessita de inscrição prévia. São 60 lugares, por ordem de chegada.

Cristine Tedesco abordará, na palestra, o protagonismo feminino na História da arte e das Academias literárias dos períodos do Renascimento e do Barroco, abordando as distintas formas de violência, no contexto artístico, contra as mulheres, tanto no passado quanto na realidade. Além disso, serão discutidos os métodos de análise de fontes epistolares, judiciais, visuais e inventários de obras.  

Cristine Tedesco

Doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com período de bolsa sanduíche na Università Ca’ Foscari de Veneza (2016–2017). Mestra em História pela Universidade Federal de Pelotas (2011–2013). Licenciada em História pela Universidade de Caxias do Sul (2006–2011). Desenvolve estudos sobre o protagonismo feminino nas artes no período entre os séculos XVI e XVII, na península italiana. Investiga e analisa, em especial, a vida e a obra da pintora Artemisia Gentileschi (1593-1654). Trabalha com fontes judiciais, correspondências e imagens, em sua maioria representações pictóricas produzidas entre o Renascimento e o Barroco. Realiza cursos, oficinas e pesquisas em universidades, museus e outras instituições de memória. Desenvolve projetos culturais e curadorias de arte. Atua como professora de História da Arte.   

 

Sessão comentada do curta
“Hélio Fervenza, conjunto vazio” 

No dia 25.05, sábado, às 10h30, será realizada a exibição do curta-metragem “Hélio Fervenza, conjunto vazio”, seguida de conversa com o artista Hélio Fervenza e o diretor Hopi Chapman.  Com mediação do diretor-curador do MARGS, Francisco Dalcol, a atividade acontecerá no Auditório do MARGS. Não há necessidade de inscrições prévias. São 60 lugares, por ordem de chegada.

O curta “Hélio Fervenza, conjunto vazio” (dir. Hopi Chapman, 2023, 11’45”) aborda a produção de Hélio Fervenza, a partir de uma série de depoimentos, dentre os quais estão, além do próprio artistas, Maria Ivone dos Santos, André Severo e os curadores Francisco Dalcol e Cristina Barros, responsáveis pela exposição “Hélio Fervenza – Conjunto vazio”, apresentada no MARGS de agosto a novembro de 2023. 

FICHA TÉCNICA

“Hélio Fervenza, conjunto vazio” (2023, 11’45”, Full HD)    

Direção, Roteiro e Montagem: Hopi Chapman

Direção de Fotografia e Drone: Eduardo Horlle

Som: Renato Almeida

Trilha Sonora: Vito O. Az.

Produção: Flow Filmes

A Flow Filmes produz, desde 2007, programas de TV e documentários sobre cultura, arte e direitos humanos exibidos em Festivais de Cinema como Gramado, Mostra de Campinas, Cine Vitória, Mostra de Cinema SESC e em canais de TV como Canal Futuro, Prime Box Brazil, Arte 1, Canal Curta, TV Justiça and Sesc TV, TV Cultura e TV Brasil. Produziu curta-metragens sobre artistas como Júlio Plaza, Vera Chaves Barcellos, o grupo Nervo Óptico, Karin Lambrecht, Regina Silveira, Gisela Waetge, Cava, Ottjőrg A.C, Lia Menna Barreto, Hélio Fervenza, Nelson Wilbert Jr., Lenir de Miranda, entre outros. Em 2024 está realizando Nhemongarai um curta sobre um ritual Guarani com financiamento do edital Lei Paulo Gustavo de Porto Alegre e o Governo Federal.

Apoio e Realização